José Pedro Martins

Jornalista e escritor, é autor de livros sobre meio ambiente, cidadania, história e cultura.


15/06/19 Meio Ambiente e Agenda 2030

Neste mês de junho, em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), é oportuno destacar a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que configuram a nova agenda planetária entre 2016 e 2030. São 17 ODS, que substituíram os oito Objetivos de Desenvolvimento…


22/05/19 Ciência no coração de Campinas

Tudo começou com Hercule Florence (1804-1877). Nascido em Nice, então pertencente à Itália, ele veio ao Brasil e, depois de participar da lendária e polêmica Expedição Langsdorff, acabou se radicando em Campinas. Aqui ele fez pesquisas pioneiras em fotografia, criou uma famosa escola com a esposa Caroline Florence, praticamente introduziu…


10/05/19 RMC a caminho dos 20 anos

Hora do balanço

No próximo dia 19 de junho a Região Metropolitana de Campinas (RMC) completará 19 anos. Tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de criação e estruturação da RMC e de escrever alguns livros sobre o tema tão relevante para 3,5 milhões de brasileiros, pelo menos. Está na hora de…


Assine nossa Newsletter

























Oi Betty, parabéns a vc e tbem a todos pela excelente edição de final de ano. Ótimo conteúdo, que faz toda toda diferença... 
Vera Buchner, Porao Boutique

No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel