26/07/18 Clima seco

Baixa umidade do ar prejudica a saúde dos pets

O tempo seco não afeta apenas a saúde dos humanos. A baixa umidade do ar, típica dessa época do ano, prejudica também a saúde dos pets.
Nesse período, a predisposição para as doenças alérgicas e respiratórias aumenta. De acordo com a médica veterinária Caroline Mouco Moretti, a baixa umidade relativa do ar favorece a propagação de vírus e bactérias - que sobrevivem por mais tempo em ambiente seco - e acaba desenvolvendo infecções de intensidade variada nos animais. “Os dias secos e frios podem debilitar a saúde dos pets, já que o clima prejudica o revestimento das mucosas, aumentando os riscos de sintomas típicos de doenças respiratórias, como a respiração rápida, superficial e ofegante, desânimo, falta de apetite, tosse seca e corrimento nasal”, explica.
Animais que ficam mais ofegantes acabam dificultando a passagem dor ar, por isso é muito importante que os tutores proporcionem condições para que eles não adoeçam como manter os seus animais hidratados, deixando água fresca e limpa disponível o tempo todo, e diminuir a secura do ambiente.
“Para melhorar o clima dentro de casa, os responsáveis dos pets podem espalhar pelos ambientes bacias e recipientes com água, além de usar sem excesso e com cautela o umidificador. Toalhas molhadas também são ótimas para melhorar a secura e beneficiar o local”, ensina Caroline.
Manter o calendário de vacinação do animal em dia também é fundamental, já que as vacinas auxiliam a reforçar o sistema imunológico dos pets e previnem diversas doenças.
 


Assine nossa Newsletter
























A revista está linda, como sempre.
Adelina Alcântara Machado

Parabéns à Revista Absoluta que está completando 18 áureos anos! Que venham muitos outros anos, e certamente virão! Com esta equipe que trabalha com excelência e paixão o resultado será sempre o sucesso!
A Absoluta sempre esteve ao meu lado nos momentos marcantes da minha vida e da minha carreira. Esteve comigo nos lançamentos dos meus quatro livros, fazendo uma brilhante cobertura. Mas o que mais me marcou ao longo destes anos, foi a homenagem que a Revista fez quando o meu pai, o jornalista esportivo Luciano do Valle, faleceu em abril deste ano. Senti-me acolhida e confortada com as belas palavras escritas e com a reverência ao meu grande pai! Valleu, Absoluta! 
Fernanda do Valle, escritora