19/11/19 Calor de verão

Principais cuidados que você deve ter com o pet

Cães e gatos sofrem com o calor excessivo no verão e os cuidados com eles devem ser ainda maiores. Questões como a alimentação, os passeios, os banhos e os parasitas, por exemplo, merecem atenção dobrada dos tutores nos dias quentes. Segundo o veterinário Ricardo Cabral, os que mais sofrem são os cães de focinho curto, os pets com pelagem longa e os que estão acima do peso. “Independentemente da raça, é muito importante prestar atenção aos sinais que o pet apresenta indicando que está sofrendo com o calor, como respiração ofegante, boca aberta, fraqueza ou qualquer comportamento atípico. Caso o tutor identifique qualquer um desses sintomas, deve procurar pelo médico veterinário”, explica.

Confira as dicas do veterinário para garantir o bem-estar dos pets durante o verão:

Cuidado com a hora do passeio
“Quem tem animal em casa já deve estar farto de ouvir essa dica, mas é sempre bom relembrar que passear com o pet nos horários mais quentes do dia pode gerar lesões nas patas e na pele do animal”, avisa. “Prefira passear nos horários que o sol está menos quente, como antes das 10h e depois das 16h”. Também é aconselhável trocar o asfalto pela grama, por exemplo, já que o asfalto retém mais calor, podendo chegar a temperaturas elevadas machucando as patas.”

Água à vontade
Espalhar potes com água fresca e limpa pela casa ajuda o pet a ingerir mais o líquido e se manter hidratado. “Uma dica é colocar cubos de gelo no pote de água, mantendo o frescor do líquido por mais tempo”, ensina o veterinário.

Banho e tosa com frequência
Nos períodos mais frios, o aconselhável é diminuir a frequência dos banhos no pet, mas no calor ocorre o oposto. “No verão, tanto os cachorros quanto os gatos devem tomar banho pelo menos 1 vez por semana”. Durante o banho, é essencial a utilização de produtos específicos para pets como os shampoos e condicionadores terapêuticos para manter a pele do animal saudável e hidratada. A secagem também deve ser completa, já que a umidade dos pelos pode contribuir com o aparecimento de parasitas. “Se o banho for em casa, utilize um secador para que o pelo do animal fique completamente seco, mas cuidado para manter o aparelho longe da pele do animal durante o uso, pois o ar quente pode provocar queimaduras”. Além disso, a tosa para cães de pelo longo contribui para a diminuição do calor.

Atenção aos parasitas
O calor contribui para a reprodução e o aparecimento dos parasitas internos e externos, por isso é primordial que os vermífugos e anti-pulgas estejam em dia. “A atenção especial dessa época do ano vai para o verme do coração, que é transmitido aos cães por um mosquito vetor e que se reproduz mais na presença de calor e umidade, clima típico do verão”, explica Cabral. “É preciso atentar-se também ao aparecimento de pulgas e carrapatos, que são predominantes nos dias mais quentes”. Caso o animal apresente vômitos, coceira, apatia ou diarreia, o veterinário deverá ser consultado.

Lugar quente e abafado, nem pensar
Manter o animal de estimação em lugar quente e abafado pode gerar uma patologia relacionada ao excesso de calor causando até o óbito do pet. Atente-se em deixá-lo em ambientes aerados, de preferência com pisos frios ou grama.

Passeios pet-friendly
“Uma dica é levar seu pet para passeios que aceitem animais, como hotéis, parques, shoppings e praias pet-friendly”. Por ser um passeio diferente, o animal irá se divertir bastante. “Lembrando sempre que o tutor deve proporcionar água e alimentação fresca para garantir o conforto do animal”.
 


Assine nossa Newsletter



























No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel 

Temos muito a comemorar este mês, a Revista Absoluta completa a maioridade, seus 18 anos. Chega nesta idade com um know how grandioso em comunicação, uma trajetória brilhante, uma revista visualmente atrativa e de muito bom gosto.
Foram 18 anos muito bem vividos e, em cada edição, conseguimos ver o crescimento desse canal de informações que nos traz variedades de assuntos, sempre muito bem selecionados e escritos por pessoas capazes de produzir literatura de qualidade e que transformam palavras em emoções, além de informações para todos os gostos, sobre eventos e celebridades de nossa cidade.
Fico muito satisfeito em ter acompanhado de perto este crescimento e gostaria também de parabenizar a presidente da revista Sra. Betty Abrahão, pelo desempenho sempre à frente da revista, pelo bom gosto e dinamismo. Só posso desejar que Deus abençoe a todos os que contribuem direta e indiretamente pelo sucesso dessa revista, e parabenizá-los pelo desempenho especial de cada um.
Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, pároco da Igreja Santa Rita de Cássia,