22/11/17 Não mexa!

Entenda porque não é recomendado espremer as espinhas

As famosas espinhas são temidas principalmente pelos jovens, já que a acne se manifesta mais comumente na puberdade. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a complicação não é exclusiva dessa faixa etária, podendo atingir até mesmo adultos com mais de 40 anos. Quando elas surgem, o desespero é tão grande que a maioria das pessoas acaba caindo no erro de espremê-las. Porém, as tentativas de remoção sem o auxílio de um especialista podem agravar o aspecto da lesão e aumentar o risco de cicatrizes.
O alerta é da dermatologista Andréa Rosato, que ressalta algumas recomendações gerais em relação aos cuidados da pele com acne:

Evite manipular as lesões
As espinhas constituem uma dermatose com várias causas, sendo uma delas a inflamação. “Não devemos mexer em lesões inflamadas por conta própria. Além de piorar o quadro, o local poderá ficar mais sensível e haver o aparecimento de manchas”, explica Andréa.  “Assim, é fundamental procurar orientação médica logo no início”, completa.

Confie em profissionais treinados
Existem pessoas, geralmente esteticistas, capacitadas para realizar a remoção dos comedões de maneira correta. “A limpeza de pele, quando realizada por um profissional treinado e de confiança, tem papel importante para ajudar no controle da acne, além de auxiliar no tratamento dermatológico proposto em casos específicos”, orienta a dermatologista.

Prevenção é o melhor caminho
As cicatrizes decorrentes das espinhas possuem tratamento, porém, em alguns casos, pode ser necessário um cuidado longo, com custo elevado e com resultados limitados. “O ideal é prevenir buscando um tratamento precoce e correto, além de evitar a manipulação das inflamações de modo inadequado”, conclui Andréa.


Assine nossa Newsletter





















Para conhecer a revista ‘Absoluta’, é preciso conhecer a Betty Abrahão. Conhecer Betty Abrahão, é conhecer Campinas nas suas artes, cultura, eventos, rodas sociais, história da cidade e daqueles que escreveram e escrevem essa história.
Betty Abrahão está sempre presente. Faz acontecer! Ela programa, propaga e promove a integração daqueles que daqui são e dos que de fora vieram. O DNA de Betty Abrahão vem marcado com o de seu tio Jamil Abrahão, mas como dizia um dos meus brilhantes professores da PUC em minha Faculdade de Direito: ‘a gente reconhece que o professor é bom, quando o aluno supera o mestre’. Certamente Jamil Abrahão sente-se feliz ao ver onde ela e a revista ‘Absoluta’ chegaram.
Além de se somar a isso, seu jeito faceiro, seu sorriso presente, a elegância irretocável e autenticidade que levam sua marca, por onde passa. Ah! E a revista?
Muito bonita, bem formatada, artigos interessantes, além de todas as entrevistas que desvendam, com curiosidades, um pouquinho da história daqueles que têm o privilégio de estar em suas páginas. Leitura leve, para qualquer ocasião. Não precisa ser ‘usada com moderação’.
Parabéns ‘Absoluta’, parabéns Betty Abrahão, parabéns Campinas e parabéns, com absoluta convicção, de que a ‘Absoluta’ é um presente. Com carinho.
Célia Leão, deputada estadual

A revista ABSOLUTA 100 é especial em muitos sentidos. Demonstra a capacidade de seus dirigentes e editores de vencer em campo extremamente competitivo: a informação da sociedade, de negócios, da vida social e da participação ativa da família campineira no contínuo e crescente desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A inovação que o Uva Bar trouxe para Campinas, com oferta de aperitivos e pratos sofisticados sempre acompanhados de vinhos, encontrou na Absoluta identidade perfeita, pela sofisticação, requinte e bom gosto de seus clientes. Por sua centésima edição, parabéns! Um brinde cheio de borbulhas, espumas e prazer. Tim - Tim!
José Lúcio Natali

 

Mensagem