22/10/18 Elastose Solar

Exposição à UV provoca degradação das fibras de colágeno

A substância do colágeno, responsável pela firmeza da pele, sofre uma diminuição de produção após os 25 anos de idade, redução estimada em até 1% ao ano. Além da perda natural, outros fatores contribuem para acelerar esse processo, entre eles o tabagismo, stress, consumo de álcool, excesso de açúcar, poluição, baixos níveis de hormonais e, principalmente, a exposição ao sol.
A radiação UV, emitida pela luz, provoca a produção de radicais livres, que leva ao stress oxidativo e alterações irreversíveis na conformação celular. Neste processo, as fibras de colágeno são quebradas, gerando a flacidez da pele. Segundo a dermatologista Claudia Peres, em casos extremos, ela pode apresentar uma lesão conhecida como Elastose Solar, onde “as fibras de colágeno e elastina apresentam uma degradação profunda, a pele perde sustentação e elasticidade, virando uma placa coriácea, dura e cheia de rugas”, explica.
Em busca de tratamentos para reverter esta perda, muitos aderem ao consumo de colágeno hidrolisado, produto que não garante a eficácia. Em contrapartida, diversos tratamentos estéticos apresentam excelentes resultados e são indicados para estimular a produção da substância pelo organismo, entre eles o peeling de ácido retinóico, ultrassom micro e macrofocado, laser e radiofrequência. Também existem os preenchedores à base de ácido hialurônico e os bioestimuladores à base de hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático.
Entretanto a melhor saída é a prevenção, “neste caso fotoprotetores solares são os maiores aliados de quem deseja uma pele saudável e firme” ressalta a dermatologista. O ideal é combinar protetor solar com chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV. Existem também algumas substâncias que podem ser ingeridas para potencializar o efeito desses filtros solares. 


Assine nossa Newsletter



























Gostei muito desta nova edição da Revista. Parabéns e obrigado
Alex Nucci

Parabéns Betty, mais uma vez showwww !!! Cada edição melhor (se é que é possível). Obrigado pelo carinho e deferência !
Carlos Pupo

Mensagem