22/03/18 Decifrando o rótulo

Saiba interpretar as informações do seu creme

Resveratrol, Vitamina C, retinol, ácido hialurônico: tudo isso está presente nos rótulos dos principais dermocosméticos rejuvenescedores. Mas você sabe exatamente o que eles fazem e por que são importantes? Para o farmacêutico e pesquisador em cosmetologia Lucas Portilho, interpretar o rótulo, mesmo que de maneira superficial, já ajuda a escolher o creme ideal para sua pele - e fugir dos apelos milagrosos de marketing. “Recomendo que todas as pessoas devam conhecer, no mínimo, os principais ingredientes que devem fazer parte da composição dos produtos rejuvenescedores mais modernos e poderosos. Não necessariamente todos eles precisam estar numa mesma composição, mas eles podem”, explica Lucas.

ÁCIDO HIALURÔNICO - O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele. É também conhecido cientificamente como glicosaminoglicana e sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada. Dependendo do tamanho da molécula, consegue penetrar melhor na derme, promover preenchimento e estimular a produção natural do ácido hialurônico.

RETINOL - Potente antirrugas, o retinol é a mais nobre fonte de vitamina A, essencial para a diferenciação e renovação das células da pele. Dentro da pele, o retinol é capaz de se transformar em ácido retinóico que estimula fortemente todo o metabolismo cutâneo, inclusive com produção de colágeno e renovação celular.

VITAMINA C - O alto poder antioxidante faz da Vitamina C um poderoso agente contra os radicais livres que envelhecem a pele. Além disso, ela é cofator para biossíntese de colágeno e ainda combate as manchas em concentrações acima de 5%.

VITAMINA E - Age em conjunto com a vitamina C, garantindo a proteção das estruturas da pele através da neutralização dos radicais livres. Também é fundamental para a proteção dos demais ingredientes da formulação, uma vez que previne a oxidação e o escurecimento da formulação.

ALFA HIDROXIÁCIDOS - São responsáveis por diminuir a adesão entre as células superficiais, promovendo um efeito esfoliante químico com consequente estímulo à renovação celular. Os mais comuns são os ácidos: glicólico, málico, mandélico e láctico. Tem efeito antirrugas e deixam a pele com maior luminosidade.

RESVERATROL - Chamado de molécula da longevidade, o poderoso ingrediente inibe a ação dos radicais livres, suaviza as rugas e previne o envelhecimento cutâneo.

SILÍCIO ORGÂNICO - O silício é uma molécula fundamental para a produção de colágeno e sustentação da pele. Sem silício, a pele se desintegraria, pois ele protege, não apenas o colágeno, mas também a elastina contra a degradação relacionada com a idade.

PANTENOL - É a pró-vitamina B5. A substância é considerada a precursora do ácido pantotênico, uma vitamina fundamental na manutenção da saúde e vitalidade da pele. Tem alto perfil hidratante.

ÔMEGAS - Nos cremes, tem a importante proposta de nutrir as células, protegê-las contra o envelhecimento, o estresse, e fortalecer as defesas naturais da pele. Geralmente, as embalagens trazem: o ômega 3 (anti-inflamatório, dermoprotetor e vasodilatador); o ômega 6 (excelente ação cicatrizante); o ômega 7 (proteção e cicatrização da pele, além de deixá-la luminosa e com aspecto saudável); e, por último, o ômega 9 (resistência à oxidação e desidratação).

ÁGUAS TERMAIS
 - São obtidas de fontes naturais e ricas em sais minerais e oligoelementos que atuam na remineralização da pele normalizando o fluxo de água entre a superfície e as camadas mais profundas. Tudo isso somado a um notável efeito calmante e refrescante, especialmente agradável nos dias de verão.

FATORES DE CRESCIMENTO - São as moléculas poderosas, naturalmente encontradas na pele, e que atuam no processo de regeneração e reparação tecidual. Funcionam como verdadeiros operários cuja função é construir pele nova e combater a sua atrofia, comum nas pessoas com mais de 40 anos.  


Assine nossa Newsletter


























A história da Absoluta é cheia de desafios e desbravamentos incessantes! Venho acompanhando esta caminhada vitoriosa desde a sua fundação.
O sucesso alcançado, não foi chegando por acaso. Foi fruto de muita persistência, trabalho árduo, empreendedorismo, união de propósitos, metas bem definidas mas,sobretudo, tendo como base o calor do entusiasmo e um idealismo indestrutível. Uma revista sempre aberta e receptiva a novas ideias, reflexões e conhecimentos. Tenho arquivado no meu escritório, um exemplar de cada edição pois o conteúdo
dos artigos permanece sempre atual.
Tenho especial admiração pela equipe de trabalho e grupo de colaboradores que, apesar de muito enxuta, sempre conseguiu manter um nível de alta competência.
E, neste momento especial de aniversário, parabenizo com o coração, a Presidente e Fundadora Betty e sua companheira inseparável, Isabelle, diretora de redação.
Ambas formam uma liga de muito amor e competência!
Enfim, estamos todo em uníssono, celebrando uma história de grande envergadura que completa 18 anos com a satisfação do dever cumprido.
Maria Angélica Barreto Pyles

 

Para conhecer a revista ‘Absoluta’, é preciso conhecer a Betty Abrahão. Conhecer Betty Abrahão, é conhecer Campinas nas suas artes, cultura, eventos, rodas sociais, história da cidade e daqueles que escreveram e escrevem essa história.
Betty Abrahão está sempre presente. Faz acontecer! Ela programa, propaga e promove a integração daqueles que daqui são e dos que de fora vieram. O DNA de Betty Abrahão vem marcado com o de seu tio Jamil Abrahão, mas como dizia um dos meus brilhantes professores da PUC em minha Faculdade de Direito: ‘a gente reconhece que o professor é bom, quando o aluno supera o mestre’. Certamente Jamil Abrahão sente-se feliz ao ver onde ela e a revista ‘Absoluta’ chegaram.
Além de se somar a isso, seu jeito faceiro, seu sorriso presente, a elegância irretocável e autenticidade que levam sua marca, por onde passa. Ah! E a revista?
Muito bonita, bem formatada, artigos interessantes, além de todas as entrevistas que desvendam, com curiosidades, um pouquinho da história daqueles que têm o privilégio de estar em suas páginas. Leitura leve, para qualquer ocasião. Não precisa ser ‘usada com moderação’.
Parabéns ‘Absoluta’, parabéns Betty Abrahão, parabéns Campinas e parabéns, com absoluta convicção, de que a ‘Absoluta’ é um presente. Com carinho.
Célia Leão, deputada estadual

Mensagem