28/10/18 Altas temperaturas

9 cuidados com os fios durante o verão

Não é só a pele que sofre com as altas temperaturas das estações mais quentes do ano. Os cabelos também são bastante danificados nessa época devido a fatores como a água do mar e da piscina, o sol e até mesmo lugares abafados. “O excesso de calor leva ao comprometimento da estrutura da fibra capilar, o que pode corromper a harmonia da estrutura, além de perda de água. E não adianta nem ligar o ar condicionado, pois o equipamento diminui a umidade do ar e deixa os fios ressecados, desidratando-os e favorecendo o frizz", explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

Para ajudar a evitar os danos sofridos pelos cabelos durante o verão, ela apontou alguns cuidados para preveni-los. Confira:

Evite prender demais os cabelos
Apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, principalmente para quem tem muito cabelo, prender os fios em excesso é prejudicial. Isso por que, a curto prazo, os prendedores podem quebrar os fios e enfraquecer o cabelo. “Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou grampos. Mas se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas”, diz a dermatologista.

Cuidado com a exposição excessiva ao sol
Segundo Valéria, além de prejudicar a pele, o sol também danifica os cabelos, pois, ao ficar muito tempo em exposição, os fios passam por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. “A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina através de radicais livres, causando desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho”, afirma. “Além disso, o sol pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem os cabelos muito finos, o que leva a alteração de sua boa qualidade, já que este sofre um processo inflamatório local, estimulando a formação de radicais livres e, consequentemente, a queda capilar.” Para proteger os fios, os óleos, como o óleo de argan, de maracujá, de cupuaçu, de endiroba e de damasco, são muito eficientes, pois formam um filme de emoliência e de resistência, protegendo como se fosse uma capa de lipídeos. Já para proteger o couro cabeludo, é obrigatória a aplicação dos filtros solares, principalmente em pessoas que têm poucos cabelos ou áreas rarefeitas. Estes podem ser em spray ou na forma de loções fluídas e devem ter FPS acima de 50, sendo reaplicados a cada uma hora e meia. O uso de boné ou chapéu também é indicado, devendo ter abas largas e FPS presente no próprio material de confecção.

Cuide dos cabelos após sair do mar ou da piscina

A dermatologista recomenda uma ducha com aplicação de brumas em spray ou água termal sempre que voltar do mar ou piscina. “Isso por que todas as vezes que o cabelo é exposto ao mar (por conta do sal e iodo), à areia ou ao cloro da piscina ocorre um dano à estrutura da cutícula. Com isso, a quantidade de proteínas presentes nessa haste sofre alteração e o cabelo pode mudar de coloração, ficar mais fino e sofrer fraturas”, alerta. A mudança de coloração é, inclusive, muito comum em pessoas que passaram por um processo químico e entraram em contato com o cloro da piscina.

Lave os cabelos na frequência certa para você

No verão é comum lavarmos os cabelos todos os dias para aliviar o calor, o que, ao contrário do que muitos pensam, não é errado. Segundo ela, não existe um número correto de vezes para se lavar o cabelo. Tudo vai depender da necessidade de cada um. “Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentemente para retirar o excesso de lipídios e impurezas. Dependendo de que tipos de produtos você usa em seus cabelos o número de lavagens também deve aumentar, pois produtos como géis, sprays e pomadas possuem substâncias que deixam uma grande quantidade de resíduos nos fios”, destaca. “Pessoas que praticam esportes e atividades ao ar livre ou que vivem em regiões praianas também devem lavar seus cabelos mais frequentemente para retirar e o excesso de oleosidade e impurezas que podem ficar acumuladas nos fios, além de proteger, hidratar e reparar os cabelos dos danos causados pelo sol e pela água do mar.” Além disso, independentemente da quantidade de vezes que você for lavar seu cabelo, é importante não usar a água muito quente, pois, a longo prazo, este hábito pode deixar os fios frágeis e secos. O ideal é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.

Evite passar shampoo na ponta dos fios
As pontas do cabelo já têm pouca oleosidade naturalmente e o sol e o calor as tornam ainda mais secas. E, como as fórmulas dos shampoos possuem componentes detergentes que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade, o contato do produto com esta parte do cabelo pode ressecá-la ao extremo, levando a quebra. Por isso, concentre a lavagem do couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas. Dessa forma, você retira as impurezas sem agredir o cabelo.

Evite passar o condicionador no couro cabeludo
O couro cabeludo já tende a ser mais oleoso e o calor estimula a produção de sebo nesta área. Logo, o ideal é aplicar o condicionador somente no comprimento e nas pontas, já que o produto pode obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos, como queda e caspa.

Hidrate o cabelo a cada quinze dias
Como citado acima, a exposição prolongada do cabelo ao sol e o contato dos fios com a água do mar e da piscina retira os nutrientes do cabelo, causando descoloração, perda de brilho, quebra e até queda. Por isso, é essencial fazer uso de uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. “A máscara é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho aos fios. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios”, recomenda a Valéria.

Enxágue bem os cabelos para retirar qualquer resíduo de produto

Principalmente durante o verão, é de extrema importância que você não deixe resíduos de produtos nos cabelos, pois, além de tornarem os fios opacos e sem movimentos e causarem alergias no couro cabelo, eles podem causar queimaduras em seus cabelos, já que alguns produtos têm seu efeito potencializado com a ação do calor da chapinha, do secador e do sol.

Seque bem os fios antes de dormir

Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois os fios molhados ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro. “Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar. O ideal é secar os cabelos com calma antes de dormir, comprimindo-o suavemente com as mãos e, em seguida, retirando a umidade com uma toalha de algodão. Caso esteja com pressa, aplique um protetor térmico e só então use o secador”, completa a médica. É importante também que você seque bem os cabelos antes de pentear, pois ao desembaraçar você pode arrancar muitos fios sensíveis quando a escova fica presa nos nós.


Assine nossa Newsletter



























Querida Betty, obrigada pela revista online, adorei ler as boas novidades de Campinas. Beijos de nós da Alemanha 
Lúcia Hinz, Atelier Hinz

Parabéns, Absoluta! Nesses anos todos, é difícil lembrar de um evento ou lançamento em que a Absoluta não esteve presente, sempre mostrando o melhor e mais representativo da sociedade atual, num mix de jornalismo, entretenimento e variedade, mas nunca deixando a emoção de lado.
A credibilidade nas opiniões e a rápida adequação às tendências nos mais variados setores, coloca a publicação num patamar único em toda a região.
O destino Estados Unidos, com seus inúmeros pontos turísticos, foi muitas vezes visitado pela Absoluta com seu olhar diferenciado, transformando cada roteiro num objeto de desejo para seus fiéis leitores.
Obrigada, Absoluta! Que sua incrível equipe continue nesse caminho de sucesso e luz!
Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos

 

Mensagem