22/01/19 Xô melasma!

Cuidados devem ser redobrados para quem possui o problema ou quer prevenir

No verão, é comum o aparecimento ou aumento de manchas escuras no rosto, conhecidas como melasmas. Essas manchas aparecem ou ficam mais fortes devido a maior incidência da radiação solar, principal fator para o agravamento da doença, sendo mais frequente em mulheres entre os 25 e 40 anos e apenas 10% dos casos acontecem em homens.
"O melasma nada mais é do que a concentração excessiva de melanina, pigmento que dá cor para a pele", explica a especialista em estética Mariane de Chiara. A alta exposição solar é o principal motivo, mas também pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos, fatores hormonais, predisposição genética e gravidez. "Mesmo em uma pessoa que já tratou a doença, uma pequena quantidade de luz solar pode fazer com que ele retorne. É por esse motivo que o verão é a época em que os casos aparecem com mais frequência", conta Mariane.
Com o objetivo de prevenir o aparecimento de melasma na pele, usar protetor solar diariamente e várias vezes ao dia é imprescindível. "É importante que o filtro solar seja aquele que proteja contra os raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB)", explica.
O melasma não tem cura e para que ocorra a amenização das manchas é necessário seguir um tratamento contínuo, sendo que cada caso deve ser avaliado por um especialista. Para tratar as manchas de maneira eficiente, além do uso diário do protetor solar, os tratamentos mais indicados são o peeling - que clareia a pele de maneira gradual, o uso do laser ou o microagulhamento. 
"O mais importante é que os tratamentos sejam realizados em clínicas com responsabilidade e profissionais reconhecidos nas técnicas pertinentes para cada paciente. Caso isso não ocorra, o procedimento errado pode manchar ainda mais a pele", finaliza Mariane.


Assine nossa Newsletter

























É realmente muito bom não somente acompanhar estes 18 anos de história da revista Absoluta, mas também poder fazer parte desta linda trajetória de uma revista que retrata tão bem a nossa cidade e sua gente!!! São inúmeros momentos e matérias marcantes, mas realmente fiquei impressionado com a matéria “Um vírus adormecido” que nos ensina um pouco mais sobre este vírus herpes-zóster, que vem a cada dia pegando muitos de surpresa, infelizmente. Parabéns Betty e Isa pelo maravilhoso trabalho à frente desta revista tão querida por todos nós!!!”
Gilson Gomes de Oliveira, gerente regional do Outback Steakhouse

 

Não tem como não desejar mais sucesso para uma revista que chega à edição número 100! Com certeza não é para qualquer uma!
Gosto muito da Absoluta pelos profissionais que a fazem de coração para o público de Campinas e região! Alias, é a única que tem gabarito e consegue fazer matérias positivas, históricas e interessantes de nossa cidade! A Betty viveu tudo isso e é sempre muito bacana quando compartilha conosco! Parabéns, Absoluta! Serei sempre um leitor cativo e parceiro!
Eduardo Porto, diretor de marketing da Rede Vitória Hotéis