01/03/19 Carnaval

Como não errar na make

O Carnaval é a ocasião ideal para fazer uma make com muitas cores e ainda caprichar no brilho, tanto no rosto quanto no corpo. Mas apesar de o visual carnavalesco pedir um pouco de "extravagância", alguns deslizes na produção podem fazer a maquiagem ficar desarmônica, sem fixação e ainda fora das últimas tendências apontadas para a data. Para ajudar as foliãs a comporem um visual perfeito, mas sem exageros, reunimos a seguir 7 dicas da consultora de beleza Daniele Aguilera.

1. Sombra colorida sim, mas com moderação
Como é Carnaval, é claro que está liberado utilizar cores pigmentadas na pálpebra mole. Mas também é preciso saber qual tom harmoniza melhor com o seu estilo e a sua pele. "Nas loiras, por exemplo, utilizamos normalmente as cores frias, como azul e verde, e nas morenas e negras, os tons quentes e vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo", afirma a especialista em maquiagem.

2. Pele preparada para a folia
Uma pele saudável e bem hidratada garante melhor fixação e acabamento da maquiagem e não apenas no Carnaval. "Para uma make sempre bonita e com efeito prolongado, é recomendável fazer a assepsia correta da pele todos os dias, ir regularmente ao dermatologista e beber muita água", aconselha Daniele. Além dos cuidados, outra dica para segurar melhor a maquiagem é utilizar um fixador específico e as versões à prova d'água dos produtos para o preparo da pele, como primer, base e corretivo.

3. Sombra combinando com a parte inferior dos olhos
A make multicolorida, com tons muito diferentes por todo o rosto, não é mais a queridinha das foliãs. "Agora a tendência é utilizar um lápis esfumado na marca d'água e um pouco abaixo dela e uma sombra esfumada no mesmo tom, ou em cores similares (roxo e azul, por exemplo), fechando o contorno no canto externo dos olhos", revela a consultora. Para resistir ao excesso de transpiração, o lápis utilizado para esfumar a parte de baixo dos olhos deve ser à prova d'água.

4. Brilho concentrado em alguns pontos
Assim como as cores, o glitter e a purpurina, cujas versões recomendadas sãos as biodegradáveis, não precisam mais estar por todo o rosto e o corpo. "Esses produtos são ótimos para valorizar a make, mas o ideal é deixar a face livre e aplicá-los de forma concentrada nos olhos e/ou na boca", afirma a especialista. Segundo ela, existem produtos específicos para fixar as partículas brilhosas na pele, mas também é possível utilizar a cola de cílios postiços.

5. Blush + iluminador nas "maçãs"
Para causar um efeito iluminado mais sutil e ainda deixar a pele com "ar de verão", a dica é utilizar iluminador nas têmporas, no lugar ou junto com um blush bronzer. "O pincel pode subir até a região dos olhos, para prolongar o efeito, e depois é preciso esfumar a região com um pincel maior, para suavizar o brilho", recomenda Daniele. "Um pouco dessa combinação (blush+iluminador) na ponta do nariz também fica charmosa" completa.

6. Cílios postiços em destaque
Item básico das makes especiais, voltadas às festas e eventos com os mais diversos temas, os cílios postiços são igualmente indispensáveis no Carnaval. "Em uma composição com cores intensas e muito brilho, os cílios pretos e volumosos dão um contraste interessante. Já para quem prefere os fios mais ralos ou naturais, o rímel colorido é uma boa pedida, mas desde que ele combine ou tenha o mesmo tom da maquiagem em si", salienta a consultora..

7. Adornos para complementar a make
Os adereços carnavalescos complementam ou compõem as fantasias e ainda ajudam a ressaltar a maquiagem. Neste ano, as tiaras de orelhinhas, unicórnio e as coroas de flores darão lugar a acessórios com pérolas, como cintos, colares e tiaras, também aos colares feitos com búzios, às plumas e penas, além das ombreiras com brilho. "Também é importante combinar o tom dos adornos com o da maquiagem, para manter a harmonia. No caso de itens brilhosos, é preciso avaliar se não ofuscam a luminosidade da make e, neste caso, priorizar um dos dois", finaliza.


Assine nossa Newsletter
























É um prazer enormeeeeeeeeee fazer parte da equipe Absoluta e ter vocês como gurus.
Sérgio Monte Alegre

 

A história da Absoluta é cheia de desafios e desbravamentos incessantes! Venho acompanhando esta caminhada vitoriosa desde a sua fundação.
O sucesso alcançado, não foi chegando por acaso. Foi fruto de muita persistência, trabalho árduo, empreendedorismo, união de propósitos, metas bem definidas mas,sobretudo, tendo como base o calor do entusiasmo e um idealismo indestrutível. Uma revista sempre aberta e receptiva a novas ideias, reflexões e conhecimentos. Tenho arquivado no meu escritório, um exemplar de cada edição pois o conteúdo
dos artigos permanece sempre atual.
Tenho especial admiração pela equipe de trabalho e grupo de colaboradores que, apesar de muito enxuta, sempre conseguiu manter um nível de alta competência.
E, neste momento especial de aniversário, parabenizo com o coração, a Presidente e Fundadora Betty e sua companheira inseparável, Isabelle, diretora de redação.
Ambas formam uma liga de muito amor e competência!
Enfim, estamos todo em uníssono, celebrando uma história de grande envergadura que completa 18 anos com a satisfação do dever cumprido.
Maria Angélica Barreto Pyles