15/07/19 Dos 15 aos 50 anos

Aprenda a cuidar da sua pele em cada etapa da vida

Cuidar da saúde da pele é importante em qualquer idade, ainda mais para as mulheres. “Além dos agressores ambientais como radiação ultravioleta, poluição e mudanças bruscas de temperatura, a pele da mulher está constantemente sujeita a alterações hormonais, o que torna imprescindível cuidados específicos para cada fase da vida”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Em todas as fases da vida, o item mais comumente negligenciado tem sido o fotoprotetor. Os efeitos imediatos são os de uma pele bronzeada, porém com o decorrer dos anos, os resultados demonstram, na forma de envelhecimento cutâneo, perda de viço, luminosidade, firmeza e elasticidade, além do risco do câncer de pele”, alerta a médica.
Claudia separou algumas características e indicação de cuidados para cada fase:

Adolescência
“Nessa fase, o maior problema é a acne e a oleosidade, sobretudo pela grande descarga hormonal e alterações no corpo. Mas, iniciar uma boa rotina de cuidados na adolescência é fundamental. Indicamos o uso de sabonetes neutros, loções tônicas seborreguladoras e hidratantes faciais de uso diário. Para as espinhas, é importante usar secativos com Acneol SR, ácido salicílico ou peróxido de benzoíla”, afirma a médica.

Dos 20 aos 30 anos 
“Nessa fase da vida, a pele está plena, sendo que as alterações e modificações hormonais da adolescência já se estabilizaram e se resolveram, e a pele está em boas condições de saúde. As pontes de colágeno e elastina dão brilho e firmeza à pele. No entanto, é nessa época que devemos reforçar os cuidados com hidratação e proteção da pele. Cremes com Vitamina C, Vitamina E, Alistin, e ácido hialurônico são indicados. Fotoprotetor é de uso diário, independentemente da estação do ano. Os ativos antipoluição como Exo-P também são muito indicados nessa fase, uma vez os níveis de poluição nos grandes centros urbanos estão cada vez maiores”, indica a médica.

Dos 30 aos 40 anos 
“A partir dos 30, há uma redução natural na produção de óleo pelas glândulas, além de uma queda nos antioxidantes do organismo. Tudo isso predispõe ao aparecimento das primeiras linhas de expressão, já que a produção do colágeno e da elastina também começam a diminuir. Além dos cuidados diários, nutricosméticos com silício Exsynutriment, Bio-Arct, Biotina e Vitamina C são indicados”. Na pele, a médica indica reforçar a hidratação com ácido hialurônico e a fotoproteção deve vir acompanhada de antioxidantes. “À noite, o ácido retinoico ou retinol deve ser utilizado com a devida prescrição médica.”

Dos 40 aos 50 anos
“Com a aproximação da menopausa, fase de grandes modificações hormonais, acontecem muitas alterações na pele. A pele fica mais ressecada, com pouca firmeza, devido à redução na produção das fibras de colágeno e elastina”. Como sugestão, além das vitaminas orais, a dermatologista diz ser indispensável nessa época acrescentar a aplicação de cremes preenchedores e visitar o dermatologista com mais frequência para recuperar a pele com tecnologias como lasers, radiofrequência microagulhada e outros procedimentos.

A partir dos 50
“Com os danos causados pelo sol, poluição e maus hábitos mais evidentes pelo processo cumulativo, e a queda dos níveis hormonais, o tecido cutâneo fica mais frágil e ressecado”. Nesta fase, além dos cuidados anteriores, é muito importante o uso de hidratantes ricos em lipídeos e específicos para a pele madura. Quanto aos ativos, há uma lista importante deles: Hyaxel, DSH CN, Progenitrix, Sculptessence, Nutriomega 3, 6, 7 e 9 de maneira tópica; e por via oral Exsynutriment, Bio-Arct, Glycoxil, FC Oral e InCell. “Esse conjunto de vitaminas, aliado aos procedimentos médicos em clínica, consegue devolver a saúde da pele madura”, finaliza.


Assine nossa Newsletter



























Ao atingir a maioridade, Absoluta reafirma o compromisso de levar aos campineiros, informação, entretenimento dentro do mais absoluto padrão de qualidade, seriedade e de jornalismo compromissado com a ética, através de uma agradável leitura. Parabéns à Absoluta e um fraterno abraço na querida amiga Betty Abrahão e em toda sua competente equipe.
Renato Buratto, desembargador

 

Falar de Absoluta é falar da história de Campinas e da Região. Revista sempre envolvida em compartilhar fatos e momentos marcantes da nossa sociedade. Enaltecendo e elevando a destaque os grandes valores pessoais que a Região tanto possui. 18 anos de vida, de reportagens comprometidas com a verdade. 18 anos da bonita sociedade sendo apresentada em grandes eventos. 18 anos do que se tem de melhor na moda e no mundo de maneira leve e com muito bom gosto. 18 anos de leitura mensal gostosa e que ao se ler a última página, já se espera com ansiedade o próximo número.
Parabéns a todos, em especial à grande dama e alma da Absoluta: Betty Abrahão!
Ana Paula Lockmann, desembargadora