Absoluta

15/01/20 Você sabe o que é micose?

Dermatologista fala sobre o tema tão comum no verão

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Elas ocorrem quando os fungos que a pele abriga diariamente (sem causar dano) se reproduzem rapidamente. São mais frequentes no verão porque ocorre mais exposição para as condições favoráveis como, calor, umidade, idas às praias e clubes. Existem diversos tipos de micose e, normalmente, os sinais de alerta são: vermelhidões, manchas brancas e prurido (coceira) e mudança de cor nas unhas, por exemplo.

Segundo a dermatologista Bárbara Carneiro, a micose pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio do contato. No entanto, se os fungos estiverem no chão, na água ou em objetos, juntamente com o calor e a umidade aumenta o risco de contágio e sua proliferação. “Existem formas de prevenção, tais como: usar sandália própria ao tomar banho em academias e clubes, não compartilhar objetos pessoais, evitar umidade - enxugando bem após o banho por exemplo-, evitar roupas apertadas ou que esquentam, não compartilhar alicates, tesoura, etc.”, aconselha.

Geralmente, o tratamento é feito por meio de antifúngicos via oral, pomada, creme, esmalte ou loção. Receitinhas caseiras não devem ser usadas porque podem agravar o quadro clínico do paciente. 

São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses. Saiba mais sobre elas:

Pitiríase Versicolor: conhecida popularmente por pano branco ou micose de praia, muito comum em época de verão. É um tipo de micose causado por fungos do gênero Malassezia furfur;

Tineas (tinhas):
ocorre pelo fungo Tinea cruris. É caracterizada por prurido e vermelhidão, principalmente em área de atrito;

Pedis: também conhecida como pé de atleta ou frieira. Este é um tipo de micose da pele causada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou

Epidermophyton: que afeta principalmente regiões na sola e entre os dedos do pé.

Onicomicoses:
infecção que deixa a unha amarelada, deformada e grossa, podendo ser transmitida para áreas em torno da unha ou para outras unhas. Acomete tanto as unhas dos pés quanto as das mãos.

Candidíase: é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans que pode se manifestar na boca, nos genitais femininos ou masculinos, com placas ou corrimentos branco.

Impingem: caracteriza-se por uma erupção cutânea vermelha com uma pele mais clara no meio.


Assine nossa Newsletter



















Ficou um show esta edição da revista, parabens para toda equipe Absoluta. Beijos, 
João Paulo Kanawaty, Vert Eventos

Registro com satisfação a possibilidade de poder me manifestar publicamente em prol de um trabalho que tem, ao longo de duas décadas, sido reconhecido e referendado por pessoas que, a exemplo da amiga Betty Abrão, faz a diferença em nossa Cidade. Em momento que vivemos crise de todos os lados muito me anima assistir e poder aplaudir aqueles que sempre estão criando e inovando em seu meio de trabalho. A Revista Absoluta é expressão muito além de um meio de comunicação- afinal, agrega pessoas, leva a melhor informação, desperta reflexão sobre temas importantes, critica e não perde a elegância e, acima de tudo, mantem o respeito e credibilidade de seus leitores. Parabéns a toda equipe que integra a Revista Absoluta!
Ligia Cristina de Araujo Bisogni, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

 

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades