15/01/20 Você sabe o que é micose?

Dermatologista fala sobre o tema tão comum no verão

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Elas ocorrem quando os fungos que a pele abriga diariamente (sem causar dano) se reproduzem rapidamente. São mais frequentes no verão porque ocorre mais exposição para as condições favoráveis como, calor, umidade, idas às praias e clubes. Existem diversos tipos de micose e, normalmente, os sinais de alerta são: vermelhidões, manchas brancas e prurido (coceira) e mudança de cor nas unhas, por exemplo.

Segundo a dermatologista Bárbara Carneiro, a micose pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por meio do contato. No entanto, se os fungos estiverem no chão, na água ou em objetos, juntamente com o calor e a umidade aumenta o risco de contágio e sua proliferação. “Existem formas de prevenção, tais como: usar sandália própria ao tomar banho em academias e clubes, não compartilhar objetos pessoais, evitar umidade - enxugando bem após o banho por exemplo-, evitar roupas apertadas ou que esquentam, não compartilhar alicates, tesoura, etc.”, aconselha.

Geralmente, o tratamento é feito por meio de antifúngicos via oral, pomada, creme, esmalte ou loção. Receitinhas caseiras não devem ser usadas porque podem agravar o quadro clínico do paciente. 

São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses. Saiba mais sobre elas:

Pitiríase Versicolor: conhecida popularmente por pano branco ou micose de praia, muito comum em época de verão. É um tipo de micose causado por fungos do gênero Malassezia furfur;

Tineas (tinhas):
ocorre pelo fungo Tinea cruris. É caracterizada por prurido e vermelhidão, principalmente em área de atrito;

Pedis: também conhecida como pé de atleta ou frieira. Este é um tipo de micose da pele causada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou

Epidermophyton: que afeta principalmente regiões na sola e entre os dedos do pé.

Onicomicoses:
infecção que deixa a unha amarelada, deformada e grossa, podendo ser transmitida para áreas em torno da unha ou para outras unhas. Acomete tanto as unhas dos pés quanto as das mãos.

Candidíase: é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans que pode se manifestar na boca, nos genitais femininos ou masculinos, com placas ou corrimentos branco.

Impingem: caracteriza-se por uma erupção cutânea vermelha com uma pele mais clara no meio.


Assine nossa Newsletter



























Acabei de receber a revista e gostaria de cumprimentá-los pela matéria. Ficou ótima! Gostaria também de cumprimentar a todos pela matéria da Dr.Silvia. Realmente ela sempre é um exemplo e sou super fã dela 
Vera Cleto

Uau que lindaaaaaa. Arrasaram!
Vocês estão de parabéns e crescendo muito, qualidade incrível do material e obrigada pela parceria e publicação sempre.
Patrícia Martins, Baobá Comunicação