Absoluta

03/03/20 Skincare

Dermatologista explica as causas das alterações na aparência e textura da pele

Após consulta com o dermatologista e diversas pesquisas na internet, você finalmente descobriu qual o seu tipo de pele e está usando os cosméticos adequados para manter a beleza e a saúde do orgão. Porém, mesmo seguindo cuidadosamente a rotina ideal para seu tipo de pele, receitada por seu dermatologista, mudanças podem ocorrer na textura, brilho e qualidade de sua pele com o passar do tempo. De acordo com o dermatologista Jardis Volpe, isso não significa que seu tipo de pele tenha mudado. “Ele é definido por fatores genéticos e, por esse motivo, não muda durante a vida. Porém, sua pele pode sim sofrer alterações de textura e aparência devido a fatores como alterações hormonais, alimentação, uso de medicamentos e até mudanças de estação. Peles oleosas, por exemplo, tendem a tornar-se mais ressecadas durante as estações mais frias, como outono e inverno. O que não quer dizer que seu tipo de pele mudou. Apenas significa que sua pele necessita de mais hidratação”, ressalta o médico.

Outro fator que possui grande influência sobre as alterações que ocorrem no tecido é o processo natural de envelhecimento da pele. “Conforme envelhecemos ocorre a quebra das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele e uma diminuição na produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, além da reabsorção dos compartimentos de gordura do rosto. Como resultado, a pele torna-se mais ressecada, fina, flácida e sem brilho”, destaca Jardis.

Há também uma influência hormonal, de forma que é comum mulheres na menopausa experimentarem mudanças. “Ocorre uma queda acentuada do estrogênio. Com isso, embora o ressecamento da pele seja o sintoma mais comum, existe a possibilidade também de mulheres apresentarem uma pele mais oleosa durante a menopausa. Com a queda desse hormônio, pode ocorrer uma acentuação da testosterona, que leva ao aumento de pelo, oleosidade e acne”, diz o médico.

A má notícia é que, por ser um processo natural do organismo, não há o que fazer para controlar o envelhecimento intrínseco da pele. Porém, é possível prevenir que esse processo ocorra precocemente tomando cuidado com os fatores externos e hábitos de vida que afetem a saúde e a qualidade da pele. “Fatores como tabagismo, falta de cuidados com a pele e, principalmente, a exposição solar desprotegida podem causar alterações na aparência e textura de nossa pele, acelerando o processo natural de envelhecimento e o aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez. Então, o ideal é tomar algumas medidas preventivas para ajudar a diminuir os danos que esses hábitos de vida e agressores externos podem causar na pele”, recomenda o dermatologista.

Segundo ele, para prevenir alterações no tecido é importante, por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente, evitar fumar, adotar uma dieta balanceada e manter-se hidratado, ingerindo, no mínimo, 2 litros de água por dia. “Para manter a pele hidratada de maneira efetiva, as cápsulas com Fosfolipídeo de Caviar (FC Oral) são indicadas, pois tem alto poder anti-inflamatório e boa concentração de ômegas, garantindo hidratação de dentro para fora”, diz o médico. “A fotoproteção também é indispensável, devendo ser realizada diariamente através da aplicação de um protetor solar com FPS 30, que deve ser reaplicado a cada duas horas”, afirma. Por fim, os cuidados diários com a pele também são fundamentais. “Lembre-se de higienizar sua pele diariamente, pelo menos duas vezes ao dia. Apostar na esfoliação de uma a duas vezes por semana, dependendo de seu tipo de pele, também é interessante. E na hora da hidratação, para combater de vez as alterações causadas na pele pelo sol e outros agressores externos, vale a pena investir em cosméticos formulados com ingredientes antienvelhecimento, como os antioxidantes, moléculas que impedem a formação de radicais livres, principais causadores do envelhecimento cutâneo precoce. Para utilizá-los basta procurar no rótulo dos cosméticos ativos como Exo-P, Alistin, Resveratrol e as Vitaminas E, C e A”, diz Volpe. “Procure sempre um médico, que poderá ainda prescrever fórmulas orais para promover um efeito anti-idade de dentro para fora”, finaliza o médico.

 


Assine nossa Newsletter



























Parabéns Betty Abrahão e equipe pelos 18 anos da Revista Absoluta. Única, imperiosa, suprema e sem restrições assim se faz por ser Absoluta. Um trabalho feito com muito cuidado, seriedade, comprometimento, responsabilidade misturados a alegria e muito amor resultaram nestes 18 anos de sucesso. Felicidades e muita luz em seu coração.
Mauro Contesini, paisagista

Parabéns, Absoluta! Nesses anos todos, é difícil lembrar de um evento ou lançamento em que a Absoluta não esteve presente, sempre mostrando o melhor e mais representativo da sociedade atual, num mix de jornalismo, entretenimento e variedade, mas nunca deixando a emoção de lado.
A credibilidade nas opiniões e a rápida adequação às tendências nos mais variados setores, coloca a publicação num patamar único em toda a região.
O destino Estados Unidos, com seus inúmeros pontos turísticos, foi muitas vezes visitado pela Absoluta com seu olhar diferenciado, transformando cada roteiro num objeto de desejo para seus fiéis leitores.
Obrigada, Absoluta! Que sua incrível equipe continue nesse caminho de sucesso e luz!
Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos