07/09/17 Agendas artesanais

Projeto colaborativo reúne trabalho de dezenas de artistas brasileiros

Com o objetivo de aproximar a arte do cotidiano das pessoas, o projeto One Life a Day Agenda, idealizado por Maria Paula e Giovana Affonso, já está com a sua edição 2018 pronta, em pré-venda até dia 15 de outubro. O caderno traz obras de 147 artistas de todo o Brasil, selecionados para ilustrarem suas páginas, além de comemorações de datas reais, ficcionais e imaginárias, como o “Dia de tomar sorvete no café-da-manhã”, com a proposta de trazer mais leveza para o dia a dia dos seus donos.
Amigas desde a infância, Maria e Giovana tiveram a ideia em 2006, aos 16 anos de idade. Além de gostarem do mundo da papelaria, achavam as agendas da época sem graça, e as poucas ilustradas eram caras. Com isso, resolveram criar seus próprios cadernos. Na época, o plano acabou não saindo do papel, mas o que elas não imaginavam é que, quase dez anos depois, o antigo sonho de adolescência seria colocado em prática.
Maria Paula é formada em Artes Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) e Giovana é formada na Unicamp também em Artes Visuais. Com isso, as meninas conheceram vários artistas ao longo de suas graduações, o que foi essencial para a ideia das ilustrações: juntar o projeto com o trabalho deles para tornar a publicação mais interessante. A primeira edição saiu em 2015, com o trabalho de sessenta e três artistas e, apesar de ter sido idealizado como um projeto pessoal, todos os envolvidos acabaram querendo cópias. “Conquistou um grande público. Uma ideia que era apenas para duas pessoas, acabou crescendo para mais de quatrocentas, através do boca a boca e das redes sociais, alcançando mais gente do que imaginávamos”, conta Maria Paula.
O projeto foi crescendo e, desde a segunda edição, a One Life a Day Agenda expandiu o seu time. Além das duas idealizadoras, conta também com o fotógrafo Ricardo Pontes e a artista visual Mariana Moreti. Para apoiar a causa e fazer sua encomenda, basta acessar o link http://onelifeaday.com.br/.


Assine nossa Newsletter



























Registro com satisfação a possibilidade de poder me manifestar publicamente em prol de um trabalho que tem, ao longo de duas décadas, sido reconhecido e referendado por pessoas que, a exemplo da amiga Betty Abrão, faz a diferença em nossa Cidade. Em momento que vivemos crise de todos os lados muito me anima assistir e poder aplaudir aqueles que sempre estão criando e inovando em seu meio de trabalho. A Revista Absoluta é expressão muito além de um meio de comunicação- afinal, agrega pessoas, leva a melhor informação, desperta reflexão sobre temas importantes, critica e não perde a elegância e, acima de tudo, mantem o respeito e credibilidade de seus leitores. Parabéns a toda equipe que integra a Revista Absoluta!
Ligia Cristina de Araujo Bisogni, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

 

Uma publicação que dá gosto de folhear. Parabéns à equipe.
Daniel Gialluca, fotógrafo

Mensagem