26/10/18 Paisagem de Vento

Instituto Thomas Perina distribui livro inspirado na vida e obra do artista

Com a missão de promover a cultura, a arte e a educação na região de Campinas, o ITP (Instituto Thomaz Perina) distribui gratuitamente o livro “Paisagem de Vento”, obra infantil que inspirada na vida e obra do artista, conta de forma lúdica o processo criativo de Thomaz Perina, um dos pilares das artes plásticas da sua geração. Os exemplares podem ser retirados na sede do instituto, de terça a sábado, das 10h às 16h.
Com ilustrações de Filipe Miranda e texto de Mariana Rodrigues, o livro narra as aventuras do menino Thomaz, que desde muito jovem encantava os moradores da Vila Industrial com os desenhos a carvão que fazia pelas ruas do bairro. A obra apresenta uma linguagem simples que, somada às singelas ilustrações, leva o pequeno leitor a viajar pelo universo do artista.
Maria Angelina dos Santos, diretora administrativa do ITP e idealizadora do projeto, conta que a ideia de se produzir um livro sobre Thomaz Perina voltado ao público infantil surgiu da necessidade de fazer as crianças que visitam o ITP e participam das oficinas de Arte Educação, entenderem e assimilarem a “síntese da paisagem” que Thomaz Perina retratou em sua obra a partir da década de 1960.
“De forma didática, o livro funciona como uma ferramenta para que os educadores trabalhem com seus alunos a obra do artista, possibilitando o entendimento e o despertar para as artes visuais. Estamos cumprindo o legado deixado por Perina: a democratização das artes”, destaca ela.
Fundado em 2005, o Instituto Thomaz Perina é uma instituição cultural sem fins lucrativos, que tem como objetivo preservar e disponibilizar a obra do artista campineiro para pesquisa e visitação. Seu acervo é composto de obras originais doadas em vida por Perina ao instituto que leva seu nome. Cerca de 150 telas, 4.000 estudos e desenhos, documentos e fotos registram sua trajetória artística de intensa pesquisa e muito trabalho.

Thomaz Perina
Nascido em 1921 em Campinas, Thomaz Perina iniciou sua trajetória como artista autodidata. Além da pintura, na qual empreendeu suas principais contribuições artísticas, atuou também como escultor, decorador, publicitário, professor, cenógrafo e figurinista, em uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi um dos fundadores do Grupo Vanguarda, que entre as décadas de 1950 e 1960 possibilitou os novos
caminhos para as artes plásticas de Campinas e do Estado de São Paulo. Faleceu em 2009.

Serviço
Instituto Thomaz Perina
Rua Santo Antônio Claret, 229 - Castelo - Campinas.
Telefone (19) 3213-0398
Horário: de terça a sábado: das 10h às 16h
 


Assine nossa Newsletter



























Falar de Absoluta é falar da história de Campinas e da Região. Revista sempre envolvida em compartilhar fatos e momentos marcantes da nossa sociedade. Enaltecendo e elevando a destaque os grandes valores pessoais que a Região tanto possui. 18 anos de vida, de reportagens comprometidas com a verdade. 18 anos da bonita sociedade sendo apresentada em grandes eventos. 18 anos do que se tem de melhor na moda e no mundo de maneira leve e com muito bom gosto. 18 anos de leitura mensal gostosa e que ao se ler a última página, já se espera com ansiedade o próximo número.
Parabéns a todos, em especial à grande dama e alma da Absoluta: Betty Abrahão!
Ana Paula Lockmann, desembargadora

 

Com conteúdo variado e de qualidade, ler a Absoluta é um enorme prazer! Chegar aos 18 anos para nós significa atingir a maioridade. Para a Absoluta, uma grande conquista, mas ela já nasceu grande! 18 anos de Absoluta significam 18 anos de serviços prestados à nossa comunidade por este formidável veículo de comunicação! Betty e equipe, parabéns por mais um ano! Parabéns por seguirem em frente e produzirem com muito carinho e dedicação tanto conteúdo de qualidade. Brindemos e comemoremos, pois vocês vivem no TOPO! Um beijo.
Rodrigo Raineri, alpinista

Mensagem