22/03/19 Palimpsesto Mágico

Espaço Cultural do TRT-15 sedia exposição do artista Egas Francisco

O Espaço Cultural do TRT da 15ª Região, localizado no 3º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, sedia até dia 26 de abril a exposição Palimpsesto Mágico, que traz esboços do artista Egas Francisco, produzidos nos dois últimos anos em sessões de terapia com o psiquiatra Isac Karniol. O trabalho ilustra também o livro homônimo, assinado pelo médico e pela psicóloga Patrícia Karniol, que foi lançado na última terça-feira, dia 19, durante o vernissage da exposição. 
Nascido em São Paulo e radicado em Campinas, o pintor Egas Francisco, que dedicou toda a sua vida às artes plásticas, exibe suas obras mais recentes. O artista fez sessões uma vez por semana com o médico Isac Karniol e cada uma delas rendeu uma aquarela. Segundo o artista, as peças não receberam retoque. Isac, por sua vez, afirmou sentir-se também em terapia quando em sessão com o expositor.
Cerca de 170 obras ocupam os 250 metros quadrados do Espaço Cultural do TRT, que foi criado em 2002 para abrigar exposições e manifestações artísticas, sempre gratuitas e abertas ao público, atuando como canal de estímulo e acesso à cultura. Para a presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, é uma honra sediar a exposição de Egas Francisco. "A arte emociona por trazer beleza e significado", assinala. São responsáveis pela curadoria do Espaço Cultural do TRT-15 a desembargadora Maria Madalena de Oliveira, vice-corregedora regional, e a juíza Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti.

Palimpsesto
No Egito antigo, pintura e escrita eram feitas em papiros. As linguagens neles contidas muitas vezes eram raspadas e os papiros usados para novas produções, os chamados palimpsestos. "Imaginamos para traduzir o que ocorria na produção dos esboços de Egas a existência de um ‘palimpsesto mágico', onde imagens raspadas eram rapidamente substituídas por outras; concomitantemente as primeiras retornavam, sem que as últimas desaparecessem", contam Isac e Patricia Karniol. "Os esboços produzidos no nosso contato são o renascimento, volta da vida, o primitivo", afirma o médico.
O artista Egas Francisco confidenciou que em todas as vezes que expõe se sente desafiado. "Sinto um certo medo até que me deparo com os amigos. Não sei se vêm porque gostam das minhas exposições ou por serem meus amigos", brinca. Nessa linha, disse que os expositores teriam que agradecer inicialmente a eles mesmos "por termos feito essa loucura toda". Egas oferece a exposição "a todas as mulheres que são mortas diariamente à sombra da impunidade desse país".

Egas Francisco foi capa da Revista Absoluta, em março de 2016. Para acessar a edição, clique aqui.

Confira, na nossa galeria, fotos do vernissage da exposição:


Assine nossa Newsletter
























Ao atingir a maioridade, Absoluta reafirma o compromisso de levar aos campineiros, informação, entretenimento dentro do mais absoluto padrão de qualidade, seriedade e de jornalismo compromissado com a ética, através de uma agradável leitura. Parabéns à Absoluta e um fraterno abraço na querida amiga Betty Abrahão e em toda sua competente equipe.
Renato Buratto, desembargador

 

A revista se superou! Está maravilhosa.
Maria Inês Fini