16/10/17 Espaço da leitura

Dicas e inspirações para quem deseja uma biblioteca em casa

Ter uma biblioteca em casa, com todos os livros organizados e visíveis, é o sonho de consumo de todos os amantes de literatura, principalmente aqueles que ainda são adeptos das versões impressas. A ideia é ótima não apenas para a conservação e organização das obras, mas também para a decoração da casa. Dependendo dos móveis e da disposição escolhida, o ambiente ganha um ar vintage, moderno e até mesmo muito criativo. Basta usar a imaginação e pensar no equilíbrio entre o visual e a praticidade. A seguir, algumas dicas importantes na hora de montar uma biblioteca caseira:

Escolha um ambiente confortável e aconchegante
Um espaço dedicado aos livros é sinônimo de introspecção e relaxamento, portanto, é muito importante optar por um local livre de ruídos e que possa acomodar almofadas e poltronas macias. Quanto às cores, a dica são os tons mais cleans, pois a reunião das obras deixa o lugar mais escuro.

Planeje a organização
Ordem alfabética por nome, cores, gêneros, favoritos ou escritores. Estas são algumas opções de critérios para agrupar os títulos e facilitar na hora de encontrá-los. Também é importante colocá-los sempre na vertical e tomar cuidado na hora de encaixá-los na prateleira, para não amassar nenhuma página ou capa.

Evite o mofo e a sujeira 
Livros mal organizados podem ser foco de fungos, que, a longo prazo, destroem as obras. Isso sem falar no perigo que estes microorganismos oferecem para a saúde. Dessa forma, deve-se observar para que o nível de umidade do espaço, temperatura e iluminação estejam sempre adequados. Quanto à limpeza, uma flanela seca para tirar o pó já basta.

Invista no design
Para compor a decoração da casa, móveis com formatos diferentes fazem toda a diferença. Prateleiras modernas e poltronas diferenciadas são bons exemplos para inovar e criar um espaço moderno e cheio de personalidade. Por outro lado, para uma sala mais tradicional, vale investir em estantes desbotadas, com ares vintage. 

Na nossa galeria, selecionamos algumas ideias de bibliotecas para você se inspirar. 



Assine nossa Newsletter























É com muita admiração e orgulho que expresso a minha sincera opinião pelo trabalho de GIGANTE que a REVISTA desempenha através de suas pautas, buscando sempre nos informar e, sobretudo, ENSINAR abordando assuntos nas mais variadas áreas, políticas, sociais, médicas e empresariais buscando sempre a VERDADE e a autenticidade com muita elegância e firmeza.
Posso imaginar o grande empenho na busca pelas informações em tantas áreas diversas, e isso EM TODOS ESSES ANOS, ATÉ O NÚMERO 100.
REALMENTE só uma equipe fabulosa como essa da REVISTA ABSOLUTA com sua presidente, a querida BETTY ABRAHÃO, amiga de tantos anos, superando com muita GRANDEZA momentos difíceis e nos dando tantos ensinamentos com sua inteligência, sabedoria e bondade. Uma ABSOLUTA COMPLETA e VERDADEIRA, e me sinto honrada por ter o privilégio de expressar a minha admiração pelo trabalho e sucesso da revista. ESPERO que esse número 100 possa se multiplicar muitas e muitas vezes. Infinitamente!
Renata Strazzacappa Barone
 

 

Parabéns à equipe da revista Absoluta por promover a reflexão, a crítica e o debate através da difusão de informações, fatos e eventos que transformaram nossa História nos últimos 18 anos. Afinal uma nação é fruto do legado de suas lembranças que guiam a construção do que está por vir.
Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista e presidente do Instituto Penido Burnier

Nome


E-MAIL
Mensagem