04/05/18 TOP 10

Absoluta elegeu dez ambientes da Campinas Decor

A 23ª edição da Campinas Decor começou e segue até 10 de junho com um atrativo extra. Além de exibir as tendências e o que há de mais recente em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo, o evento deixará como legado a recuperação da Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp.
Absoluta elegeu os ambientes TOP 10 desta edição.
 

 LIVING – Nilza Alves e Rita Diniz

Presentes em todas as edições da Campinas Decor, as designers de interiores Nilza Alves e Rita Diniz assinam o Living em 2018 com a proposta de criar um ambiente para encontro da família e amigos em uma fazenda, sem o uso de televisão. Um lugar para encontros, conversas e interação com quem lá habita. Na varanda de leitura, que integra o projeto, o espaço é da dona da casa, apaixonada por ler e estudar a natureza. As profissionais apontam como destaques a parede com a grande estante de livros e objetos da fazenda, além do forro de gesso ripado. Atenção também para o piso da varanda, que remete a antigas propriedades rurais, mas com uma pegada moderna. Com 81 m2 de área, o ambiente de estilo rústico, moderno e aconchegante tem predominância da cor bege. Na lista de materiais, tacos em Cumaru de demolição assentados em “espinha de peixe”, piso cerâmico com desenhos de ladrilho hidráulico na varanda, pedras na parede principal, remetendo às fazendas antigas, e boiseries em MDF e laca nas demais, trazendo conforto e aconchego.
 

SUÍTE MASTER - Ana Mitzakoff  



Tendo como referência o estilo londrino, a designer de interiores Ana Mitzakoff procurou criar um ambiente que transmitisse ao visitante da mostra o máximo da veracidade de um quarto real. As composições simétricas e a cartela suave em tons de cinza e branco garantem aconchego e leveza. Materiais de acabamentos sofisticados como a madeira em verniz de alto brilho, metais e louças utilizados pela profissional fazem parte das novas tendências de lançamentos do designer Jader Almeida para a Deca. Outra escolha assertiva no processo de composição do ambiente foram os porcelanatos italianos de Calacata e a combinação de colchas em seda e tecidos naturais.
 

QUARTO DO GÊMEO INTERGALÁTICO – Patricia Moreno

 

A intenção da arquiteta e urbanista Patricia Moreno foi criar um ambiente lúdico e jovial, totalmente inspirado no filme Star Wars, pelo qual o adolescente é apaixonado. Com espaço organizado para descanso, estudo e lazer, o quarto de 15 m2 de área tem como destaque o forro feito com estrutura metálica e bolinhas de gude sobre tela metálica. A cama foi deslocada para a extremidade do quarto para que o jovem tenha maior espaço de aproveitamento, sobrando uma are maior para bancada de estudo e jogos. A profissional também destaca o projeto luminotécnico, que cria cenas aconchegantes, trazendo sensação de bem-estar. A parede foi descascada para exibir o tijolo já existente. Preto, cinza e amarelo compões a paleta de cores.


ADEGA – Greice Souza e Patricia Andrade



As designers de interiores Greice Souza e Patricia Andrade buscaram criar um espaço aconchegante a acolhedor para a degustação de vinhos e também para uma boa conversa com amigos. Um espaço contemporâneo com predominância de materiais nobres, cores sofisticadas e uma iluminação intimista, propiciando um toque especial e uma atmosfera acolhedora. As profissionais pontuam como destaque do projeto a fotografia do artista Lucas Ferraz, conhecido como Kiolo, com obras bastante disputadas no mundo das artes. Porcelanato marmorizado, madeira, metais nobres, tijolo e espelho bronze compõem a lista de materiais do espaço de 9 m2 e estilo contemporâneo, com predominância das cores preto e Fendi.


LAVANDERIA - Pedro Martarello e Giovana Carvalho



Diferente de todas as lavanderias tradicionais. Assim é o projeto dos arquitetos Pedro Martarello e Giovana Carvalho, que optaram pelo uso de cores mais sóbrias, madeiras e revestimentos exagonais. Os tanques e o varal estão escondidos por um brise. A madeira se mistura harmoniosamente com esquadrias metálicas e metalons de ferro. A bancada conta com granito preto lixado e acabamentos em madeira. As portas dos armários possuem aparência elegante e as maçanetas sobressaem por seu design clássico. A lavanderia possui dois tanques, um deles apropriado para lavar pequenos animais domésticos. O teto é uma lona translúcida que permite que o ar circule e aumenta a visibilidade.


HOME THEATER - Adriano Stancati e Daniele Guardini

O arquiteto e urbanista Adriano Stancati e a arquiteta e designer de interiores Dani Guardini projetaram um Home Theater ao estilo "cyber caverna” com alta tecnologia, porém sem ser ostensiva. Apostaram na tecnologia e nas salas Hidden, onde todos os equipamentos, caixas de som e sub woofers são escondidos, maximizando a experiência de quem assiste e curte cinema, sem interferência e distrações visuais com os equipamentos. A tela de projeção micro perfurada com tecnologia 4K proporciona uma imagem de altíssima definição. As caixas de som foram implantadas por trás da tela perfurada, potencializando ainda mais o som do filme que está passando, além de ficarem completamente escondidas, reforçando ainda mais o efeito Hidden. Com 35 m2, o ambiente tem predominância das cores marrom e preto. Os materiais mais utilizados foram madeira certificada, carpete 100% nylon e piso vinílico.


SUÍTE DO CHEF 
– Pablo Doimo César, Maycon Flamarion e Thiago Soares



Os profissionais Pablo Doimo César, arquiteto, Maycon Flamarion, arquiteto e designer de interiores e Thiago Soares, designer, foram buscar nas origens da profissão do Chef de Cozinha uma inspiração não óbvia para a composição do espaço. Nessa linha de raciocínio, buscaram o elemento primeiro na origem do preparo dos alimentos: o fogo. O projeto se baseia na ação desse elemento no espaço, extraindo dele propriedades transformadoras estéticas e novas possibilidades no tratamento dos materiais. Na opinião do trio, os destaques são as paredes e objetos carbonizados, fazendo referência ao ato primordial da culinária. Eles destacam ainda a integração dos espaços, incorporando os elementos da área de banho ao quarto. Em relação à luminotécnica, ao invés da iluminação tradicional vinda do teto, optaram por distribuir luminárias decorativas pelo espaço de maneira despretensiosa, destacando pontos da decoração e conseguindo um efeito mais intimista e acolhedor. Na lista de materiais, alvenaria, porcelanato, madeira, metal e vidro. O ambiente de 30 m2 tem predominância das cores bege, cinza e preto e estilo contemporâneo industrial.


VARANDA DOS HÓSPEDES – Andréa Barroso



A designer de interiores Andréa Barroso teve como proposta criar uma varanda confortável na qual os hóspedes possam curtir a natureza em volta, tomar um vinho na lareira ou fazer uma refeição. Para isso, apostou em um ambiente neutro, com materiais básicos, no qual cores e texturas se misturam à natureza da fazenda. Com 82 m2 de área, a varanda segue o estilo contemporâneo, com predominância das cores cinza e cru. Na lista de materiais, destaque para concreto, madeira e fibras naturais. Entre as principais soluções encontradas, a profissional cita a instalação de um pergolado para aumentar a área, que era muito estreita, e a utilização de gesso com a madeira no teto, para diminuir a sensação de um lugar comprido.

 

RESTAURANTE – Elton Casarin e Patricia Bonadia



O arquiteto e designer de interiores Elton Casarin e a arquiteta Patricia Bonadia projetaram o restaurante da Campinas Decor em estilo clássico contemporâneo, tomando partido dos materiais e acabamentos de forma a surpreender quem visita. O conceito do projeto é levar os que desfrutam do espaço a novas experiências sensoriais - conviver, acolher, saborear, sentir, observar – traduzido em detalhes que fazem a diferença. “Entre, sirva-se de suas melhores emoções e desfrute dessa experiência que alimenta corpo e alma” é a proposta. Entre os pontos que na visão deles devem “surpreender”, destaque para a parede revestida em Granito Revolution Wave, que por ser um elemento natural traz força e sofisticação ao ambiente, além de mostrar as maravilhas que a natureza brasileira nos oferece. Outro ponto importante é a instalação feita pelos próprios arquitetos com pratos de diversos modelos e tamanhos colados na parede, utilizando de forma criativa e peculiar um utensílio tão comum nos restaurantes. Vale mencionar também a utilização de móveis em vários estilos e o reuso de mesas e cadeiras de outras edições da Campinas Decor, que ganharam vida ao receber novos tecidos. Unidas a móveis novos, propiciaram um DNA único ao espaço de 85 m2. Obras de arte de Tomie Ohtake e Luiz Hermano arrematam o ambiente.


BANHEIROS DO RESTAURANTE - Maxwell Geraldi 



O arquiteto, designer de interiores e light designer Maxwell Geraldi teve como proposta criar um ambiente moderno, seguindo as tendências mundiais de inclusão LGBT, de uso coletivo, sem distinção de sexo e com o charme e requinte que uma mostra de arquitetura requer. Mesclando os estilos clássico e contemporâneo, o espaço de grandes dimensões, com 50 m2 de área, conta com uma luxuosa ante sala de apoio e espera. Entre os materiais, destaque para o uso de mármore nacional com características de importado. Vale ressaltar a preocupação com a sustentabilidade, evidenciada no uso de porcelanatos com selo sustentável, metais com recursos para menor vazão de água e lâmpadas em LED, que consomem menos energia. Cores cinza, preto e dourado e uma escultura em bambu em formato de asa, com iluminação interna, completam a ambientação. 


Assine nossa Newsletter























A edição, assim como outras, segue guardada com nossas recordações e mais que isso, com toque de carinho de pessoas que integram nossas vidas de forma singela, doce, generosa... Transmita, também, à equipe da Absoluta nosso carinho e agradecimento. 
Lígia Cristina e Sérgio Bisogni 
 

A revista está linda. Se não for pedir demais adoraríamos ter uma cópia para nosso arquivo. 
Luiz, Lar do Velhinhos de Campinas

Mensagem