29/07/19 Dicas para iluminar a casa

Projeto luminotécnico deve considerar condições e estilo de decoração

A iluminação é parte importante da decoração de uma casa. Por meio dela é possível criar sensações aconchegantes e alterar as percepções de cada ambiente. Além da estética, a luz possui uma função especial em cada espaço, por isso, é importante determinar o tipo de iluminação que será utilizada para criar o efeito e design desejados.
Para auxiliar nesse momento, a lighting designer Lu Guerra, separou 5 dicas essenciais para desenvolver um bom projeto lumintécnico. Confira:

Lâmpada adequada
As opções de LED são mais modernas e têm como principal característica a economia de energia. “A escolha certa da tonalidade da luz provoca sensações diferentes em cada cômodo. A tonalidade amarelada proporciona aconchego e clima intimista por isso são indicadas para as áreas de descanso. Já as azuladas são estimulantes e mais apropriadas para cozinhas e banheiros”.

Luz central

A principal fonte de iluminação do ambiente deve ser distribuída por todo o espaço. “A dimensão do cômodo que será iluminado deve ser levada em consideração na hora da escolha da cor e tamanho da luminária para provocar claridade uniforme em todo o ambiente”.

Luz indireta
Tem o objetivo de iluminar os espaços de forma difusa e pontual. “É uma ótima opção para criar cenários em um mesmo espaço, criando ambientes confortáveis. Abajur, arandela e luminárias de piso são opções que podem ser utilizadas para esse tipo de iluminação”.

Destaque os objetos
É possível dar destaque a nichos, prateleiras ou estantes por meio de iluminação. “Usar fitas de LED é uma das opções mais versáteis, pois distribui a luz de forma uniforme e cria um efeito cênico no ambiente”.

Canto para leitura
A atividade requer luz direcionada e na medida que não canse a visão. “Dentre as opções disponíveis, as articuladas de piso são as mais versáteis. Além da eficiência para iluminação elas trazem efeito decorativo ao ambiente”, completa a especialista.


Assine nossa Newsletter



























Parabéns Absoluta!!! A revista Absoluta veio há 18 anos, e veio para ficar. Suas matérias são especialíssimas e acrescentam sempre algo a mais em nossa vida.
A cada mês, uma surpresa e uma surpresa melhor. Gosto, em particular de ver as fotos do arquivo do saudoso amigo Jamil Abrahão, que nos fazem lembrar a fase áurea de nossa sociedade.
Minhas queridas Betty, Isabelle e Gabriella herdaram os dons preciosos da grande dama de nossa sociedade, a amada Esmeralda, mãe e avó delas, pertencente à tradicional família Abrahão Aburad, para levar a frente esta magnifica ‘ABSOLUTA’”.
José Herculano Vicente

 

É com muita admiração e orgulho que expresso a minha sincera opinião pelo trabalho de GIGANTE que a REVISTA desempenha através de suas pautas, buscando sempre nos informar e, sobretudo, ENSINAR abordando assuntos nas mais variadas áreas, políticas, sociais, médicas e empresariais buscando sempre a VERDADE e a autenticidade com muita elegância e firmeza.
Posso imaginar o grande empenho na busca pelas informações em tantas áreas diversas, e isso EM TODOS ESSES ANOS, ATÉ O NÚMERO 100.
REALMENTE só uma equipe fabulosa como essa da REVISTA ABSOLUTA com sua presidente, a querida BETTY ABRAHÃO, amiga de tantos anos, superando com muita GRANDEZA momentos difíceis e nos dando tantos ensinamentos com sua inteligência, sabedoria e bondade. Uma ABSOLUTA COMPLETA e VERDADEIRA, e me sinto honrada por ter o privilégio de expressar a minha admiração pelo trabalho e sucesso da revista. ESPERO que esse número 100 possa se multiplicar muitas e muitas vezes. Infinitamente!
Renata Strazzacappa Barone