29/07/19 Dicas para iluminar a casa

Projeto luminotécnico deve considerar condições e estilo de decoração

A iluminação é parte importante da decoração de uma casa. Por meio dela é possível criar sensações aconchegantes e alterar as percepções de cada ambiente. Além da estética, a luz possui uma função especial em cada espaço, por isso, é importante determinar o tipo de iluminação que será utilizada para criar o efeito e design desejados.
Para auxiliar nesse momento, a lighting designer Lu Guerra, separou 5 dicas essenciais para desenvolver um bom projeto lumintécnico. Confira:

Lâmpada adequada
As opções de LED são mais modernas e têm como principal característica a economia de energia. “A escolha certa da tonalidade da luz provoca sensações diferentes em cada cômodo. A tonalidade amarelada proporciona aconchego e clima intimista por isso são indicadas para as áreas de descanso. Já as azuladas são estimulantes e mais apropriadas para cozinhas e banheiros”.

Luz central

A principal fonte de iluminação do ambiente deve ser distribuída por todo o espaço. “A dimensão do cômodo que será iluminado deve ser levada em consideração na hora da escolha da cor e tamanho da luminária para provocar claridade uniforme em todo o ambiente”.

Luz indireta
Tem o objetivo de iluminar os espaços de forma difusa e pontual. “É uma ótima opção para criar cenários em um mesmo espaço, criando ambientes confortáveis. Abajur, arandela e luminárias de piso são opções que podem ser utilizadas para esse tipo de iluminação”.

Destaque os objetos
É possível dar destaque a nichos, prateleiras ou estantes por meio de iluminação. “Usar fitas de LED é uma das opções mais versáteis, pois distribui a luz de forma uniforme e cria um efeito cênico no ambiente”.

Canto para leitura
A atividade requer luz direcionada e na medida que não canse a visão. “Dentre as opções disponíveis, as articuladas de piso são as mais versáteis. Além da eficiência para iluminação elas trazem efeito decorativo ao ambiente”, completa a especialista.


Assine nossa Newsletter

























Isabelle, boa tarde. Desejo expressar meu profundo agradecimento pela matéria que fizeram comigo. Você e sua equipe demonstraram muita sensibilidade, respeito e responsabilidade ao passar para o público as informações que tinham. A repercussão está incrível, e tenho certeza que servirá de alento a tantos outros que estejam passando por uma situação como a minha. Muito sucesso, abraço especial para a Betty e grande beijo
Dra.Sílvia Bellucci

A revista ABSOLUTA 100 é especial em muitos sentidos. Demonstra a capacidade de seus dirigentes e editores de vencer em campo extremamente competitivo: a informação da sociedade, de negócios, da vida social e da participação ativa da família campineira no contínuo e crescente desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A inovação que o Uva Bar trouxe para Campinas, com oferta de aperitivos e pratos sofisticados sempre acompanhados de vinhos, encontrou na Absoluta identidade perfeita, pela sofisticação, requinte e bom gosto de seus clientes. Por sua centésima edição, parabéns! Um brinde cheio de borbulhas, espumas e prazer. Tim - Tim!
José Lúcio Natali