29/07/19 Dicas para iluminar a casa

Projeto luminotécnico deve considerar condições e estilo de decoração

A iluminação é parte importante da decoração de uma casa. Por meio dela é possível criar sensações aconchegantes e alterar as percepções de cada ambiente. Além da estética, a luz possui uma função especial em cada espaço, por isso, é importante determinar o tipo de iluminação que será utilizada para criar o efeito e design desejados.
Para auxiliar nesse momento, a lighting designer Lu Guerra, separou 5 dicas essenciais para desenvolver um bom projeto lumintécnico. Confira:

Lâmpada adequada
As opções de LED são mais modernas e têm como principal característica a economia de energia. “A escolha certa da tonalidade da luz provoca sensações diferentes em cada cômodo. A tonalidade amarelada proporciona aconchego e clima intimista por isso são indicadas para as áreas de descanso. Já as azuladas são estimulantes e mais apropriadas para cozinhas e banheiros”.

Luz central

A principal fonte de iluminação do ambiente deve ser distribuída por todo o espaço. “A dimensão do cômodo que será iluminado deve ser levada em consideração na hora da escolha da cor e tamanho da luminária para provocar claridade uniforme em todo o ambiente”.

Luz indireta
Tem o objetivo de iluminar os espaços de forma difusa e pontual. “É uma ótima opção para criar cenários em um mesmo espaço, criando ambientes confortáveis. Abajur, arandela e luminárias de piso são opções que podem ser utilizadas para esse tipo de iluminação”.

Destaque os objetos
É possível dar destaque a nichos, prateleiras ou estantes por meio de iluminação. “Usar fitas de LED é uma das opções mais versáteis, pois distribui a luz de forma uniforme e cria um efeito cênico no ambiente”.

Canto para leitura
A atividade requer luz direcionada e na medida que não canse a visão. “Dentre as opções disponíveis, as articuladas de piso são as mais versáteis. Além da eficiência para iluminação elas trazem efeito decorativo ao ambiente”, completa a especialista.


Assine nossa Newsletter





























Absoluta é um Sucesso!!!
Heloisa Marostegan 

Para conhecer a revista ‘Absoluta’, é preciso conhecer a Betty Abrahão. Conhecer Betty Abrahão, é conhecer Campinas nas suas artes, cultura, eventos, rodas sociais, história da cidade e daqueles que escreveram e escrevem essa história.
Betty Abrahão está sempre presente. Faz acontecer! Ela programa, propaga e promove a integração daqueles que daqui são e dos que de fora vieram. O DNA de Betty Abrahão vem marcado com o de seu tio Jamil Abrahão, mas como dizia um dos meus brilhantes professores da PUC em minha Faculdade de Direito: ‘a gente reconhece que o professor é bom, quando o aluno supera o mestre’. Certamente Jamil Abrahão sente-se feliz ao ver onde ela e a revista ‘Absoluta’ chegaram.
Além de se somar a isso, seu jeito faceiro, seu sorriso presente, a elegância irretocável e autenticidade que levam sua marca, por onde passa. Ah! E a revista?
Muito bonita, bem formatada, artigos interessantes, além de todas as entrevistas que desvendam, com curiosidades, um pouquinho da história daqueles que têm o privilégio de estar em suas páginas. Leitura leve, para qualquer ocasião. Não precisa ser ‘usada com moderação’.
Parabéns ‘Absoluta’, parabéns Betty Abrahão, parabéns Campinas e parabéns, com absoluta convicção, de que a ‘Absoluta’ é um presente. Com carinho.
Célia Leão, deputada estadual