12/08/17 Talento em dose dupla

Daniele Guardini e Adriano Stancati, parceiros na vida e na profissão

Parceiros na vida e na profissão, os arquitetos campineiros Daniele Guardini e Adriano Stancati acumulam projetos corporativos, residenciais e comerciais, assinados no Brasil e exterior, que combinam bom gosto e funcionalidade. Somando quase 20 anos de carreira, comemoram boa fase e almejam um futuro ousado no mercado internacional.

Antes de Daniele embarcar para Miami, o casal recebeu a equipe Absoluta, na casa onde moram, em Campinas – sim, a “ponte aérea” Brasil/Estados Unidos já virou rotina na vida do casal. Era um domingo; pouco tempo para as fotos, mas o suficiente para nos encantarmos ainda mais pela dupla. Daniele e Adriano são um casal alegre, festivo, que esbanja troca de olhares e admiração recíproca. A felicidade na vida pessoal se estende à parceria profissional que iniciaram ainda jovens. O resultado não poderia ser outro!
Foi na PUC-Campinas que tudo começou. Daniele e Adriano cursavam a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A partir do segundo ano, eles, então apenas bons amigos, descobriram algumas afinidades. Depois, veio o namoro, junto com a parceria na comercialização de maquetes volumétricas para estudantes. Mais tarde, no último ano de universidade, em 1998, decidiram se casar. Ambos se formaram, encerrando um ciclo acadêmico e iniciando uma história de sucesso na vida pessoal e na profissão que decidiram seguir. Adriano, filho de um engenheiro civil e uma designer de interiores, começou trabalhando no escritório dos pais, enquanto Daniele, que ainda criança sonhava em estudar veterinária ou oceanografia, trabalhava em home office para ficar mais próxima dos três filhos – Victória, Matheus e Lucas.
Em busca de conhecimento constante, Daniele realizou o curso de extensão Architecture Career Discovery Graduate School of Design, na Harvard University, em Boston, nos Estados Unidos, e Gerenciamento de Obras, na Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupan), na USP. Por sua vez, Adriano, que também é membro do Project Management Institute – PMI, fez mestrado em Gerenciamento de Projetos pela USP –SP e conquistou a Certificação em ISO 9001:2000 pela USP–Vanzolini. Os dois ainda fizeram parte da diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB Campinas.
Em 2004, abriram o Guardini Stancati Arquitetura + Design (GS+AD), em Campinas – cidade natal dos dois –, escritório que, desde então, acumula muitos projetos bem-sucedidos, corporativos, residenciais e comerciais. Com o trabalho já consolidado na cidade e também em capitais, a dupla, juntamente com sua equipe, passou a exportar talento e a assinar muitos projetos ao redor do mundo. Atualmente, o casal se desdobra entre os escritórios de Campinas e Miami e assinam projetos pela América Latina, Estados Unidos e Europa.
O escritório de Miami foi aberto em 2014, com a conquista de uma concorrência internacional, quando Daniele e Adriano se tornaram os responsáveis por todos os polos fabris e escritórios da multinacional Lenovo. “Depois vieram os projetos do clube de futebol Strikers, e todas as academias de futebol do Ronaldo Fenômeno, a R9 Academy. E vários clientes residenciais, com projetos de decoração, tanto para a casa de férias quanto para casas novas”, conta Adriano.
Quanto ao trabalho realizado, ele diz que o principal objetivo é transformar o sonho de cada um em realidade e fazer com que o projeto fique totalmente personalizado, com a cara do cliente. “Nosso trabalho é vender sonhos, ideias e resultados. É muito difícil mensurar criação. O cliente tem que confiar no que fazemos. O maior desafio é o de compreender exatamente o que o cliente precisa”, explica. “O projeto tem que atender os sonhos, ‘caber’ tudo o que precisa, ser funcional, se enquadrar nas normas técnicas e, além de tudo, ficar lindo! Acho que a maior preocupação do cliente é com relação a essa segurança, ter certeza que o arquiteto vai entender suas necessidades e traduzir suas expectativas em um resultado que lhe atenda”, acrescenta.
Daniele lembra que todos os projetos são bem mesclados, ou seja, não existe aquele feito mais por ela ou por ele – são como os filhos, que carregam genes de pai e mãe. “Existe um complemento. O Adriano costuma ser ousado, tecnológico; eu, normalmente, sou mais funcional e detalhista. Estamos sempre agregando um ao outro. Além disso, hoje temos no escritório uma equipe com mais quatro arquitetos e todos sempre contribuem com a elaboração dos projetos”, afirma, complementando que eles não se prendem a um único estilo, pelo contrário: fazem de tudo para não ficarem engessados e padronizados. 
Em 2014, o casal também comemorou o lançamento do “Arquitetura Dinâmica”, livro que apresenta o portfólio dos profissionais e conta sua história. Dois anos depois, quando a empresa alterou o logo e atualizou o site, a publicação ganhou versão e-book.
Além de projetos, Daniele e Adriano acumulam prêmios; entre os mais relevantes, eles citam: Prêmio Casa Cor (anos 2014, 2013, 2012 e 2009), Prêmio Campinas Decor (anos 2016, 2014, 2012, 2011 e 2009), Prêmio Planeta Casa (anos 2012 e 2007), Prêmio Lafarge Gypsun (anos 2015, 2011 e 2009) e Prêmio Talent/Hunter Douglas (anos 2008, 2012, 2014 e 2016). Além desses, os arquitetos receberam por vários anos seguidos o Prêmio Polo Arqdec, Accemd e Núcleo Casa.

Em entrevista para a Absoluta, o competente casal ressalta pontos importantes do mercado de arquitetura atual, opina sobre o setor em Campinas e compartilha um pouco da experiência adquirida durante os quase 20 anos de carreira.
 
Absoluta: Qual avaliação vocês fazem do mercado de arquitetura atual?
Daniele Guardini e Adriano Stancati: O mercado de arquitetura, nos últimos dois anos, passou por uma grande crise, como todos os mercados do Brasil. Mas, de seis meses para cá, temos visto uma procura muito maior por projetos. Isso significa já uma grande melhora. Mas, o mais importante é que a Arquitetura não tem mais sido considerada um artigo de luxo, muito pelo contrário, com um bom projeto consegue-se fazer mais com menos. Criando espaços criativos, mesmo com pouco recurso. 
 
A. E como anda o interesse das pessoas pela decoração da casa?
DGAS: As pessoas sempre tiveram interesse pela decoração de suas casas. Temos que entender quais são os valores pessoais de cada uma. Muitas vezes, o que é fundamental para um, é o supérfluo para outro. Precisamos observar muito e entender o que realmente faz cada um feliz.
 
A. De que maneira as informações disponíveis hoje na internet interferem no trabalho de vocês? 
DGAS: Nossa função é identificar as necessidades do cliente e adequá-las à realidade. Muitas vezes, nem mesmo os clientes sabem exatamente o que querem, assim, procuramos entender o que fica nas entrelinhas e identificamos o que eles realmente desejam e qual é a melhor solução para eles. Esse é o nosso grande desafio. Por isso, não vemos as informações na internet como algo ‘ruim’, e sim como referência. E muitos clientes chegam aqui com essas referências. Cabe a nós sempre respeitar o estilo pessoal de cada um. 
 
A. De que forma se dá a construção do projeto?
DGAS: Não impomos nossa “marca” em nossos projetos. Gostamos de entender ao máximo a particularidade de cada cliente ou empresa que atendemos. Com muitas conversas, vamos construindo em nossa cabeça um perfil de cada um e, dentro disso, criamos a melhor solução que envolve conforto, ergonomia, funcionalidade e estética. Com o tempo desenvolvemos uma maneira de identificar o estilo pessoal de cada pessoa que atendemos e dentro de suas solicitações vamos direcionando o projeto para que esteja sempre em harmonia e que o resultado final esteja dentro do que foi sonhado.

A
Campinas tem a fama de ter um mercado um tanto peculiar. Na arquitetura e design também é assim?
DGAS: Com certeza. Campinas sempre foi uma cidade interessante e difícil de entender. Nós somos campineiros e entendemos bem. Sempre vimos todas as grandes lojas de design e de mobiliário abrir primeiro em São Paulo, para depois vir para cá. Quando abriu o shopping D&D foi uma febre e os clientes queriam comprar na capital. Mas, hoje, enxergamos um processo diferente. O mercado de Campinas não deve em nada para São Paulo, e podemos achar tudo de design e decoração por aqui. E ainda melhor: sem enfrentar o caos de São Paulo.

A
Qual a importância das mostras de decoração que a cidade recebe? 
DGAS: As mostras são uma excelente ferramenta que usamos para experimentar novos produtos e novas soluções de projeto. Gostamos de usar as mostras como um verdadeiro laboratório de novidades. 
 
AA demanda pelo serviço de arquitetura acompanha o surgimento de novos profissionais?
DGAS: Atualmente não. Por isso, sabemos que fazer um bom trabalho e criar diferenciais é importante. Não podemos nos acomodar nunca. É essencial sempre buscar novidades e se informar do que acontece no mundo. Fazer um trabalho diferenciado faz toda diferença.
 
AO que vocês consideram a maior conquista em todos esses anos de profissão?
DGAS: Temos tido muito sucesso no que fazemos! Isso é fruto de muito trabalho, persistência, de escolhas certas, humildade para escutar as pessoas e aprender com elas, sorte e certo talento natural. 
 
AQual o projeto mais marcante?
DGAS: Não existe um projeto mais marcante, todos têm sua importância. Desenvolvemos projetos de vários tamanhos e para várias finalidades. Para cada um deles dedicamos muito do nosso tempo estudando suas necessidades específicas. Desde salas de Home Cinema, decoração de ambientes, mostras, um Canil (sim, já fizemos vários canis), projetos residenciais completos, onde nos envolvemos intimamente com a vida e os hábitos de uma família a projetos de prédios, áreas de lazer, corporativos, lojas, shoppings, hospitais e até fábricas. Cada um deles com sua importância e particularidade.
 
AQuais as diferenças entre o cliente brasileiro e o americano?
DGAS: Aqui no Brasil e nos Estados Unidos, atendemos clientes desde diretores de empresas grandes a famílias. Junto, discutimos sobre o projeto da nova casa e, por isso, temos a necessidade de ser versátil e funcional, além de estético. Os estilos de casa e produtos são diferentes, mas os clientes são iguais, querem sempre o melhor, para sua casa e/ou sua empresa, buscando um serviço e produtos de boa qualidade. No Brasil, o estilo é mais contemporâneo e nos EUA sempre é mais prático. Há muita diferença no mercado, produtos e construções nos Estados Unidos. {Daniele vem mostrando essas diferenças no Instagram, Facebook e Youtube, com o canal Decora Miami}
 
A. Quais os próximos passos?
DGAS: Estamos desenhando uma linha residencial de mobiliário, será uma coleção de peças práticas e funcionais. No futuro, abrir mais dois escritórios, um em Nova York e outro na Itália.
 
 
DANIELE GUARDINI
Em primeiro lugar:  Deus e família 
Como define seu estilo? Eclético... depende do meu humor
Uma cor: Uma?? Amo cores!! Verde, azul, pink, amarelo...
Flor preferida: Astromélias
Quem te inspira? Meu marido
Refúgio Perfeito: Qualquer lugar com meus filhos e meu marido
Trilha sonora:  Raise your glass, Pink; Arms, Cristina Perri; Video Games, Lana Del Rey
Palavra de ordem: Gratidão
Mania: Mídias sociais
Desejo: Fim da crueldade e miséria
Admiração: Meus pais
Um momento: Nascer do sol, todos os dias
Bebida: Água
Nunca usaria: Algo para ostentar
Prato preferido: Polvo
Herança de família: Humildade
Saudade: Meu pai
Desafio: Ser cada dia melhor
Um conselho: Tenha fé
Sonho de consumo: Ilhas Maldivas
No final de semana: Praia
Receita para a felicidade: Estar com meus filhos e meu marido
Absoluta é... Muito Campinas!!!
 
 
ADRIANO STANCATI
Em primeiro lugar: Família
Como define seu estilo? Moderno 
Uma cor: Azul
Flor preferida: Orquídea
Quem te inspira? Meus pais
Refúgio Perfeito: Minha casa
Trilha sonora: How do you do, Roxette
Palavra de ordem: Por favor
Mania: Acordar cedo
Desejo: Família unida
Admiração: Minha mulher
Um momento: Meu casamento
Bebida: Vinho
Nunca usaria: Drogas
Prato preferido: Parmegiana de beringela
Herança de família: Amor pelas pequenas coisas e desapego a bens materiais
Saudade: Meus 2 avôs
Desafio: Qualquer que seja, eu vou até o fim
Um conselho: Acorde cedo e trabalhe com amor
Sonho de consumo: Volta ao mundo
No final de semana: A família
Receita para a felicidade: Estar em conexão com Deus e Jesus Cristo
Absoluta é... Acima de tudo e de todos. Unânime. Mega. Magistral. Única.
 
Confira na nossa galeria, as fotos do casal, produzidas pela fotógrafa profissional Rafaela Azevedo, para a matéria de capa da Revista Absoluta, edição 122 - www.absoluta.com.br/revistas/absoluta/122


 

 


Assine nossa Newsletter























Parabéns! A Revista Absoluta está excelente. 
Maria Cucatti

Parabéns, a revista está demais!!!! Muito obrigada pela matéria linda e carinhosa sobre o casamentos de minha filha. Vocês são especiais. Muito sucesso sempre
Elinéia M. Moreira Bergo

Nome


E-MAIL
Mensagem