27/12/17 Apaixonados pela profissão

Marcelo Novaes é pura inspiração para a filha Rafaela

Apaixonados pela profissão, Marcelo Novaes e a filha Rafaela compartilham o sobrenome, a formação, a empresa de trabalho e a dedicação a cada novo projeto.
Formados em arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), eles atuam em conjunto na Novaes Paisagismo, empresa que fica em Campinas, e onde elaboram projetos de paisagismo residenciais e comerciais para pequenas e grandes áreas. “Trabalhamos juntos, o que é muito saudável, temos clientes independentes, cada um faz os seus projetos separadamente e, muitas vezes, fazemos juntos. Dessa forma, conseguimos manter a individualidade, que é muito importante para o desenvolvimento e o crescimento profissional, e quem ganha são os nossos clientes”, explica Marcelo Novaes, um dos mais renomados e premiados profissionais da área no país.
Para ele, trabalhar em família é muito prazeroso. “Existem divergências e problemas, mas com profissionalismo e coerência tudo se resolve”, ressalta. “É maravilhoso e desafiador. No começo, era um pouco mais complicado. Separar a imagem do pai da imagem do chefe foi um desafio para uma menina de vinte anos. Hoje, acho incrível, trocamos ideias e também discordamos delas. Não imagino ser de outra forma”, completa Rafaela.
A alegre e bem-humorada profissional parece seguir direitinho os passos do pai. Desenvolve projetos de arquitetura paisagística principalmente de residências, alguns comercias e já começa a assinar projetos de condôminos. “Adoro saber as necessidades dos clientes, quantas pessoas costumam receber, se gostam de escultura, grafite, leitura; se têm filhos pequenos, qual a cor favorita. Todos os detalhes me fazem ter ideias e criar espaços e projetos únicos”, revela.
E conta que depois da aprovação do projeto, vem a parte mais gostosa. Executá-los. “Amo ir até o nosso viveiro e escolher as plantas. Acompanhar o plantio e, lógico, curtir o resultado final. Cada cliente é único, assim como os nossos projetos. Lá no escritório não existe essa de CTRL C ⁺ CTRL V”, brinca.

É de família
O pai de Marcelo, Edgard Novaes, já trabalhava com plantas – ele era proprietário do Orquidário Novaes. Mas foi através de um projeto paisagístico do arquiteto Renato Righeto, que ele se apaixonou pela profissão, em 1974. “Comecei a trabalhar no viveiro, e a aprender sobre plantas com meu pai”, conta. Seus primeiros projetos são de 1975, mas só em 1976 ele entrou na faculdade de arquitetura da PUCC. Desde então, constrói uma carreira sólida e de muito sucesso na área, que pretende continuar seguindo por muitos anos, já que adora o que faz.
Seu exemplo, certamente foi inspirador na carreira da filha. Desde criança, Rafaela acompanha o trabalho do pai. E com ele, trabalha desde o início da carreira. “A escolha em fazer arquitetura veio de forma muito natural; desde muito nova, já sabia o que eu queria ser”, conta a profissional. E diz que “não conseguiu escapar do dedo verde, recorrente na família. A bela moça estudou, inclusive, na mesma faculdade do pai.

A profissão
Para eles, o mercado é muito promissor. “O paisagismo é uma profissão que, a cada dia, se torna indispensável; preservar o verde hoje é uma necessidade de sobrevivência do nosso planeta, a palavra de ordem é sustentabilidade, preservar a vida e o verde é fundamental para nossas vidas”, afirma Marcelo.
Já Rafaela acredita que a constante expansão do mercado se dá porque as pessoas estão cada vez mais interessadas no assunto. “Hoje não dá mais para se pensar em construir uma casa, condomínio, ou edifício, sem contar com o trabalho de um arquiteto paisagista”, avalia.
E por estar se tornando uma necessidade em qualquer novo empreendimento, seja ele residencial ou comercial, o paisagismo precisa ser pensado desde o início do projeto.
Com esta nova realidade, informações sobre o assunto não param de surgir na internet. Com tanta informação disponível, Marcelo afirma que isso só ajuda, já que ficou muito mais fácil ver os projetos dos grandes paisagistas do mundo. “Quando comecei, tinha que ir até o Rio para conhecer os projetos de Burle Marx”, conta. Mas confessa que visitar os principais jardins do artista, na companhia dele, foi a maior aula que teve na vida. “Isso foi o máximo”, recorda.
Mais jovem, Rafaela compartilha o mesmo pensamento, mas diz que não gosta muito das receitas prontas. “Vejo muitos sites oferecendo dicas para plantas de sombra, por exemplo, que induzem pessoas leigas a optarem por plantas, sem levar em conta o tamanho que ela vai ficar e o estilo do restante do jardim”, ensina. E pontua que nada substitui o olhar de um profissional.

Negócios a parte
Para eles, a fórmula para que o trabalho em família funcione de forma harmoniosa, inclui respeito e profissionalismo. Marcelo sempre trabalhou em família. Começou com o pai e hoje divide papéis e pranchetas com a filha e também com a esposa, Adriana, que está sempre por perto dando suporte. E diz adorar trabalhar com elas. “Todos têm que ter respeito, deixar o ego de lado, ser profissionais e tratar a empresa como a instituição mais importante. Negócios e trabalho não aceitam desaforos, assuntos particulares devem ser resolvidos em casa e não no escritório, ou vice e versa”, explica Marcelo. Rafaela admite que, mesmo com esta separação, às vezes os ambientes acabam se confundindo. “Nos almoços de domingo, vira e mexe falamos de nosso trabalho, não tem como fugir, afinal, eu, Marcelo e a minha mãe trabalhamos juntos. A minha irmã ainda não trabalha conosco, então ela não sabe de que piscina estamos falando, do jardim que finalizamos ou do novo cliente, etc. Então, ela se sente um pouquinho deslocada. Mas tenho certeza que logo vou conseguir convencê-la a se juntar a família também nos negócios”, torce.

A região
Com escritório funcionando a todo vapor na cidade, Marcelo afirma que Campinas é o maior centro de paisagismo do Brasil. “Temos uma tradição que começou com o mestre Renato Righeto, que nos 50, quando voltou do Rio de Janeiro, onde estudou, trouxe todos os conceitos dos jardins de Burle Marx, que revolucionaram o mundo”, salienta. Além disso, lembra que temos também a Floricultura Campineira, que produz plantas para jardins há quase 100 anos, e que tem hoje no comando Nuto Tilli. “Ele é um patrimônio do paisagismo nacional”, afirma. E cita também o Dr. Hermes Moreira de Souza, que foi, por muitos anos, diretor do departamento de plantas ornamentais do Instituto Agronômico de Campinas. Marcelo conta que todos os viveiros mais antigos, devemos muito a ele.
Atualmente, a Região Metropolitana de Campinas conta com vários viveiros produtores de árvores e plantas ornamentais. O Mercado de Flores do Ceasa Campinas e a cidade de Holambra, são referências no assunto. O profissional diz que isso torna Campinas uma referência no paisagismo nacional, com paisagistas de alto nível profissional, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.
“Acho que em Campinas existe mais profissionais da área de paisagismo por habitante do que qualquer outra cidade que eu conheço. Inclusive quando comparado a São Paulo”, complementa Rafaela.
A cidade se destaca ainda, pela qualidade de suas mostras de arquitetura, decoração e paisagismo. “Campinas possui mostras de altíssimo padrão, com certeza não perdemos em nada para as mostras das grandes capitais”, avisa Marcelo, que adora participar dos eventos, e que garante que isso é muito importante para o crescimento de qualquer profissional. Embora diga que é difícil dimensionar a quantidade de novos clientes, a cada nova exposição, ele não tem dúvida de que a participação traz muitos projetos. “Ao projetar, o profissional se esforça para surpreender, e a captação de novos clientes, mesmo que não imediata, é uma consequência natural do trabalho bem feito”, avalia Rafaela.
Com o crescimento das cidades e o lançamento de novos empreendimentos, a demanda na área aumentou muito. E como em toda profissão existem os bons profissionais e aqueles que tentam crescer, mas não tem ética ou profissionalismo.
“Quanto se faz o que gosta e faz com amor e dedicação as dificuldades são meros detalhes, fáceis de serem superados”, afirma Marcelo.

Trajetória de conquistas
Com mais de 40 anos de profissão, Marcelo Novaes acumula inúmeros projetos realizados. Entre eles, o Condomínio Fazenda Grama, executado há cerca de 12 anos, e que hoje já está formado e foi premiado em um concurso internacional. Outro que ganhou destaque, muita repercussão, e se tornou referência na cidade, é a Avenida Mackenzie – o prolongamento compreendido entre a Rodovia D. Pedro e os condomínios que surgem na região do distrito de Sousas. Apesar do trabalho ser recente, a avenida se tornou muito especial, exatamente por conta de seu paisagismo, sendo muito utilizada como parque linear, e que recebe gente de toda parte para caminhar, andar de bicicleta e aproveitar tantas belezas naturais.
Aliás, o condomínio “EntreVerdes”, localizado nesta região, é outro empreendimento que tem assinatura do profissional.
Marcelo afirma que apesar de ter vários projetos grandes, gosta muito de fazer os residenciais, de todos os tamanhos, pois através do seu trabalho pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, além da integração homem natureza, o que é muito gratificante e prazeroso.
Seguindo seus passos, Rafaela avança na profissão, respeitando cada etapa, e se espelhando no sucesso do pai. Atualmente, tem trabalhado muito para recém-casados, com filhos pequenos. “Poder transformar sonhos em projetos é incrível. Agora, já tenho alguns projetos com jardim formado, e é sempre incrível acompanhar o desenvolvimento deles e das famílias que ali vivem”, conta. E revela que tem o sonho de projetar uma escola e um parque para a nossa cidade.
A profissional revela ter sido convidada para palestrar em algumas ocasiões. “Foram momentos incríveis. Poder compartilhar a minha paixão com outras pessoas é um grande presente, poder retribuir de alguma forma o que um dia fizeram comigo é simplesmente maravilhoso”, fala orgulhosa.
Super alto-astral, diz estar em uma fase muito tranquila, segura do caminho que começou a trilhar. Fala que as dificuldades são pequenas perto da alegria que sente em fazer o que ama, e que o único sentimento que tem é o de gratidão por tudo.

Projetos
Foram tantas ideias, tantos projetos, que fica difícil eleger o mais marcante.
Para Marcelo, o próximo é sempre o mais importante. “Os novos desafios é que fazem você estar sempre de bem com a vida, te motivam, e viver é um grande privilégio. A criatividade e o sonho estão muito próximos, separados por uma linha muito tênue, portanto, adoro sonhar. Já fiz muitos projetos que adoro, lindos, mas ainda não fiz o mais marcante...sempre será o próximo”, pondera. Já Rafaela, diz que escolher apenas um é muito difícil. “Eu me apaixono e me apego pelos meus projetos como se eles fossem os primeiros”, diz. Mas este ano, em especial, ela se sentiu realizada. Ao mostrar um projeto para o pai, ficou maravilhada ao ver que ele se surpreendeu com o resultado, e que nunca tinha imaginado algo como aquilo. “Nesse momento temos um vencedor”, conta orgulhosa.

Prêmios
Marcelo Novaes é, sem dúvida, um dos mais prestigiados profissionais da atualidade. Sua coleção de prêmios é extensa: Casa Cor São Paulo com o espaço Jardim do Observatório; prêmio no Concurso Revista Espaço D; 4° Prêmio Olga Krell - Categoria Paisagismo (2011); Americas Property Awards - Highly commended com o condomínio Fazenda da Grama (2013); Americas Property Awards – Best Residential Landscape Architecture Brazil com o condomínio Haras Patente (2014) e Americas Property Awards – Highly commended com o Condomínio EntreVerdes (2016) são apenas alguns deles. “Nesses anos todos, consegui respeito profissional, muitos amigos, me diverti fazendo os meus projetos; mas ter seguido o trabalho do meu pai, ver a continuidade, hoje na terceira geração, é muito gratificante, considero uma grande conquista”, comemora.

Na bagagem
Junto com o sucesso e o prestígio, vêm o aprendizado. Marcelo conta que uma das maiores lições que a vida profissional lhe proporcionou foi o amor e o respeito à natureza. “Quando plantamos uma árvore, plantamos para o futuro, para as próximas gerações, assim como recebemos das gerações passadas”, defende. Rafaela, por sua vez, recorre a uma visão mais poética para falar sobre o assunto: “Se não plantar, não cresce, e o mesmo se aplica ao amor, não é mesmo?”

O que vem por aí?
“Estou feliz, já plantei uma árvore, já escrevi um livro, tenho uma família maravilhosa e que amo muito, amigos incríveis que adoro”, revela Marcelo. No futuro, ele pretende continuar trabalhando, sempre em contato com a natureza. “E viajar, viajar, viajar, muito vinho com os amigos”, brinca. A jovem Rafaela aproveita o momento para refletir e agradecer pelas escolhas e erros cometidos. “Quero mostrar que a tradição está mais do que no sobrenome. Que o talento do meu pai, a honra e caráter dele também existem em mim. Tenho uma família que me apoia, um mundo inteiro para descobrir e muitas árvores e flores ainda por plantar. Dizem que a vida começa aos 30 e eu acredito nisso”, finaliza.

Talento perpetuado
Livros nacionais
- Os Jardins de Marcelo Novaes- Editora Europa
- Projetos dos Grandes Paisagistas Brasileiros - 2007 Editora Europa
- Arquitetos & Paisagistas - G&A Editora – 1ª. Publicação
- Arquitetos & Paisagistas - G&A Editora – 2ª. Publicação
- Arquitetos Book - Arquitetos & Paisagistas – G&A Editora 3ª. Publicação
- Jardins do Brasil - volume 5

Livros internacionais
- Garden Landscapes by Marcelo Novaes
- Outdoor Living - By Andréa Boekel
- New Brazilian Gardens The legacy of Burle Marx - Roberto Silva – Editora Tharmes e Hudson
- 1000 x Landscape Architecture - Editora BRAUN (Lançamento em Dez/08)
- Waterscapes - Editora BRAUN

Revistas internacionais
- El Jardín - edição nº. 22 - “Jardín para los amigos”
- Paisajismo - edição nº. 14 - El Jardin de Casa Cor 2006”

Nota da editora
“Que maneira mais linda de terminar 2017, com esse convite da Absoluta. Foi um ano profissionalmente muito desafiador e pessoalmente maravilhoso. Acho que é um sinal de que 2018 será um grande ano”, afirma Rafaela, no final da entrevista.
Nós é que agradecemos este carinho! Que venha 2018, cheio de benção e muitas realizações para todos nós!


JOGO RÁPIDO

                                 

  EM PRIMEIRO LUGAR: Família e amigos                               EM PRIMEIRO LUGAR: Família                      
  UMA COR: Azul                                                                                     UMA COR: Azul
  FLOR PREFERIDA: Orquídeas Wanda                                                  FLOR PREFERIDA: No momento, protéia
  QUEM TE INSPIRA? A natureza                                                            QUEM TE INSPIRA? Meu pai, claro!
  REFÚGIO PERFEITO: Yellowstone Park                                               REFÚGIO PERFEITO: Minha casa
  TRILHA SONORA: Andrea Bocelli                                                         TRILHA SONORA: A risada dos amigos
  PALAVRA DE ORDEM: Dedicação                                                        PALAVRA DE ORDEM: Equilíbrio
  MANIA: Perfume e meus peixes                                                            MANIA: Falar com as mães
  DESEJO: Viajar sempre                                                                         DESEJO: Conhecer o mundo
  ADMIRAÇÃO: Roberto Burle Marx e Renato Righeto                           ADMIRAÇÃO: Minha mãe e meu pai
  UM MOMENTO: O nascimento das minhas filhas                                 UM MOMENTO: Um abraço verdadeiro
  BEBIDA: Vinhos                                                                                     BEBIDA: Café
  NUNCA USARIA: Smoking veludo vinho                                               NUNCA USARIA: Nunca digo nunca..
  PRATO PREFERIDO: Frutos do mar                                                     PRATO PREFERIDO: Polvo do papai
  HERANÇA DE FAMÍLIA: Caráter e honestidade                                   HERANÇA DE FAMÍLIA: O amor pelas plantas
  SAUDADE: Meu pai                                                                               SAUDADE: Significa que valeu a pena
  DESAFIO: Sempre o próximo projeto                                                    DESAFIO: Eu topo!
  UM CONSELHO: Sempre podemos fazer melhor                                 UM CONSELHO: Seja sincero e mantenha as coisas simples
  NO FINAL DE SEMANA: Vinho, família e amigos                                  NO FINAL DE SEMANA: Ficar em casa, viajar, comer bobagem
  RECEITA PARA A FELICIDADE: Sempre fazer o bem para                  RECEITA PARA A FELICIDADE: Saber valorizar as pequenas coisas da vida
  o próximo e não se preocupar com a vida alheia                                  
SONHO DE CONSUMO: Um ano sabático viajando pelo mundo
  ABSOLUTA É... O máximo!                                                                    ABSOLUTA É... Indispensável!

 


Assine nossa Newsletter



























Uau que lindaaaaaa. Arrasaram!
Vocês estão de parabéns e crescendo muito, qualidade incrível do material e obrigada pela parceria e publicação sempre.
Patrícia Martins, Baobá Comunicação

 

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los”, Dalai Lama
A equipe da Revista Absoluta é assim… um verdadeiro time de profissionais bem intencionados e determinados a expressar com rigor reportagens idôneas e imparciais. Nossos agradecimentos pelos 20 anos dedicados para a divulgação das realizações e conquistas da nossa gente contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa cidade e região. Em cada edição uma surpresa interessante e gratificante.
Desejo do fundo do coração que o otimismo e confiança permaneçam presentes em toda família ABSOLUTA. E que Fé e Paixão os abracem nos próximos 20..30..anos.Que venham os melhores próximos anos!
Adriana Novaes, empresária

 

Mensagem