20/04/19 Stella Pastana Tozo

Campinas Decor terá ambiente em homenagem à empresária

Este ano, a Campinas Decor terá um espaço especialmente criado para render homenagens a Stella Maria Leite Pastana Tozo, empresária que esteve à frente da mostra nos últimos 17 anos, ao lado de Sueli Cardoso. Ela faleceu em novembro de 2018, mas deixou sua marca, força e carisma para toda a equipe envolvida no projeto deste que é o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado de São Paulo.
Em sua 24ª edição, que ficará aberta ao público de 26 de abril a 16 de junho, a mostra terá um ambiente projetado em homenagem a Stella. Trabalhando na Campinas Decor desde sua primeira edição, em 1996, e como organizadora do evento junto com Sueli de 2001 a 2018, ela deixou um importante legado para o mercado de arquitetura e decoração regional e trabalhou ativamente para que a mostra promovesse a recuperação e doação de benfeitorias em patrimônios públicos - característica que ganha cada vez mais força na trajetória da Campinas Decor. Juntas, Stella e Sueli também transformaram a Campinas Decor na principal mostra do interior paulista, com visibilidade nacional.
Batizado de "Espaço Lembrança", o ambiente de 48 m2 será assinado pela arquiteta Letícia Ribeiro, em sua nona participação no evento. Letícia foi convidada pela organização para o desafio de projetar um espaço no qual serão resgatados momentos históricos das mostras anteriores, nas quais a atuação de Stella foi decisiva, e também a vida pessoal e familiar da empresária.
"Será nossa primeira edição sem a Stella, embora ela tenha participado ativamente já desse projeto e de seu lançamento, e acreditamos que um ambiente que relembre sua história e a trajetória da mostra em si, que se misturam, será uma boa forma de homenageá-la e de resgatar todos os momentos bons que vivemos", afirma Sueli Cardoso.
"Teremos uma galeria com imagens e informações para que todos possam relembrar toda a dedicação da Stella em relação ao evento, que era sua paixão. Como plano de fundo dessa vida profissional, também teremos a área da família e outros interesses que despertavam nela a mesma dedicação que ela nutria pela Campinas Decor. A intenção é poder passar para o visitante e também para as pessoas do convívio da Campinas Decor a grande mulher que era a Stella, empreendedora, sonhadora", conta Letícia.
Entre os diversos itens que irão compor a ambientação do espaço, além dos diversos painéis, Letícia comenta que serão expostos dois bustos de mulheres feitos por Stella, que era formada em artes plásticas.
Letícia projetou o ambiente com a propriedade de quem construiu uma sólida relação de trabalho e amizade com Stella, assim como muitos outros profissionais que há anos acompanham a Campinas Decor. O primeiro contato aconteceu logo após Stella e Sueli terem se tornado proprietárias da empresa.
"Me mudei para Campinas assim que me formei em São Paulo e não conhecendo ninguém na cidade, comecei a procurar lugares e empresas voltados para a área de arquitetura. Soube que havia um evento, Campinas Decor, que reunia vários profissionais gabaritados. Liguei no telefone fixo da mostra e a Stella coincidentemente atendeu ao telefone. Expliquei minhas intenções e situação e ela me pediu que eu fosse naquele mesmo momento até o escritório. Com alguns poucos desenhos da faculdade e meu currículo, fui até lá e conversamos. Foi o primeiro contato, depois fui chamada para ir ao escritório novamente e fiquei como estagiária para ajudar na obra junto com o engenheiro Henrique Cury Costa, no primeiro ano em que a Stella e Sueli eram as novas diretoras da Decor. Foi um desafio para todas nós, por ser o primeiro ano. Ao lado de equipe reduzida mas totalmente dedicada, conseguimos um evento lindo. A partir disso, tivemos uma relação de amizade. Ela, muito apoiadora da nova geração, teve um peso enorme no meu início profissional e, consequentemente, na minha postura como profissional e carreira", relembra.

Sobre a Campinas Decor 2019
A Mosra será realizada no casarão conhecido por ter abrigado o Colégio Atheneu, no bairro Cambuí, região nobre e central da cidade. Os visitantes poderão conferir 43 ambientes internos e externos assinados pelos principais nomes do setor em Campinas e região, nos quais serão exibidas as principais tendências em arquitetura, decoração e tecnologia para residências e espaços comerciais.
No total, serão 3.600 metros quadrados de passeio, sendo 1.400 metros quadrados de área construída original e o restante de jardins.


Assine nossa Newsletter

























Parabéns à Revista Absoluta que está completando 18 áureos anos! Que venham muitos outros anos, e certamente virão! Com esta equipe que trabalha com excelência e paixão o resultado será sempre o sucesso!
A Absoluta sempre esteve ao meu lado nos momentos marcantes da minha vida e da minha carreira. Esteve comigo nos lançamentos dos meus quatro livros, fazendo uma brilhante cobertura. Mas o que mais me marcou ao longo destes anos, foi a homenagem que a Revista fez quando o meu pai, o jornalista esportivo Luciano do Valle, faleceu em abril deste ano. Senti-me acolhida e confortada com as belas palavras escritas e com a reverência ao meu grande pai! Valleu, Absoluta! 
Fernanda do Valle, escritora 

Parabéns Absoluta!!! A revista Absoluta veio há 18 anos, e veio para ficar. Suas matérias são especialíssimas e acrescentam sempre algo a mais em nossa vida.
A cada mês, uma surpresa e uma surpresa melhor. Gosto, em particular de ver as fotos do arquivo do saudoso amigo Jamil Abrahão, que nos fazem lembrar a fase áurea de nossa sociedade.
Minhas queridas Betty, Isabelle e Gabriella herdaram os dons preciosos da grande dama de nossa sociedade, a amada Esmeralda, mãe e avó delas, pertencente à tradicional família Abrahão Aburad, para levar a frente esta magnifica ‘ABSOLUTA’”.
José Herculano Vicente