20/04/19 Stella Pastana Tozo

Campinas Decor terá ambiente em homenagem à empresária

Este ano, a Campinas Decor terá um espaço especialmente criado para render homenagens a Stella Maria Leite Pastana Tozo, empresária que esteve à frente da mostra nos últimos 17 anos, ao lado de Sueli Cardoso. Ela faleceu em novembro de 2018, mas deixou sua marca, força e carisma para toda a equipe envolvida no projeto deste que é o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo do interior do Estado de São Paulo.
Em sua 24ª edição, que ficará aberta ao público de 26 de abril a 16 de junho, a mostra terá um ambiente projetado em homenagem a Stella. Trabalhando na Campinas Decor desde sua primeira edição, em 1996, e como organizadora do evento junto com Sueli de 2001 a 2018, ela deixou um importante legado para o mercado de arquitetura e decoração regional e trabalhou ativamente para que a mostra promovesse a recuperação e doação de benfeitorias em patrimônios públicos - característica que ganha cada vez mais força na trajetória da Campinas Decor. Juntas, Stella e Sueli também transformaram a Campinas Decor na principal mostra do interior paulista, com visibilidade nacional.
Batizado de "Espaço Lembrança", o ambiente de 48 m2 será assinado pela arquiteta Letícia Ribeiro, em sua nona participação no evento. Letícia foi convidada pela organização para o desafio de projetar um espaço no qual serão resgatados momentos históricos das mostras anteriores, nas quais a atuação de Stella foi decisiva, e também a vida pessoal e familiar da empresária.
"Será nossa primeira edição sem a Stella, embora ela tenha participado ativamente já desse projeto e de seu lançamento, e acreditamos que um ambiente que relembre sua história e a trajetória da mostra em si, que se misturam, será uma boa forma de homenageá-la e de resgatar todos os momentos bons que vivemos", afirma Sueli Cardoso.
"Teremos uma galeria com imagens e informações para que todos possam relembrar toda a dedicação da Stella em relação ao evento, que era sua paixão. Como plano de fundo dessa vida profissional, também teremos a área da família e outros interesses que despertavam nela a mesma dedicação que ela nutria pela Campinas Decor. A intenção é poder passar para o visitante e também para as pessoas do convívio da Campinas Decor a grande mulher que era a Stella, empreendedora, sonhadora", conta Letícia.
Entre os diversos itens que irão compor a ambientação do espaço, além dos diversos painéis, Letícia comenta que serão expostos dois bustos de mulheres feitos por Stella, que era formada em artes plásticas.
Letícia projetou o ambiente com a propriedade de quem construiu uma sólida relação de trabalho e amizade com Stella, assim como muitos outros profissionais que há anos acompanham a Campinas Decor. O primeiro contato aconteceu logo após Stella e Sueli terem se tornado proprietárias da empresa.
"Me mudei para Campinas assim que me formei em São Paulo e não conhecendo ninguém na cidade, comecei a procurar lugares e empresas voltados para a área de arquitetura. Soube que havia um evento, Campinas Decor, que reunia vários profissionais gabaritados. Liguei no telefone fixo da mostra e a Stella coincidentemente atendeu ao telefone. Expliquei minhas intenções e situação e ela me pediu que eu fosse naquele mesmo momento até o escritório. Com alguns poucos desenhos da faculdade e meu currículo, fui até lá e conversamos. Foi o primeiro contato, depois fui chamada para ir ao escritório novamente e fiquei como estagiária para ajudar na obra junto com o engenheiro Henrique Cury Costa, no primeiro ano em que a Stella e Sueli eram as novas diretoras da Decor. Foi um desafio para todas nós, por ser o primeiro ano. Ao lado de equipe reduzida mas totalmente dedicada, conseguimos um evento lindo. A partir disso, tivemos uma relação de amizade. Ela, muito apoiadora da nova geração, teve um peso enorme no meu início profissional e, consequentemente, na minha postura como profissional e carreira", relembra.

Sobre a Campinas Decor 2019
A Mosra será realizada no casarão conhecido por ter abrigado o Colégio Atheneu, no bairro Cambuí, região nobre e central da cidade. Os visitantes poderão conferir 43 ambientes internos e externos assinados pelos principais nomes do setor em Campinas e região, nos quais serão exibidas as principais tendências em arquitetura, decoração e tecnologia para residências e espaços comerciais.
No total, serão 3.600 metros quadrados de passeio, sendo 1.400 metros quadrados de área construída original e o restante de jardins.


Assine nossa Newsletter

























Eu acompanho a Revista Absoluta desde o seu nascimento, sua infância e sua adolescência. Ao vê-la hoje, em plena mocidade, posso afirmar, sem medo, que ela sabe como construir a sua própria história. História de prestígio, credibilidade, entusiasmo e conquista de amizades. Absoluta cresceu. Crescer é superar obstáculos: sejam eles de alegrias e dores, derrotas e vitórias, lutas e sacrifícios, conflitos e incertezas. Absoluta anda por novos caminhos. Andar é... enfrentar o desconhecido, deixar marcas na sua passagem, se firmar com estilo e personalidade. Absoluta nasceu para ser mensageira: distribuir boas novas, dar boas dicas, documentar acontecimentos marcantes do nosso tempo, destacar os profissionais que se dedicam ao progresso das ciências e das relações humanas. A revista não abre mão da beleza interior de cada pessoa que ela focaliza. Acompanhei o seu trajeto e as suas mudanças pelas ruas e avenidas da nossa cidade. Visitei cada morada do seu destino e tomei o cafezinho gostoso com a sua equipe acolhedora, que cresceu unida, vestindo a camisa da sua marca, com a mais absoluta coragem e fidelidade. Vi revistas nascerem e acabarem enquanto a Absoluta caminhava heráldica, saltitando por entre as pedras do caminho. Recebi a honra de ser capa da "Absoluta gente" no lançamento das suas primeiras edições. Tive os meus textos, poemas e as minhas viagens registradas nas suas páginas. Sempre me senti valorizada por ela, enquanto pessoa, prestigiada enquanto artista, e sou grata pelo destaque que a revista Absoluta deu à minha trajetória existencial. Participei de enquetes da revista, ilustrações de textos, me vi entre amigos, tantas vezes, em fotos publicadas nas suas páginas sociais. Costumo chamar Betty Abrahão de Fênix... a ave da mitologia grega que, mesmo quando considerada morta, renasce das cinzas e alça vôo, pro alto, em busca das nuvens. Considero Isabelle o porto seguro desta obra que se eterniza na história de Campinas. Betty e Isabelle são "almas- irmãs" na vida e na parceria do seu trabalho. O sucesso da Revista Absoluta tem a sua origem na cumplicidade de um sonho que se desabrocha e se estende além dos limites da nossa cidade. Podemos comemorar as 100 edições em família, com a certeza de que fazemos parte desta história. Usarei as palavras de Rubem Alves [o escritor sempre destacado e valorizado por esta revista], para sintetizar a minha homenagem a toda a Equipe Absoluta: "O fato é que todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever, acreditam, ainda que forma tênue, que o seu falar faz uma diferença... e desta crença depende o seu sono e o seu acordar..." Parabéns pela centésima edição!!!! Siga Absoluta!!!! Siga fazendo novos caminhos, ao andar...!!! Beijos
Anna Maria Badaró

 

Querida Betty, obrigada pela revista online, adorei ler as boas novidades de Campinas. Beijos de nós da Alemanha 
Lúcia Hinz, Atelier Hinz