Absoluta

23/04/19 Retail Conference

Economista chefe da ACREFI participa de evento da ACIC Campinas

O economista chefe da ACREFI - Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, Nicola Tingas, é presença confirmada no ‘Retail Conference 2019’, que acontece na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, no Expo D. Pedro em Campinas. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas, o evento vai debater "O Novo DNA do Varejo - Físico, Digital e Humano", e contará com cerca de 15 palestrantes, em oito horas de conteúdos, e um público estimado em mais de 2.500 pessoas.

O objetivo da conferência é apoiar e impulsionar o segmento, por meio da apresentação de tendências e soluções factíveis para o varejista de pequeno, médio e grande porte. O Retail Conference é um reposicionamento do Fórum Regional do Varejo, realizado por seis anos consecutivos pela ACIC, e que passa a ter abrangência nacional. 

O panorama atual da economia no Brasil e o impulsionamento do crédito, a partir do novo Cadastro Positivo, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, serão os temas apresentados pelo economista da ACREFI, primeiro palestrante do dia. As novas regras tornam automática a inclusão de consumidores no Cadastro Positivo, o que possibilitará ao bom pagador no mercado brasileiro conseguir acesso mais fácil e vantagens no momento de comprar, como juros menores, ou na hora de pedir financiamento e empréstimos.

Tingas estima que nos próximos anos - após a implantação do cadastro positivo - haverá um crescimento na relação Crédito x PIB, saindo dos atuais 47% para algo próximo de 70% a 80%. “A aprovação do Cadastro Positivo é um passo muito importante no aumento de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), redução de taxas de juros, inclusão no mercado de crédito de cidadãos e pequenos empresários. É um importante passo na melhora da experiência no relacionamento entre clientes e instituições financeiras”, ressalta.

O economista espera ainda que ocorra uma redução da ordem de 40% no nível da inadimplência, um dos maiores pesos da composição da taxa de juros. “Outro fator importante é que, com mais informações, o agente financeiro poderá conceder crédito dentro de um prazo mais adequado, conforme a necessidade do cliente e o bem que ele está adquirindo”, enfatiza. 

Segundo ele, essa medida definitivamente nos conduz para um novo momento do crédito - com mais informações positivas das pessoas. “Essa democratização de informações fará com que tenhamos uma inclusão financeira daqueles potenciais consumidores que não estão participando do mercado formal de crédito por falta de informações adequadas, destaca Tingas, pontuando que “o crédito recursos livres para pessoa física cresceu 5,2% em 2017, 11,3% em 2018 e estimamos um crescimento nominal de 12% em 2019. O PIB deve alcançar algo em torno de 1,4%, inflação 3,70% e a Selic poderá ser menor - em torno entre 6,0% e 5,5% - com a aprovação de uma reforma da Previdência consistente”, projeta.

Tingas atualmente é economista chefe da ACREFI. Foi também superintendente de economia & economista chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 2007 e 2008. Atuou como economista chefe e estrategista para a América Latina do WestLB Bank New York e do Banco WestLB Brasil, e economista chefe Brasil - Mercados Emergentes do Banco NorChem (Noroeste - Chemical Bank). Atuou como professor de Economia Aplicada pela FGV Management. Graduado em economia pela Universidade Mackenzie, e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Tem estudos pós-graduados em economia e finanças públicas pela FGV-SP. Tem extensão em economia global por Harvard e em gestão macroeconômica pelo Banco Mundial - USP.

Serviço
Retail Conference 2019
Dia 25 de abril, quinta-feira, das 8h às 18h
Expo D. Pedro. Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II - Campinas (SP)
 


Assine nossa Newsletter



























Eu acompanho a Revista Absoluta desde o seu nascimento, sua infância e sua adolescência. Ao vê-la hoje, em plena mocidade, posso afirmar, sem medo, que ela sabe como construir a sua própria história. História de prestígio, credibilidade, entusiasmo e conquista de amizades. Absoluta cresceu. Crescer é superar obstáculos: sejam eles de alegrias e dores, derrotas e vitórias, lutas e sacrifícios, conflitos e incertezas. Absoluta anda por novos caminhos. Andar é... enfrentar o desconhecido, deixar marcas na sua passagem, se firmar com estilo e personalidade. Absoluta nasceu para ser mensageira: distribuir boas novas, dar boas dicas, documentar acontecimentos marcantes do nosso tempo, destacar os profissionais que se dedicam ao progresso das ciências e das relações humanas. A revista não abre mão da beleza interior de cada pessoa que ela focaliza. Acompanhei o seu trajeto e as suas mudanças pelas ruas e avenidas da nossa cidade. Visitei cada morada do seu destino e tomei o cafezinho gostoso com a sua equipe acolhedora, que cresceu unida, vestindo a camisa da sua marca, com a mais absoluta coragem e fidelidade. Vi revistas nascerem e acabarem enquanto a Absoluta caminhava heráldica, saltitando por entre as pedras do caminho. Recebi a honra de ser capa da "Absoluta gente" no lançamento das suas primeiras edições. Tive os meus textos, poemas e as minhas viagens registradas nas suas páginas. Sempre me senti valorizada por ela, enquanto pessoa, prestigiada enquanto artista, e sou grata pelo destaque que a revista Absoluta deu à minha trajetória existencial. Participei de enquetes da revista, ilustrações de textos, me vi entre amigos, tantas vezes, em fotos publicadas nas suas páginas sociais. Costumo chamar Betty Abrahão de Fênix... a ave da mitologia grega que, mesmo quando considerada morta, renasce das cinzas e alça vôo, pro alto, em busca das nuvens. Considero Isabelle o porto seguro desta obra que se eterniza na história de Campinas. Betty e Isabelle são "almas- irmãs" na vida e na parceria do seu trabalho. O sucesso da Revista Absoluta tem a sua origem na cumplicidade de um sonho que se desabrocha e se estende além dos limites da nossa cidade. Podemos comemorar as 100 edições em família, com a certeza de que fazemos parte desta história. Usarei as palavras de Rubem Alves [o escritor sempre destacado e valorizado por esta revista], para sintetizar a minha homenagem a toda a Equipe Absoluta: "O fato é que todos aqueles que ainda têm a ousadia de falar e escrever, acreditam, ainda que forma tênue, que o seu falar faz uma diferença... e desta crença depende o seu sono e o seu acordar..." Parabéns pela centésima edição!!!! Siga Absoluta!!!! Siga fazendo novos caminhos, ao andar...!!! Beijos
Anna Maria Badaró

 

Acabei de receber por e-mail a revista deste mês, parabéns está uma revista diversificada, com conteúdo e muito bonita. Em especial gostei da matéria das cozinhas, as fotos que colocaram ficaram ótimas. Adorei!!
Lucyene Del Alamo

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades