22/10/19 Inquietações em tempos de insônia

Leonardo Tonus lança livro de poemas

Idealizador da Primavera Literária Brasileira, hoje uma das principais plataformas de divulgação da literatura brasileira no exterior, Leonardo Tonus lança seu livro de poemas “Inquietações em tempos de insônia” (Editora Nós) no dia 24 de outubro, em Campinas. Professor de literatura brasileira na Sorbonne Université, em Paris, Tonus apresenta o livro e conversa com os presentes a partir das 18h30, na Aliança Francesa de Campinas, no bairro Cambuí, com mediação do jornalista e escritor José Pedro Soares Martins e acompanhamento musical da pianista Tania Tonus, professora no Conservatório de Tatuí.

Leonardo Tonus reúne no livro uma coletânea de poemas escritos entre o período anterior às últimas eleições presidenciais e os primeiros meses do governo atual. Com prefácio da filósofa Márcia Tiburi, o autor explica que o livro nasceu de uma reflexão pessoal sobre a situação do Brasil e o impacto, nacional e internacional, na cultura e em outras áreas, gerado pelas turbulências políticas recentes.
O escritor e educador lança o seu livro em uma maratona por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Campinas é a única cidade do interior a receber o lançamento, em uma iniciativa da Aliança Francesa de Campinas, revista literária digital Pé de moleque e a Editora Nós.

Em 2014 Leonardo Tonus foi condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier das Palmas Acadêmicas e, em 2015, Chevalier das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês. Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 e da exposição "Oswald de Andrade: passeur anthropophage", no Centre Georges Pompidou (França, 2016), é o idealizador e organizador do festival Printemps Littéraire Brésilien, hoje presente em vários países.

O escritor e educador publicou diversos artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou (e co-ordenou), entre outros, a publicação, entre outros, de Samuel Rawet: ensaios reunidos (José Olimpio, 2008) e das antologias La littérature brésilienne contemporaine — spécial Salon du Livre de Paris 2015 (Revista Pessoa, 2015), Olhar Paris (Editora Nós, 2016), Escrever Berlim (Editora Nós, 2017) e Min al mahjar ila al watan - Da Terra de Migração Para a Terra Natal (Revista Pessoa/ Abu Dhabi Departement of Culture and Tourism/Kalima, 2019). Vários de seus poemas foram publicados em antologias e revistas nacionais e internacionais. É autor de duas coletâneas de poesia : Agora Vai Ser Assim (Editora Nós, 2018) e, agora, Inquietações em tempos de insônia (Editora Nós, 2019).


Assine nossa Newsletter



























A Absoluta é uma revista com a qual aprendo muito! Adoro, sobretudo, as matérias de moda, que me auxiliam na produção de novos looks! Parabéns Betty e toda equipe! A Absoluta é absoluta em todos os sentidos!
Emmanuelle Alkmin, Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas

Com conteúdo variado e de qualidade, ler a Absoluta é um enorme prazer! Chegar aos 18 anos para nós significa atingir a maioridade. Para a Absoluta, uma grande conquista, mas ela já nasceu grande! 18 anos de Absoluta significam 18 anos de serviços prestados à nossa comunidade por este formidável veículo de comunicação! Betty e equipe, parabéns por mais um ano! Parabéns por seguirem em frente e produzirem com muito carinho e dedicação tanto conteúdo de qualidade. Brindemos e comemoremos, pois vocês vivem no TOPO! Um beijo.
Rodrigo Raineri, alpinista