22/05/18 Queijos italianos

Saiba como combinar o alimento com vinhos e pratos especiais

A harmonização entre o queijo e o vinho é a chave para preparar um jantar especial, ainda mais se os produtos forem de origem italiana. Entretanto, cada um possui uma característica específica e, para entender melhor, a nutricionista Renata Guirau e o sommelier Ricardo Custódio explicam e dão dicas de consumo. Confira:

Pecorino romano

É produzido com leite de ovelha e precisa de, pelo menos, cinco meses de maturação. Seu sabor é bem mais marcante, aromático, intenso e levemente picante. Para harmonizar, é indicado o vinho espanhol Bruma Monastrell, produzido na região de Jumilla. A bebida é acentuada, com toques de especiarias e levemente picante.

Grana padano
Feito à base de leite de vaca cru, é considerado semi-gordo e de consistência mais dura. Sua principal característica é o fato de ser granulado e quebrar com facilidade. Para esse tipo, a melhor pedida é o Notte Rossa Primitivo ou Negro Amaro, um italiano produzido na região de Puglia, conhecida como o “salto da Bota”. Seu perfil frutado harmoniza perfeitamente com a textura do queijo e seu sabor salgado.

Parmigiano reggiano

O produto é feito com leite de vaca fresco, sem aditivos ou qualquer tipo de tratamento. Passa por um processo de maturação, em que o leite irá adquirir sabor e texturas diferenciadas. A dica de vinho é o Chianti La Boncia, elaborado na Toscana, produzido com 100% de uva Sangiovese, que traz textura e sabores ideais para equilibrar.


A dica da nutricionista para esses e outros queijos é consumi-los no café da manhã e lanches intermediários. Na cozinha, é interesante usá-los para complementar sanduíches, tortas e petiscos. Confira algumas receitas para incluir no cardápio:

RISOTO COM PARMIGIANO



Ingredientes:
5 xic. caldo de legumes
1 xic. chá de cheiro verde picado
1 cebola pequena picada
3 folhas de louro
2 dentes de alho
1 xic. chá de parmigiano ralado
100ml azeite de oliva
3 colh.sopa de manteiga
2 xic. chá de arroz arbóreo
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite e a manteiga e doure a cebola e o alho amassado. Junte o arroz, 1 xícara de caldo de legumes, o louro e o cheiro verde picado.Cozinhe mexendo sempre até que o caldo evapore. Repita a operação com o restante do caldo de legumes, uma xícara por vez. Quando o arroz estiver al dente, acrescente o queijo ralado, cozinhe por mais dois minutos, desligue o fogo e sirva imediatamente.


NHOQUE COM QUEIJO GRANA PADANO



Ingredientes:
Ingredientes do nhoque
1kg inhame assado com casca
100g queijo grana padano ralado
300g farinha de arroz
2 gemas médias
1 pitada de sal

Ingredientes do creme de queijo
200g shitake picado
2 colh. de sopa de azeite
2 dentes de alhos amassados
50ml vinho branco
300g creme de leite sem soro
200g queijo grana padano

Modo de preparo:
Nhoque
Descasque o inhame assado e faça um purê, misturando o queijo ralado. Acrescente a farinha de arroz até dar liga para enrolar. Faça tiras e corte no formato de nhoque. Cozinhe em água fervente até que o nhoque suba na panela.

Creme de queijo
Aqueça o azeite e acrescente os cogumelos e o alho. Deixe dourar e em seguida acrescente o vinho, o creme de leite e o queijo. Mantenha cozinhando em fogo baixo até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Misture no nhoque cozido e sirva em seguida.


SALADA COM NOZES E QUEIJO PECORINO



Ingredientes:
200g ervilha congelada
200g ervilha torta
1 colh. sopa de vinagre balsâmico
2 colh. sopa de azeite extra virgem
1 colh. café de mostarda
1 colh. café de mel
100g queijo pecorino em lascas
½ xíc. nozes picadas
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe as ervilhas tortas por cerca de 15 minutos. Acrescente a ervilha congelada nos 5 minutos finais. Em uma tigela, misture o vinagre, o azeite, o mel, a mostarda, o sal e a pimenta. Acrescente as ervilhas já frias no molho e misture para incorporar o sabor. Finalize com o queijo em lascas e sirva em seguida. 
 

 


Assine nossa Newsletter


























Queridas Betty e Isabelle, quero cumprimentá-las pela beleza e qualidade da edição da revista nov/dez. Está incrível, elegante e muito interessante de ler!! As mudanças foram ótimas. Parabéns! 
Maria Inês Fini

Isabelle, boa tarde. Desejo expressar meu profundo agradecimento pela matéria que fizeram comigo. Você e sua equipe demonstraram muita sensibilidade, respeito e responsabilidade ao passar para o público as informações que tinham. A repercussão está incrível, e tenho certeza que servirá de alento a tantos outros que estejam passando por uma situação como a minha. Muito sucesso, abraço especial para a Betty e grande beijo
Dra.Sílvia Bellucci

Mensagem