29/11/17 Chef Decor 2017

Michel Lebedka vence competição com receitas da família russa

A influência russa está no DNA, nas panelas e agora no troféu que ele levou pra casa. O designer de interiores Michel Lebedka foi o vencedor do Chef Decor 2017, que reuniu cinco profissionais de arquitetura e decoração de Campinas em uma competição gastronômica inédita. O resultado foi anunciado na segunda-feira, dia 27, em um coquetel na Artzzi Contemporânea.
O segundo lugar ficou com a arquiteta Letícia Telles, cuja inspiração também veio de longe para encantar paladares: ela preparou pratos de origem tailandesa.
Durante 47 dias, o Chef Decor contou com cinco jantares semanais, preparados por cada um dos candidatos, nas cozinhas das lojas que apoiaram o projeto: Todeschini, Ornare, Romanzza, Lovato Marcenaria e Elettromec. Além dos dois primeiros colocados, participaram das provas os arquitetos Roseana Monteiro, Fernando Consoni e Marcos Xavier.
Em seu agradecimento, ao saber da premiação, o ganhador Lebedka evocou o afeto por suas raízes como motivação. “Podem ter certeza de que ali, naqueles pratos, tinha muito de mim e da minha história. Muito obrigado por esse reconhecimento”, disse ele ao receber o troféu das mãos do organizador do Chef Decor, o publicitário Lenine Faria, da Prosa Branding.
“O Chef Decor nasceu da observação do talento de tantos amigos arquitetos e designers para a gastronomia. Afinal, acredito que ambos resultam de criatividade e, portanto, são universos convergentes. E nossos cinco profissionais durante a competição se tornaram chefs e mostraram seus projetos NA cozinha, e não DE cozinha”, disse Faria durante a cerimônia de encerramento.
Um troféu idêntico ao de Lebedka foi entregue à Lovato Marcenaria, que sediou o seu jantar no dia 13 de novembro. As peças em ouro rose e mármore Armani foram criadas pelo designer André Dias Barreto. Panelas e acessórios Le Creuset, cursos e workshops no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG) e utilitários de design para cozinha fizeram parte dos prêmios distribuídos entre os participantes.
O júri fixo do Chef Decor foi formado pelo chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, que também atuou como consultor técnico das provas; pelo designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas, e por Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais.
A cada jantar, um convidado integrou a mesa de deliberação: a colunista social e presidente da Revista Absoluta, Betty Abrahão; o apresentador do programa Pop Station, Douglas Mann; o jornalista, chef e consultor gastronômico Manuel Alves Filho; a jornalista gastronômica Érica Araium e o gerente de qualidade do IFBG, Ávila Wenceslau.
 
O menu vencedor
O cardápio de Lebedka teve como entrada a famosa sopa Borsch, de beterraba, servida em um prato envolvido em gelo, numa alusão à gélida Sibéria. O prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik) com pernil suíno e bacon, servido com molho agridoce de laranja, acompanhado da torta Kurnik, com massa, panquecas e recheio de shimeji, shitake e batatas. 
O sous chef de Lebedka foi o seu sócio no escritório Contemporare, o arquiteto Marcelo Dias, que contribuiu com delicadeza e apuro estético para o sucesso do jantar – foi dele a montagem da sobremesa típica Muraveinik, ou formigueiro, servida sobre uma “pintura” de chocolate branco tingido nas cores da bandeira russa. O menu, como em todas as provas, foi harmonizado com vinhos da Adega Abadesco. 
Para conferir as fotos do jantar vencedor, acesse http://bit.ly/2iioDuX 
 
fotos Gustavo Tilio
 


Assine nossa Newsletter


























Queria parabenizar vocês por chegarem quase na edição 100 da Absoluta e por terem feito mais uma vez um excelente trabalho. Gostei muito da revista que está linda, luxuosa e gostosa de ler! Gostaria de agradecer pela parceria e mandar um beijo para você Isabelle e Betty, que já estou com saudades. Gostaria que se pudessem encaminhassem mais uma revista dessa edição para casa para eu levar para os EUA. Gosto que eles acompanhem o que fazemos aqui. 
Karin Herrmann

Ola Betty, como sempre se superando com a Absoluta. Aliás, ADORO lê-la EM MÃOS. 
Renata Barone

Mensagem