28/11/17 Chef Decor 2017

Michel Lebedka vence competição com receitas da família russa

A influência russa está no DNA, nas panelas e agora no troféu que ele levou pra casa. O designer de interiores Michel Lebedka foi o vencedor do Chef Decor 2017, que reuniu cinco profissionais de arquitetura e decoração de Campinas em uma competição gastronômica inédita. O resultado foi anunciado na segunda-feira, dia 27, em um coquetel na Artzzi Contemporânea.
O segundo lugar ficou com a arquiteta Letícia Telles, cuja inspiração também veio de longe para encantar paladares: ela preparou pratos de origem tailandesa.
Durante 47 dias, o Chef Decor contou com cinco jantares semanais, preparados por cada um dos candidatos, nas cozinhas das lojas que apoiaram o projeto: Todeschini, Ornare, Romanzza, Lovato Marcenaria e Elettromec. Além dos dois primeiros colocados, participaram das provas os arquitetos Roseana Monteiro, Fernando Consoni e Marcos Xavier.
Em seu agradecimento, ao saber da premiação, o ganhador Lebedka evocou o afeto por suas raízes como motivação. “Podem ter certeza de que ali, naqueles pratos, tinha muito de mim e da minha história. Muito obrigado por esse reconhecimento”, disse ele ao receber o troféu das mãos do organizador do Chef Decor, o publicitário Lenine Faria, da Prosa Branding.
“O Chef Decor nasceu da observação do talento de tantos amigos arquitetos e designers para a gastronomia. Afinal, acredito que ambos resultam de criatividade e, portanto, são universos convergentes. E nossos cinco profissionais durante a competição se tornaram chefs e mostraram seus projetos NA cozinha, e não DE cozinha”, disse Faria durante a cerimônia de encerramento.
Um troféu idêntico ao de Lebedka foi entregue à Lovato Marcenaria, que sediou o seu jantar no dia 13 de novembro. As peças em ouro rose e mármore Armani foram criadas pelo designer André Dias Barreto. Panelas e acessórios Le Creuset, cursos e workshops no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG) e utilitários de design para cozinha fizeram parte dos prêmios distribuídos entre os participantes.
O júri fixo do Chef Decor foi formado pelo chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, que também atuou como consultor técnico das provas; pelo designer de interiores, artista plástico, ilustrador e estilista Luís Roberto de Castro Rios, vice-diretor da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) em Campinas, e por Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais.
A cada jantar, um convidado integrou a mesa de deliberação: a colunista social e presidente da Revista Absoluta, Betty Abrahão; o apresentador do programa Pop Station, Douglas Mann; o jornalista, chef e consultor gastronômico Manuel Alves Filho; a jornalista gastronômica Érica Araium e o gerente de qualidade do IFBG, Ávila Wenceslau.
 
O menu vencedor
O cardápio de Lebedka teve como entrada a famosa sopa Borsch, de beterraba, servida em um prato envolvido em gelo, numa alusão à gélida Sibéria. O prato principal foi o Churrasco Russo (chachlik ou shashlik) com pernil suíno e bacon, servido com molho agridoce de laranja, acompanhado da torta Kurnik, com massa, panquecas e recheio de shimeji, shitake e batatas. 
O sous chef de Lebedka foi o seu sócio no escritório Contemporare, o arquiteto Marcelo Dias, que contribuiu com delicadeza e apuro estético para o sucesso do jantar – foi dele a montagem da sobremesa típica Muraveinik, ou formigueiro, servida sobre uma “pintura” de chocolate branco tingido nas cores da bandeira russa. O menu, como em todas as provas, foi harmonizado com vinhos da Adega Abadesco. 
Para conferir as fotos do jantar vencedor, acesse http://bit.ly/2iioDuX 
 
fotos Gustavo Tilio
 


Assine nossa Newsletter



























Com certeza mais uma edição imperdível !!! Grande profissional Dr. Queiroz !!! 
Adriana Novaes, empresária

Parabéns Betty, mais uma vez showwww !!! Cada edição melhor (se é que é possível). Obrigado pelo carinho e deferência !
Carlos Pupo

Mensagem