25/08/18 Sabores da Terra

Festival Gastronômico Itinerante volta a Águas de Lindoia

Durante o feriado prolongado da Independência, que acontece de 6 a 9 de setembro, Águas de Lindoia, a “Capital Termal do Brasil”, recebe, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”. O evento, sucesso de público por onde passa, retorna à estância hidromineral pelo segundo ano consecutivo para celebrar sua oitava edição.
Reconhecida como uma das principais feiras do gênero do estado de São Paulo, a festa leva à Praça Adhemar de Barros, o badalado cartão-postal da estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista, suas características exclusivas e uma programação especial voltada para toda a família.
O público tem a chance de degustar pratos diversificados da culinária raiz, clássicos da gastronomia nacional e internacional, cervejas e chopes artesanais, além de conhecer e levar para casa produtos regionais da feira do produtor. Serão mais de 20 operações entre gastronomia e produtores. Aulas-show, com a participação de chefs renomados, shows musicais todos os dias e espaço kids para as crianças incrementam ainda mais o evento.
O “Sabores da Terra” tem início na quinta-feira, dia 6 às 18h, com atrações previstas até as 22h. Na sexta-feira, dia 7, feriado em que se comemora a Independência do Brasil, e no sábado, dia 8, o Festival acontece das 12h às 22h e, no domingo, dia 9, das 11h às 16h.
A entrada é um quilo de alimento não perecível e o ingresso faz parte da proposta solidária que acompanha a marca desde a primeira edição e a arrecadação será revertida em prol do Fundo Social de Solidariedade de Águas de Lindoia.

Terceiro ano de sucesso
Criado em 2016 pela Elo Produções, o evento entra em seu terceiro ano de atividades pelo interior do Estado de São Paulo. Seis cidades já receberam o formato inovador do festival – Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Holambra e Águas de Lindoia. Juntas, as festas realizadas nestes municípios reuniram 60 mil visitantes.
O Festival se mantém fiel a filosofia de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais. O resgate das memórias e da cultura das regiões por onde passa é um dos diferenciais do “Sabores da Terra”.
“Quem passar pelo evento vai saborear iguarias que só se encontram no interior. Nosso estado é tão rico, carregado de histórias e repleto de cozinheiras e cozinheiros de mão cheia. São receitas seculares que passam de geração para geração e podem se perder com o tempo, por isso queremos divulgar cada vez mais essa gastronomia de raiz, essa culinária caipira com seus ingredientes típicos e carregados de sabor”, conta Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do evento que, nessa edição, conta com a co-realização da WB Produções & Eventos.

Horas e horas de sabores e diversão
A segunda passagem do Festival por Águas de Lindoia conta com pelo menos 20 expositores, que trazem uma infinidade de pratos, produtos e sabores.
Mais uma vez o público vai encontrar novidades gastronômicas, que fazem parte dos principais festivais do gênero realizados no país. É o caso do porco espalmado, assado por inteiro, da equipe do Apaixonados por Churrasco. A churrasqueira é acesa no início da madrugada e depois de horas de cozimento, o prato é servido por volta do meio-dia, após ser “pururucado” e fatiado em porções. O resultado é de dar água na boca.
A oitava edição do evento ainda traz como destaque o assador Fábio Barbosa e a equipe do Rancho do Maiado, todos filiados à Associação dos Churrasqueiros do Brasil. Fábio, da cidade vizinha Monte Sião (MG), vice-campeão na Competição Nacional de Churrasqueiros do Chile e campeão da 1ª Copa Sul-americana de Churrasco, em Campo Grande (MS), vai pilotar o braseiro de um “Varal de Carnes”, que reúne linguiça artesanal, costelinha suína e fraldinha bovina, além de churrasco vegetariano, com abóbora cabotiá, mandioquinha, batatas e abacaxi.
A Queima do Alho, tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, cujo cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de chapa, também ficará sob o comando de Fábio. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Para fazer a “Queima”, que é uma das estrelas do “Sabores da Terra”, Fábio Barbosa contará com a ajuda da Comitiva do Rancho do Maiado.

Chefs fazem aulas-show gratuitas
A presença de chefs renomados durante o Festival já se transformou em tradição. Para esta edição, a chef Mariana Helou, vencedora do Reality “Que Seja Doce”, do canal fechado GNT, fará uma aula de brigadeiro para os baixinhos na sexta-feira às 14h30.
Graduada em Hotelaria, Mariana Helou foi a Londres, onde se formou Chef Pâtissier através da prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, além de especializar-se em decoração de bolos na Westminster College. A presença da chef no evento vai prestigiar e valorizar os talentos locais, já que Mariana é de Águas de Lindoia.
No sábado às 14h30, é a vez do agrônomo Lucas Simão entrar em cena com uma aula de Charcutaria. Simão aprendeu a fazer linguiça há 10 anos em Bragança Paulista (SP), cidade que ficou famosa em todo o país pela iguaria, e se apaixonou pela arte. Ele se aprofundou no assunto com diversos cursos, inclusive no Sul do País. Nos “Pampas”, aprendeu as técnicas tradicionais dos imigrantes europeus sem o uso de conservantes e químicas. Atualmente cursando Gastronomia e filiado ao movimento Slow Food, uma das bandeiras levantadas pelo evento, Simão prega a valorização dos produtos locais e dos pequenos produtores.
A terceira aula-show será feita pelo chef Lucas Constantini, de Monte Sião (MG), no domingo às 14h30. O profissional vai ensinar ao público que estiver na arena a receita de um bombom de damasco com morango, que chama “Amor ao Entardecer”. Lucas Constantini é formado em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro, com pós-graduação em Gestão de Qualidade em Gastronomia. O chef se especializou em confeitaria. Participou de vários cursos na área e é campeão do reality “Que Seja Doce”, do GNT. Lucas Constantini ainda é medalha de bronze no Desafio “Hall da Fama”.

Shows agitam os 4 dias de evento
Para animar ainda mais a festa na Praça Adhemar de Barros, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” traz shows especiais com artistas locais e da região.
A programação começa na quinta-feira às 20h30, com a presença da dupla Adryan & Adriel, que faz sucesso na região do Circuito das Águas Paulista e já participou de inúmeros programas de televisão.
No feriado de 7 de setembro, duas apresentações estão agendadas no parque gastronômico da praça principal de Águas de Lindoia. Às 12h30, sobe ao palco o Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira. A corporação é um dos destaques da cultura raiz no Estado e oferece ao público um repertório de sucessos sertanejos que marcaram época. Orquestras de viola, como a Morena da Fronteira, são presenças obrigatórias no Festival que prestigia a cultura caipira.
Depois, às 21h, a banda D.I.Z no More faz um show acústico. Conhecida por abrir apresentações de grandes nomes da música na casa Red Eventos, em Jaguariúna, o grupo promete agitar a noite do feriado com clássicos do rock internacional.
Para o sábado, mais dois shows estão programados. O grupo Triloucura abre a programação às 12h30 com samba de roda da melhor qualidade. Às 21h, está de volta ao festival a consagrada banda The Brothers, que traz clássicos internacionais e que promete não deixar ninguém parado. A dupla Jonas e Diego fecha a grade musical no domingo, a partir das 12h30, com sucessos do universo do sertanejo universitário.
Para essa edição os hotéis oficiais do Festival são: Hotel Vacance, Hotel Guarany e Hotel Fredy, todos apoiadores do evento e preparados para receber os turistas amantes da gastronomia.

Serviço
8º Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” Praça Adhemar de Barros, Centro, Águas de Lindoia-SP
Dias 6 a 9 de julho, quinta-feira a domingo
Horários:
Quinta-feira – 18h às 22h
Sexta-feira (feriado) e sábado – 12h às 22h
Domingo – 11h às 16h
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível
www.festivalsaboresdaterra.com.br

foto Milenium e Samir Tanurri
 


Assine nossa Newsletter



























Compromisso, seriedade, credibilidade, variedade de temas, e muitos outros fatores fazem a Revista Absoluta ser respeitada por todos e ter percorrido estes anos com tanta dignidade. Parabenizo toda a equipe “Absoluta” e que vocês possam continuar sempre na luta.
Ligia Rafful

 

Bonita e arrojada a Revista Absoluta busca constantemente as novidades e tendências de moda e comportamento, além de apresentar uma seção gourmet criativa com grades nomes das cozinhas e excelentes receitas. Para nós, é sempre uma satisfação celebrarmos essa parceria editorial, existente há tantos anos e Desejamos, também, que a Revista siga sempre assim, sendo esta importante referência para Campinas
Cristina Róseo, gerente de alimentos e bebidas da Rede Vitória Hotéis

 

Mensagem