03/09/18 Alimentação saudável

Aprenda a se alimentar bem no ambiente de trabalho

Começar o dia com um café da manhã saudável e levar o almoço para o trabalho, na maioria das vezes, é o planejamento ideal. Mas, apesar dos esforços, fazer lanchinhos pouco inteligentes ao longo do dia pode sabotar todo o processo. Mas será que existe alguma maneira de evitar esse hábito?
“Você pode criar um ambiente de trabalho mais saudável para si mesmo”, explica Milton Stokes, mestre em nutrição e porta-voz da Associação Americana de Nutrição. O segredo é se planejar com antecedência e criar estratégias. De acordo com Stokes, mesmo aqueles que fazem escolhas saudáveis podem se “sabotar” no escritório. Se sabe o que tem para enfrentar, pode se prevenir para continuar seguindo o programa.

Com a ajuda do Vigilantes do Peso selecionamos uma lista de dicas e como evitá-los. Confira!

“Campo minado”
Todo local de trabalho tem um ou mais desses alimentos traiçoeiros: um pote cheio de bombons, biscoitos bem visíveis, uma caixa com restos de pizza, entre outros. Render-se a essas guloseimas no ambiente de trabalho significa consumir muitas calorias e, consequentemente, ganhar peso.
Estratégia: Montar o próprio estoque. Certifiquar de que terá sempre lanches saudáveis ao seu alcance para, assim, evitar as tentações. Fazer uma mistura caseira de nozes e frutas secas ou levar biscoitos integrais, cookies integrais light ou barra de cereal sem chocolate, pode ser uma boa.

O almoço no trabalho
Se a agenda é cheia de reuniões de negócios bem na hora do almoço, é possível que se depare frequentemente com a necessidade de pedir comida pelo telefone. Essas refeições costumam ser com poucas opções saudáveis e milhares de calorias são consumidas por meio da maionese e molhos para saladas. Um almoço em um fast-food típico, normalmente, contém calorias suficientes para estourar a cota diária de qualquer pessoa.
Estratégia: Planeje-se com antecedência para evitar as opções que contribuem para o ganho de peso. Você até pode comer comidas mais calóricas, mas mantenha o tamanho de suas porções pequeno e peça molhos à parte, usando-os com moderação. Comer algum alimento saudável e nutritivo antes do almoço para diminuir a fome. Experimente uma porção de amêndoas ou um iogurte light. Não vá trabalhar sem se alimentar antes: aqueles que pulam o café da manhã são mais suscetíveis a exagerar na hora do almoço.

Pausas refrescantes
Energéticos e refrigerantes podem “afogar” o planejamento rapidamente. Essas bebidas não passam de calorias desperdiçadas sendo acumuladas. Com refrigerantes, energéticos e isotônicos é fácil consumir mais de 200 calorias.
Estratégia: Ter uma squeeze cheia de água na mesa de trabalho. Beber água e comer uma barra de cereal com uma fruta é muito melhor.

A lanchonete
Olhe por horas para a lanchonete próxima ao seu trabalho, que mesmo assim vai ser difícil encontrar um único item que tenha calorias e gorduras que valham a pena.
Estratégia: Manter a mesa de trabalho abastecida com lanches saudáveis para evitar momentos do tipo “eu preciso comer alguma coisa”. E se, por acaso, tiver que ir a lanchonete, comprar um sanduiche de pão integral com frios magros e queijo branco, biscoitos integrais com baixo teor de gordura ou vitamina de fruta com leite desnatado, pode ser uma boa opção.


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Parabéns, a revista está demais!!!! Muito obrigada pela matéria linda e carinhosa sobre o casamentos de minha filha. Vocês são especiais. Muito sucesso sempre
Elinéia M. Moreira Bergo

Betty Abrahao, essa é pra vc Absoluta! No castelo de Caras 2011. Surpresa! www.facebook.com/photo.php?v=258014677565068  
Bya Barros, arquiteta