15/01/18 Homens no Pilates

Prática ajuda a diminuir estresse e aumentar a capacidade física

As aulas de Pilates são mais frequentadas por mulheres do que por homens. Isso é fato. Mas a prática também é benéfica para os homens. Vale lembrar que o criador do método é Joseph Pilates, que o desenvolveu a atividade para ajudar soldados feridos e debilitados.
Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, muitos homens sabem dos benefícios da técnica. “O que vemos é que eles têm receio de procurar por ser uma atividade mais frequentada por mulheres. Mas, depois, acabam adorando as aulas”, garante.
Listamos quatro motivos para que os homens comecem a se sentir mais a vontade com a prática:

Trabalho do corpo de uma forma global
A musculação é uma atividade física que divide o corpo em segmentos. Já o Pilates trabalha de uma forma global, o que ajuda na queima de calorias. Também auxilia no equilíbrio e no fortalecimento do core, conjunto de músculos que circunda o centro de gravidade e é formado pelos músculos do abdômen, da lombar, da pelve e do quadril.

Melhora na elasticidade
A baixa flexibilidade não só compromete a realização de algumas atividades diárias como, na velhice, pode até limitar algumas delas. Boa parte dos movimentos do Pilates envolve a movimentação tridimensional, que trabalha os três eixos espaciais, o que aumenta a amplitude dos movimentos e melhora a elasticidade muscular.

Melhora do desempenho esportiva
Ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core, a atividade reduz as chances de lesão e aumenta a coordenação e o equilíbrio. Outro benefício diz respeito à consciência corporal, que se ganha com a prática regular.

Menos estresse 
Em alguns aspectos, o Pilates fez uso de alguns princípios do ioga, como a respiração consciente e o foco nos movimentos. Muitos exercícios são desafiadores até para quem já está acostumado com a prática de atividades físicas. É preciso concentrar-se nos movimentos para conseguir realizá-los. Com isso, a mente não fica voltada para pensamentos ruins ou destrutivos. 


Assine nossa Newsletter



























Registro com satisfação a possibilidade de poder me manifestar publicamente em prol de um trabalho que tem, ao longo de duas décadas, sido reconhecido e referendado por pessoas que, a exemplo da amiga Betty Abrão, faz a diferença em nossa Cidade. Em momento que vivemos crise de todos os lados muito me anima assistir e poder aplaudir aqueles que sempre estão criando e inovando em seu meio de trabalho. A Revista Absoluta é expressão muito além de um meio de comunicação- afinal, agrega pessoas, leva a melhor informação, desperta reflexão sobre temas importantes, critica e não perde a elegância e, acima de tudo, mantem o respeito e credibilidade de seus leitores. Parabéns a toda equipe que integra a Revista Absoluta!
Ligia Cristina de Araujo Bisogni, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

 

Com certeza mais uma edição imperdível !!! Grande profissional Dr. Queiroz !!! 
Adriana Novaes, empresária