15/01/18 Homens no Pilates

Prática ajuda a diminuir estresse e aumentar a capacidade física

As aulas de Pilates são mais frequentadas por mulheres do que por homens. Isso é fato. Mas a prática também é benéfica para os homens. Vale lembrar que o criador do método é Joseph Pilates, que o desenvolveu a atividade para ajudar soldados feridos e debilitados.
Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, muitos homens sabem dos benefícios da técnica. “O que vemos é que eles têm receio de procurar por ser uma atividade mais frequentada por mulheres. Mas, depois, acabam adorando as aulas”, garante.
Listamos quatro motivos para que os homens comecem a se sentir mais a vontade com a prática:

Trabalho do corpo de uma forma global
A musculação é uma atividade física que divide o corpo em segmentos. Já o Pilates trabalha de uma forma global, o que ajuda na queima de calorias. Também auxilia no equilíbrio e no fortalecimento do core, conjunto de músculos que circunda o centro de gravidade e é formado pelos músculos do abdômen, da lombar, da pelve e do quadril.

Melhora na elasticidade
A baixa flexibilidade não só compromete a realização de algumas atividades diárias como, na velhice, pode até limitar algumas delas. Boa parte dos movimentos do Pilates envolve a movimentação tridimensional, que trabalha os três eixos espaciais, o que aumenta a amplitude dos movimentos e melhora a elasticidade muscular.

Melhora do desempenho esportiva
Ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core, a atividade reduz as chances de lesão e aumenta a coordenação e o equilíbrio. Outro benefício diz respeito à consciência corporal, que se ganha com a prática regular.

Menos estresse 
Em alguns aspectos, o Pilates fez uso de alguns princípios do ioga, como a respiração consciente e o foco nos movimentos. Muitos exercícios são desafiadores até para quem já está acostumado com a prática de atividades físicas. É preciso concentrar-se nos movimentos para conseguir realizá-los. Com isso, a mente não fica voltada para pensamentos ruins ou destrutivos. 


Assine nossa Newsletter


























Para conhecer a revista ‘Absoluta’, é preciso conhecer a Betty Abrahão. Conhecer Betty Abrahão, é conhecer Campinas nas suas artes, cultura, eventos, rodas sociais, história da cidade e daqueles que escreveram e escrevem essa história.
Betty Abrahão está sempre presente. Faz acontecer! Ela programa, propaga e promove a integração daqueles que daqui são e dos que de fora vieram. O DNA de Betty Abrahão vem marcado com o de seu tio Jamil Abrahão, mas como dizia um dos meus brilhantes professores da PUC em minha Faculdade de Direito: ‘a gente reconhece que o professor é bom, quando o aluno supera o mestre’. Certamente Jamil Abrahão sente-se feliz ao ver onde ela e a revista ‘Absoluta’ chegaram.
Além de se somar a isso, seu jeito faceiro, seu sorriso presente, a elegância irretocável e autenticidade que levam sua marca, por onde passa. Ah! E a revista?
Muito bonita, bem formatada, artigos interessantes, além de todas as entrevistas que desvendam, com curiosidades, um pouquinho da história daqueles que têm o privilégio de estar em suas páginas. Leitura leve, para qualquer ocasião. Não precisa ser ‘usada com moderação’.
Parabéns ‘Absoluta’, parabéns Betty Abrahão, parabéns Campinas e parabéns, com absoluta convicção, de que a ‘Absoluta’ é um presente. Com carinho.
Célia Leão, deputada estadual

A revista ABSOLUTA 100 é especial em muitos sentidos. Demonstra a capacidade de seus dirigentes e editores de vencer em campo extremamente competitivo: a informação da sociedade, de negócios, da vida social e da participação ativa da família campineira no contínuo e crescente desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. A inovação que o Uva Bar trouxe para Campinas, com oferta de aperitivos e pratos sofisticados sempre acompanhados de vinhos, encontrou na Absoluta identidade perfeita, pela sofisticação, requinte e bom gosto de seus clientes. Por sua centésima edição, parabéns! Um brinde cheio de borbulhas, espumas e prazer. Tim - Tim!
José Lúcio Natali

 

Mensagem