15/01/18 Homens no Pilates

Prática ajuda a diminuir estresse e aumentar a capacidade física

As aulas de Pilates são mais frequentadas por mulheres do que por homens. Isso é fato. Mas a prática também é benéfica para os homens. Vale lembrar que o criador do método é Joseph Pilates, que o desenvolveu a atividade para ajudar soldados feridos e debilitados.
Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, muitos homens sabem dos benefícios da técnica. “O que vemos é que eles têm receio de procurar por ser uma atividade mais frequentada por mulheres. Mas, depois, acabam adorando as aulas”, garante.
Listamos quatro motivos para que os homens comecem a se sentir mais a vontade com a prática:

Trabalho do corpo de uma forma global
A musculação é uma atividade física que divide o corpo em segmentos. Já o Pilates trabalha de uma forma global, o que ajuda na queima de calorias. Também auxilia no equilíbrio e no fortalecimento do core, conjunto de músculos que circunda o centro de gravidade e é formado pelos músculos do abdômen, da lombar, da pelve e do quadril.

Melhora na elasticidade
A baixa flexibilidade não só compromete a realização de algumas atividades diárias como, na velhice, pode até limitar algumas delas. Boa parte dos movimentos do Pilates envolve a movimentação tridimensional, que trabalha os três eixos espaciais, o que aumenta a amplitude dos movimentos e melhora a elasticidade muscular.

Melhora do desempenho esportiva
Ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core, a atividade reduz as chances de lesão e aumenta a coordenação e o equilíbrio. Outro benefício diz respeito à consciência corporal, que se ganha com a prática regular.

Menos estresse 
Em alguns aspectos, o Pilates fez uso de alguns princípios do ioga, como a respiração consciente e o foco nos movimentos. Muitos exercícios são desafiadores até para quem já está acostumado com a prática de atividades físicas. É preciso concentrar-se nos movimentos para conseguir realizá-los. Com isso, a mente não fica voltada para pensamentos ruins ou destrutivos. 


Assine nossa Newsletter



























Na matéria da revista Absoluta, em que Isabelle Sabbatini escreveu o texto sobre Egas Francisco, tive uma certeza: ela compreendeu um gênio !!!!!!
As suas palavras descrevem Egas como alguém "que inspira mansidão, acolhimento, ousadia e loucura". Esta é a síntese da genialidade de quem suplanta todas as expectativas de ser apenas um igual e abraça com ousadia e coragem as suas próprias contradições para construir um novo caminho. Pessoas que extrapolam os conceitos vulgares de simplesmente existir e, assim, atingem a genialidade. Pessoas que tornam menos sombria a condição humana, porque elas tem a criatividade e a força de espírito maior do que a maioria das pessoas integradas no contexto do existir comum.
Parabéns, Isabelle !!! Amei a matéria !!!! Bjs
Anna Maria Badaró, artista plástica

Muito mais sucesso e sempre ! Beijão
Elaine Mello 

Mensagem