13/02/18 Fim da festança

5 dicas para vencer a preguiça após o Carnaval

O ato de deixar para amanhã tarefas difíceis e que tiram a mente da zona de conforto é algo orgânico. Ou seja, todos os seres humanos são programados biologicamente para procrastinar, e isso acontece porque o ato de deixar para depois tem a ver com o medo que existe desde o nascimento. Medo da tarefa não ficar boa, medo do cliente não gostar do que vamos entregar, medo dos colaboradores que fazem a gestão, medo de não ter retorno com o próprio negócio, etc.
A Universidade do Colorado divulgou, recentemente, que procrastinação e impulsividade podem ser agravadas por questões genéticas. Outro estudo feito pela Universidade de Carleton, no Canadá, mostra que procrastinar afeta a nossa saúde física e mental, e as pessoas que o realizam, com frequência, tendem a ter mais dores de cabeça e contraírem gripe mais facilmente. Deixar para o dia seguinte uma atividade que pode ser feita sem interrupções pode ser algo positivo. Por isso, procrastinar não é algo necessariamente ruim. O que o torna um hábito nocivo é o excesso, ou seja, quando vira rotina.
Com a ajuda de Leiza Oliveira, CEO de uma rede de idiomas, listamos 5 dicas para acabar com a procrastinação no trabalho:

1.Combata a sua insegurança
Procrastinar tarefas complicadas tem a ver com os nossos medos. Existem pessoas que têm medo do sucesso e não percebem. O primeiro passo para combater o "deixar para amanhã" é se observar. Vale escrever em um papel como se sente no momento em que aparece a preguiça. Dessa forma, terá refletido racionalmente sobre os seus sentimentos e ficará mais fácil enfrentar as inseguranças. 

2. Não abuse da sua força de vontade
Desde pequenos, ouvimos dos nossos pais e professores que com força de vontade é possível conquistar o mundo. É verdade que ela tem um papel fundamental na conquista dos objetivos, mas ela se esgota. Isso porque a força de vontade está ligada a energia cerebral, e como sabemos a nossa mente fadiga após algum tempo sendo usada. O que te mantêm em pé de manhã, depois da noite mal dormida, produzindo bem e entregando resultados são os seus objetivos pessoais. Por isso, crie os objetivos de curto, médio e longo prazo. E comece devagar com eles. Com objetivos traçados, fica mais fácil controlar a ansiedade e não se culpar quando a força de vontade acabar.

3. Deixe abas de aplicativos fechadas e mantenha o celular longe
Essa dica parece ser óbvia, mas é a mais difícil de conseguir praticar. Isso acontece porque muitas profissões dependem de respostas instantâneas. Todavia, é comprovado que os seres humanos não são multitarefas e quando o fazem acabam não tendo foco e o resultado da entrega é duvidoso. Logo, avise clientes, parceiros, fornecedores e até seu chefe que nem sempre estará de olho na tela. E caso seja algo urgente, que podem te ligar. Manter-se longe destas distrações, durante tarefas como planejar, lidar com números ou mesmo escrever um texto, é uma lição de ouro para terminá-las. Vale estabelecer uma rotina de a cada 2 horas de atividade, um descanso de 20 minutos, que envolva mexer no celular e\ou tomar um café.

4. Coloque deadline\prazo para as suas tarefas
Vale colocar em uma planilha e acompanhar as suas tarefas diárias. Ao final do dia você terá o que executou e pode fazer um relatório semanal para usar como folow up.

5. Pratique mindfulness no trabalho
Não estamos falando de meditar todos os dias. Se você conseguir fazer isso, ótimo! Mas essa última dica tem a ver com o ato de manter os cinco sentidos no presente. A mente é elástica, por mais que no começo pareça difícil colocar a audição, visão, tato, paladar e olfato no presente, a prática tornará isso em hábito. O mindfulness traz a concentração, a concentração leva ao desenvolvimento da tarefa e, concomitantemente, a conclusão dela. Ao finalizar as suas atividades, sem procrastinar, você elevará a sua satisfação mental e o seu sucesso profissional!
 


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