22/02/18 Bolso cheio

5 dicas para guardar dinheiro em 2018

Nunca é tarde para aprender a economizar e guardar dinheiro, especialmente em tempos de economia instável. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, apenas 34% dos brasileiros têm esse hábito. Com os tradicionais gastos do início do ano ficando para trás, este é o momento certo para recuperar as finanças e guardar dinheiro. Pensando nisso, o especialista em planejamento financeiro Raphael Swierczynski, elaborou 5 dicas para fazer seu saldo bancário crescer.

Respeite o dinheiro
O primeiro passo para guardar dinheiro é respeitá-lo, ou seja, ter consciência de que, para a imensa maioria das pessoas, ele é conquistado à custa de muito esforço e estresse. Quem não respeita o dinheiro, compra além do necessário e minimiza a importância de notas menores ou moedas. Não se trata de ser materialista e tornar o dinheiro uma obsessão. Mas "cultivá-lo" com a devida atenção.

Aprenda a dizer não
É impossível economizar se a despesa é superior ao orçamento. Parece óbvio, mas não é o que acontece na prática, como comprovam os muitos brasileiros endividados. Por isso, é fundamental aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Eventuais empréstimos para familiares e amigos, presentes caros e itens supérfluos no supermercado podem parecer inofensivos, mas comprometem a saúde financeira.

Peça desconto
Conseguir desconto é mais fácil do que se imagina. Normalmente, para o comerciante, vender mais barato é melhor que não vender. Portanto, não tenha vergonha e negocie sempre que possível, mesmo que o valor em questão não seja alto. A expressão "de grão em grão a galinha enche o papo" não existe à toa. Um desconto aqui e outro ali fazem diferença a longo prazo.

Invista
Já que não gastar dinheiro é impossível, a melhor maneira de vê-lo crescer é fazendo investimentos. Existem opções que combinam boa rentabilidade e baixo risco, acessíveis mesmo para quem tem um orçamento modesto. É o caso da previdência privada, que não deve ser vista apenas sob à luz da aposentadoria. Seja qual for a escolha, o importante é investir com sabedoria. Pesquise na Internet, fale com o gerente de seu banco ou consulte um especialista.

Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito é certamente o maior inimigo de quem quer guardar dinheiro. A tentação de usar o "plástico", a ser pago apenas no mês seguinte, é grande, mas deve ser controlada. Não se engane: a conta vai chegar e pode ser assustadora se não houver o mínimo de planejamento. Outros perigos do cartão de crédito são o parcelamento (que cria a falsa sensação de controle) e a possibilidade de pagar o valor mínimo da fatura (os juros vão multiplicar a dívida).
 


Assine nossa Newsletter


























A revista Absoluta é a primeira, única e sem concorrência no seu segmento, ganhando este espaço, numa construção de 18 anos, que coroa a sua expertise em conteúdo e formatação, dando-lhe uma condição de total respeitabilidade e confiança.Mas, o que mais cativa a nós, os seus leitores, é o extremo respeito e responsabilidade, quanto à forma de colocar todas as suas reportagens!
Exerce sua função de cidadania, na multiplicação de opiniões, conceitos e posturas de vanguarda e transcende as fronteiras da nossa querida Campinas, do nosso Estado e do Brasil!
Cada tiragem supera as nossas expectativas, quanto ao bom gosto estético, ético e moral. Inteligente, instigante e interessante!
Que Deus abençoe a todos e que possamos contar com a Absoluta sempre em nossas casas!
Murillo Antonio Moraes de Almeida -Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campinas

Parabéns pelo espírito empreendedor que consolida 20 anos de brilhante trabalho de comunicação, especialmente no setor editorial. A revista se destaca pela edição com conteúdo leve e de extremo bom gosto sobre pertinentes temas que criam elos entre a cidade e o mundo. Desejo a toda equipe que sempre encontre uma nova forma de recomeçar. Afinal é isso que distingue as grandes pessoas das pequenas.
Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier

 

Mensagem