11/06/19 Sua imagem

Aprenda a despertar interesse no ambiente profissional

Você já percebeu como muitas vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está no cartão de visitas. Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber um pouco mais, como as atividades que envolvem sua função, temas importantes e até curiosidades. Quando estamos em ambientes com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga quando escutamos: “E você, o que faz”?
De acordo com Vivian Wolff, coach de vida e carreira, formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, em Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, de Barcelona, parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que acontecem duas coisas: primeiro, queremos nos “vender bem” e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor que fez a fatídica pergunta. "No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo", explica.
Se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. "Devemos simplificar nossa mensagem. Essa é a alternativa mais eficaz quando queremos nos apresentar e causar impacto. Os americanos têm até um famoso termo chamado “elevator pitch”, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador", acrescenta. 
Para ajudar você a simplificar sua mensagem, Vivian dá algumas dicas. Confira! 

Defina como quer se posicionar

O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo.

Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação
Descubra que interesses tem o seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais.

Use palavras que todo mundo entende
Sabe aquele jovem da sua empresa que nasceu depois de 1990 e sabe tudo de programação? Se você entende o que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo sem ser da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática no seu meio. Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou break-even, por exemplo.

Pratique
Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal.

Revise a mensagem de tempos em tempos
Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais.


Assine nossa Newsletter

























A história da Absoluta é cheia de desafios e desbravamentos incessantes! Venho acompanhando esta caminhada vitoriosa desde a sua fundação.
O sucesso alcançado, não foi chegando por acaso. Foi fruto de muita persistência, trabalho árduo, empreendedorismo, união de propósitos, metas bem definidas mas,sobretudo, tendo como base o calor do entusiasmo e um idealismo indestrutível. Uma revista sempre aberta e receptiva a novas ideias, reflexões e conhecimentos. Tenho arquivado no meu escritório, um exemplar de cada edição pois o conteúdo
dos artigos permanece sempre atual.
Tenho especial admiração pela equipe de trabalho e grupo de colaboradores que, apesar de muito enxuta, sempre conseguiu manter um nível de alta competência.
E, neste momento especial de aniversário, parabenizo com o coração, a Presidente e Fundadora Betty e sua companheira inseparável, Isabelle, diretora de redação.
Ambas formam uma liga de muito amor e competência!
Enfim, estamos todo em uníssono, celebrando uma história de grande envergadura que completa 18 anos com a satisfação do dever cumprido.
Maria Angélica Barreto Pyles

 

Muito orgulho participar de mais uma edição da Absoluta, com Betty Abrahão, Isabelle Sabbatini e um grande time de jornalistas e colunistas. Revista cada vez melhor!
José Pedro Martins, jornalista