09/02/20 Você anda desanimado?

Confira 5 dicas para se livrar do desânimo

O corpo humano responde emocionalmente a tudo que acontece no dia a dia. A frustração e a sensação de incapacidade tomam conta quando se aposta em uma determinada situação que não tem o desfecho esperado. O medo e a ansiedade são parceiros na espera pelo resultado da entrevista de trabalho, que não chega. A insegurança grita na incerteza de tomar a iniciativa e enviar uma mensagem para aquela pessoa especial, que parece, por conta da demora em dar “sinal de vida”, não estar tão interessada assim.
“Todas essas angústias e desapontamentos decepcionam e machucam. E o resultado chama-se: desânimo. O desânimo denota a falta de ânimo, palavra que vem do latim animus, que significa alma. Portanto, metaforicamente falando, o desanimado está sem alma, sem vida, sem estímulo ou motivação para prosseguir”, explica o psiquiatra especializado em medicina psicossomática, hipnose dinâmica e também médico do trabalho, Leonard Verea.

Ele explica também que é natural essa sensação em momentos de muita dificuldade e tentativas frustradas. “É algo comum, inerente ao ser humano. Não há mal algum em estar assim por alguns momentos, principalmente quando não se alcança algo muito desejado. A rotina também pode ser desanimadora também. A falta de coragem para procurar um novo trabalho, por exemplo, pode fazer com que a pessoa seja um profissional sem energia criativa. No entanto, é preciso estar atento para que essa sensação não ultrapasse os limites da normalidade e deixe de ser algo passageiro para se transformar em depressão”, afirma o psiquiatra.

Segundo o Verea, é preciso ter atitude frente às dificuldades. A iniciativa de agir para mudar a própria realidade é algo individual, que depende unicamente de cada um. O médico dá cinco orientações que podem trazer de volta a vontade de sorrir! Confira:

1- Faça planos!
Muitas vezes o desânimo vem da falta de objetivos de vida. Procure algo que motive a levantar da cama, arregaçar as mangas e seguir.

2- Coma, durma bem e pratique alguma atividade física!
A alimentação saudável é um dos primeiros passos para uma vida com mais saúde. A serotonina, por exemplo, é a responsável pela sensação de bem-estar. A produção dessa substância pode ser estimulada pelo consumo de alimentos como: carne, peixe, ovos, chocolate escuro, abacaxi, banana, entre outros. Dormir bem é importante. Durante o sono, descansamos do estresse e de tudo o que drena energia. A prática de alguma atividade física vai estimular outras substâncias que deixam uma sensação gostosa – dopamina e endorfina estão entre elas.

3- Presenteie-se!
Vez ou outra agrade-se. Compre uma peça de roupa ou acessório. Cuide da aparência, faça uma limpeza de pele, por exemplo. Relaxe. Uma massagem pode ajudar a ver a vida com lentes mais coloridas.

4- Saia de relacionamentos tóxicos!
Eles sugam energia e provocam sentimentos negativos. Fuja!

5- Invista em você!
Descubra mais sobre você. O autoconhecimento trará a sensação de confiança e mais segurança diante dos desafios da vida. É preciso identificar o gatilho para poder “atacá-lo”. Se não conseguir sozinho, procure ajuda profissional.
 


Assine nossa Newsletter



























Uma publicação que dá gosto de folhear. Parabéns à equipe.
Daniel Gialluca, fotógrafo

A Absoluta chega à maioridade de maneira magnífica.Em todos esses anos, soube aliar a memória histórica significativa dos fatos ao presente palpitante e traçar cenários precisos para o futuro. Soube aliar fatos, dados e informações das mais diversas áreas do conhecimento, da cultura, da arte e até da religião. Com a revista, ficamos mobilizados por muitas causas, nos comovemos, tivemos prazer, rimos e choramos, mas ela nos encantou a cada edição. Parabéns Betty e Isabelle!
Que essa energia mágica que lhes permite conduzir a Absoluta de forma tão especial, seja sempre abençoada.
Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)