Absoluta

26/02/20 Pós-Carnaval

4 dicas para recuperar as energias

Sinônimo de folia e agitação, o Carnaval é a época do ano que muita gente aproveita para dar aquela escapadinha da rotina. Porém, depois das festas, voltar ao ritmo com as energias revigoradas pode se tornar uma tarefa difícil.
Para ajudar os foliões recuperarem as forças após dias intensos de comemoração que causam um acumulo de cansaço, a consultora do sono Renata Federighi, dá quatro dicas essenciais para
revigorar o corpo e a mente, lembrando que a recuperação do sono deve ser feita de forma gradual e a longo prazo para restaurar o padrão natural. 

Adeque seu cardápio
Uma refeição pesada antes de deitar pode prejudicar a qualidade do sono, principalmente se ingerir alimentos que dão energia. Durante o período noturno a digestão se torna mais lenta, por esse motivo é importante evitar os exageros nas porções e no consumo de alimentos de difícil digestão, muito gordurosos ou com alto índice glicêmico.

Hidratação é fundamental
Assim como os alimentos, existem também os líquidos corretos. Água, sucos naturais e chás de cor clara devem ser prioridade na hora da hidratação. "Quanto mais líquidos bebemos, mais toxinas o nosso corpo elimina. Também são responsáveis por regular o nosso metabolismo". O fundamental é que se beba em média 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar de pessoa para pessoa.

Opte por atividades leves
Por mais que os dias tenham sido intensos durante a folia, engana-se quem pensa que a recuperação é proveniente apenas do repouso. Descansar é importante, mas a especialista indica atividades físicas leves que liberem endorfina, hormônio que produz sensação de bem-estar. "É normal que nosso corpo fique tenso depois de grandes eventos, dando espaço às dores musculares. Um simples alongamento promove relaxamento e oxigenação para as células", certifica Renata. Porém alerta para que os exercícios sejam feitos sempre até 3 ou 4 horas antes de deitar, para não atrapalhar o descanso.

Garanta um sono de qualidade
Os horários irregulares de sono devem ser reajustados para que as fundamentais 7/8 horas bem dormidas sejam asseguradas. Para isso, é necessário um ambiente calmo, escuro, bem arejado e confortável. "Colchão e travesseiros corretos são indispensáveis. O primeiro deve ser macio o suficiente para deitar sem afundar, já o travesseiro deve sustentar a cabeça e alinhar a coluna". A posição mais indicada para dormir é a lateral com os joelhos semiflexionados e, de preferência, com um travesseiro entre eles. "É durante a noite que recuperamos as energias gastas, por isso devemos prioriza-las" finaliza a especialista.
 


Assine nossa Newsletter



























A revista está linda, como sempre.
Adelina Alcântara Machado

Betty Abrahao, essa é pra vc Absoluta! No castelo de Caras 2011. Surpresa! www.facebook.com/photo.php?v=258014677565068  
Bya Barros, arquiteta