Absoluta

11/06/20 Pedido de demissão

Saiba como sair sem fechar portas na empresa

Em tempos de pandemia, os profissionais do futuro já estão sendo desenhados. Enquanto muita gente esta perdendo o emprego, outras estão se desligando das empresas em busca de empreender sozinho ou com alguém conhecido. Nestes casos, é importante tomar cuidado na hora de pedir demissão e sair da empresa sem se queimar com ninguém.

Não é de hoje que conduzir bem o processo de desligamento é importante para manter as portas abertas, afinal nunca se sabe quando poderá encontrar um ex-chefe ou colega em outro lugar. O mundo corporativo pode ser bem menor do que parece e, por mais que você ache que será página virada, a vida poderá te surpreender.

Para ajudar quem passa por esse processo, listamos algumas dicas de como pedir demissão sem fechar as portas:

Explique-se
Explicar objetivamente o motivo do seu desligamento manterá sua imagem em alta. Não é preciso dizer que a empresa é ruim, que você não acredita mais nela, ou algo nesse sentido, até porque nunca se sabe o que vai acontecer no futuro. Se você estiver pedindo demissão porque arrumou um emprego para ganhar mais, seja sincero. Se a diferença salarial não for o fator principal, mas você enxergar mais chances de crescer no novo emprego ou empreendendo sozinho, explique isso, também de forma objetiva, focando as perspectivas de carreira. É importante sempre deixar claro quais os ganhos que você vê nessa troca.

Não faça ameaças
O tom da conversa nunca pode ser de ameaça. Alguns profissionais, ao pedirem demissão, dão a entender que, com sua saída, a empresa está condenada ao fracasso. Cuidado. Se você realmente acha que a empresa deveria ter valorizado mais o seu trabalho, ok, mas esta não é a hora de falar sobre isso. Se você queria ser mais valorizado, deveria ter dados sinais disso antes - e não justamente quando está de saída. 

Não critique
Jamais fale mal da empresa, dos chefes, dos colegas ou do ambiente de trabalho que está deixando. No momento da saída não vale a pena tratar feridas e discutir assuntos negativos. Lembre-se que, depois que você for embora, seus colegas continuarão na empresa e aqueles comentários ruins que você fez como desabafo podem se proliferar pelos corredores e mandar sua imagem (aquela, que você trabalhou anos para construir) pelos ares.

Solucione as pendências
Não deixe as pessoas na mão. Profissionais que não se preocupam com isso e acham que os problemas da empresa não são mais problemas seus, deixam uma péssima impressão que será lembrada pelo resto da vida. Tente afastar essa sensação deixando claro que você vai solucionar as pendências que tem antes de ir embora.

Pense bem

Depois que se desligar da empresa, pense bem antes de tomar qualquer atitude. Se a saída não foi como você imaginava, avalie bem antes de bloquear ex-chefes e colegas e fazer postagens nas mídias sociais informando seu desligamento, "alfinetando" quem convivia com você até outro dia. Esteja consciente de que muitas atitudes não poderão ser revertidas. Avalie se vale a pena pagar esse preço.


Assine nossa Newsletter













Adoro todos vocês da Absoluta e, para mim, é um enorme prazer ser uma leitora assídua e poder colaborar. Quero parabenizar a maior idade, o sucesso e utilidade para toda nossa comunidade de um veículo de informação, lazer e cultura da melhor qualidade. Uma revista linda como a Absoluta só pode ser produzida por pessoas maravilhosas como você Betty e toda sua equipe. Estou feliz por todos vocês. Comemorem e celebrem muito esta vitória - 18 anos - um marco sensacional!
Nazira Mahayri

Betty, parabéns seria pouco pela beleza e mudança da sua revista, foi um enorme prazer estar com vocês. Ela não deve nada comparada a uma revista Francesa ou Italiana. Parabéns mesmo. Um grande abraço
Myrian Abicair, Spa 7 Voltas

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades