14/09/17 Benefício x funcionalidade

Cinco produtos inusitados do mercado de luxo

Em um mercado cada vez mais acirrado pela conquista de consumidores, os produtos poucos se distinguem uns dos outros, o que faz com que as empresas se preocupem ainda mais com a imagem da marca. De acordo com a especialista no mercado de luxo, Carolina Boari, os artigos ofertados se estabelecem em setores funcionais, cabendo à marca explorar o aspecto simbólico. No mercado de luxo a marca é essencial para o sucesso do negócio. “Todo produto de luxo deve possuir uma história e um passado. Dessa forma, as marcas representam a garantia de qualidade de cada produto ofertado”, declara a especialista.
Segundo Carolina, o conceito de luxo é instável, ou seja, é fortemente influenciado pelo período histórico em que está contextualizado, sendo que na contemporaneidade, a marca é a grande responsável pela garantia e reconhecimento de um produto de luxo. “O sucesso de uma organização depende do estilo de vida que a marca representa, sendo assim, deve carregar características que a identifiquem nos produtos comercializados”, afirma a consultora.
O conceito de luxo transformou-se ao longo do tempo. Porém, algumas características mantiveram inerentes à sua definição como, por exemplo: a seletividade, exclusividade, autenticidade, singularidade e o valor de culto. A produção artesanal também configura um atributo indispensável aos produtos de luxo. “Adquirir um produto de luxo vai além de utilidade, e está ligado à emoção que o consumo proporciona justamente nas experiências”, expõe a especialista. 

Ela lista cinco exemplos de produtos de luxo que podem ser classificados como inusitados neste segmento.

Patins de salto alto da Yves Saint Laurent
Lançado na coleção outono/inverno, 2017/2018, o produto, denominado Anja 100 Patch Pop Pump Roller”, está disponível para venda na loja londrina da marca pelo valor de, aproximadamente, R$ 8.000,00.




Guarda-chuva Lacet de Corset

O produto é resultado do co-branding entre Guy De Jean, renomada marca de guarda-chuvas francesa e o estilista Jean Paul Gaultier. O produto incorpora as características do frasco de perfume do designer. O preço é de, aproximadamente R$ 600,00.




Bolsa barco Thom Browne:
O designer americano que já vestiu o ex-presidente dos Estados Unidos (Obama e família) criou o designer da bolsa barco, que chega a custar R$ 16.000,00.


Clip para prender dinheiro Prada
A marca italiana que iniciou as atividades com a confecção de malas e artigos para viagem tornou-se, sob a influência de Miuccia Prada, inovadora, ousada, criadora de estilos e conceitos. A peça banhada a prata custa, aproximadamente, R$ 660,00.




Armário Maracatu Louis Vuitton
Como forma de prestigiar a cultura brasileira, a marca Louis Vuitton firmou parceria com os irmãos Campana, que são reconhecidos internacionalmente por trabalhos de arte e design. Juntamente com oito profissionais da área, produziram uma coleção denominada de Objets Nomades”, composta por móveis transportáveis, ligados ao DNA da marca, referente à arte de viajar. 



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