26/02/18 Recorde de turistas

Uruguai alcança marca histórica e mantém crescimento de visitantes brasileiros

Confirmado, essa semana, o recorde de ingresso de turistas estrangeiros ao nosso vizinho Uruguai. Com base nos dados levantados pelo órgão de pesquisa do governo, chegaram ao país, em 2017, via aeroportos 3.940.790 visitantes - aumento esse de 18,4% em relação a 2016. Se somadas as chegadas via mar, o número salta para 4.2 milhões de turistas.
O faturamento com o setor foi 27,9% maior que 2016, alcançando a cifra de U$S 2.334.258.475. “Esse crescimento e a similaridade entre o primeiro e último semestres de 2016 e 2017, só ocorreu porque o Ministério de Turismo, juntamente aos responsáveis do setor, implementou novas estratégias, que diversificaram a oferta turística em todo o país durante o ano todo”, destaca o vice-ministro de turismo uruguaio, Benjamín Liberoff.
Além desse aumento, o número de entrada de brasileiros vem crescendo a cada ano, prova disso é o salto de 16,4% de 2017 em relação a 2016. Entraram no ano passado mais de 500 mil turistas, deixando o Brasil em segundo no ranking de países emissores de viajantes ao Uruguai. A liderança é da Argentina, com mais de 2.5 milhões de ingressados, saldo 24,1% melhor que 2016.
Em terceiro estão os chilenos, que apresentaram aumento de 19,7%, em quarto os uruguaios, não residentes, com +5,7% e em quinto, o Paraguai com + 4,9%. Houve uma queda de quase 2%, na chegada de turistas provenientes de outras localidades como Europa e América do Norte, de 2017 para 2016.
Entre as localidades mais procuradas estão Montevidéu com 1.077.526 visitantes, Punta del Este com 824.016 turistas e em terceiro lugar o Litoral Termal com 670.134 visitantes.
A meta declarada pelo Ministério de Turismo do Uruguai é chegar a marca de 1 milhão de turistas brasileiros até 2020. Para alcançar esse objetivo, o órgão governamental trabalha em parceria com empresas privadas na criação de novas estratégias para potencialização do setor no país, como por exemplo novos destinos e rotas para Uruguai, por parte de companhias áreas.
O turismo representa aproximadamente 7% do Produto Interno Bruto no impacto da atividade econômica uruguaia e 8% da força de trabalho está relacionada ao setor. E para manter esse segmento aquecido e garantir o constante crescimento, o Ministério iniciou em 2016 a reformulação do Plano Nacional de Turismo até 2030, com variáveis de estudos até 2050, onde a integração entre setor público e privado para ações de melhorias estruturais e logísticas, prometem a otimização e excelência dos serviços oferecidos aos turistas.
 


Assine nossa Newsletter



























Sempre tive muito prazer em receber a revista Absoluta e, quando meu trabalho foi tema de uma matéria de capa, fiquei muito orgulhoso com a oportunidade e impressionado com a repercussão da reportagem.
Acho a revista muito atraente, sempre com assuntos relevantes e, com certeza, contribui para a divulgação de fatos e valores de nossa região. REVISTA ABSOLUTA, obrigado.
Wilson Mello
 

 

Queridas Betty e Isabelle, quero cumprimentá-las pela beleza e qualidade da edição da revista nov/dez. Está incrível, elegante e muito interessante de ler!! As mudanças foram ótimas. Parabéns! 
Maria Inês Fini

Mensagem