30/07/18 Prova do ENEM

5 dicas de como estudar redação poucos meses antes do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 acontecerá nos dois primeiros domingos de novembro e, com as datas se aproximando, os candidatos precisam dedicar os estudos a uma parte fundamental da prova: a redação.
Para o professor e autor de redação do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, é importante que os vestibulandos invistam tempo à produção do texto sem deixar de lado outros aspectos cruciais para uma boa argumentação, como conhecimentos interdisciplinares e um olhar crítico nas próprias correções. “Às vezes o aluno faz muito texto, mas acaba não dando atenção ao erro e à melhoria desse processo”, salienta Braga. Para não cometer esses deslizes, confira 5 dicas que vão ajudar nessa reta final:

1 - Separe três dias da semana para estudar

Braga sugere que os alunos reduzam a quantidade de textos produzidos para focar em todo o processo da escrita. “O candidato vai precisar de um bom planejamento de estudo. A dica é separar de duas a três horas. Eu aconselho que o estudante faça o mínimo de duas e o máximo de três redações por semana.”

2 - Verifique seus erros
O professor alerta que estudar para a redação do ENEM não consiste apenas na escrita. “Fazer a redação é 60% do processo, mas também é preciso exercitar os outros 40%. A verificação daquilo que foi feito é fundamental para o estudante aplicar sua percepção dos erros na próxima produção.”

3 - Veja propostas de redação novas e antigas
Ficar atento aos possíveis temas que podem cair na prova também é fundamental.
“O ideal é alternar os temas, porque ao mesmo tempo que o candidato precisa entender a linguagem do ENEM, ele também tem que trabalhar com propostas prováveis, pois isso facilita seu tempo no dia da prova. A dica é pegar temas antigos do ENEM (a partir de 2012), as propostas do ENEM PPL (para pessoal privadas de liberdade) e buscar outros assuntos prováveis”, aconselha Braga.

4 - Crie uma conta no Twitter
O professor sugere que o vestibulando crie uma conta no Twitter para seguir jornais, revistas, universidades e contas de atualidades. “Minha dica é que ele leia dois textos por dia para se habituar com uma linguagem mais impessoal. É interessante procurar textos de opinião, perceber como aquela argumentação foi construída e como são conjugados os exemplos e as referências externas e interdisciplinares.”

5 - Escreva com limite de tempo
Segundo Braga, treinar a escrita com um tempo máximo é parte fundamental para o estudo da redação. “O aluno tem que se dar no máximo uma hora e quinze, porque se ele escrever em três horas, o texto vai ficar com uma qualidade maior, mas não vai estar dentro da realidade do vestibular”, explica.
 


Assine nossa Newsletter



























Parabéns, Absoluta! Nesses anos todos, é difícil lembrar de um evento ou lançamento em que a Absoluta não esteve presente, sempre mostrando o melhor e mais representativo da sociedade atual, num mix de jornalismo, entretenimento e variedade, mas nunca deixando a emoção de lado.
A credibilidade nas opiniões e a rápida adequação às tendências nos mais variados setores, coloca a publicação num patamar único em toda a região.
O destino Estados Unidos, com seus inúmeros pontos turísticos, foi muitas vezes visitado pela Absoluta com seu olhar diferenciado, transformando cada roteiro num objeto de desejo para seus fiéis leitores.
Obrigada, Absoluta! Que sua incrível equipe continue nesse caminho de sucesso e luz!
Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos

 

Nada mais do que parabenizar esta revista desde Madrid! 
Elisabet Zaccagnini