26/12/18 Metas de Ano Novo

Dicas de como cumprir as suas promessas

A virada para 2019 está se aproximando, e a tradição de criar metas para os próximos 12 meses começa novamente. Conhecida como síndrome da segunda-feira ou do Ano-Novo, as pessoas escolhem uma lista de melhorias e atividades que querem realizar, mas nem sempre conseguem conclui-la. Apenas 12% dessas promessas são cumpridas, segundo um estudo de Richard Wiseman, professor de psicologia da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.
Outra pesquisa, da Statistic Brain, afirma que parte das pessoas (27%) abandonam os objetivos na primeira semana do ano, 31% na segunda semana, e apenas metade continua com as promessas após um mês. Segundo a coach de alta performance Leila Arruda, isso acontece quando as pessoas não conseguem ter clareza do que realmente desejam, ou apenas não fazem nada para atingir essas finalidades.
“Estabelecer propósitos é fundamental para alcançar objetivos, por isso, devemos mapeá-los. A maioria dos nossos sonhos não são fáceis e, se eles não forem fortes o bastante, a força de vontade perde para as tentações do dia a dia”, afirma a especialista.
Atender às vontades imediatas é cada dia mais fácil, o que demanda mais energia para ir contra esses instintos e seguir com as metas. Quando alguém decide controlar alguma vontade, é acionado a personalidade planejadora, que é focada no futuro e nos resultados do sacrifício.
“Sonhos, metas e objetivos fazem as pessoas terem um rumo para seguir a diante. Manter a motivação é muito mais fácil quando temos uma recompensa no final, um motivo para estar trabalhando, estudando, fazendo dieta ou deixando de comprar algo novo”, conta Leila.
Por isso, ela dá cinco dicas de como fazer – e realizar – as metas de fim de ano:

• Colocar prazos: Os prazos ajudam a determinar um limite para a procrastinação, afinal, a maioria dos objetivos demanda uma rotina contínua, que, se não é cumprida, perde o sentido. Muitas das pessoas se auto sabotam quando não colocam um deadline, inventando desculpa, colocando uma outra meta para atropelar a primeira.

• Ter uma ordem de prioridade: Quando as pessoas têm mais de uma meta, é importante manter uma lista de prioridade, para não se perder e ter um controle. Caso contrário, pode acontecer uma sobrecarga de responsabilidades e o abandono de alguns ou até todos os objetivos. Para isso, basta saber a ordem de prioridade pelas datas que queremos atingir cada meta.

• Próximos passos:
Também é legal traçar um plano de ação, uma lista do que será feito para atingir aquele determinado sonho. Um passo a passo da trajetória que será realizada, com várias metas para alcançar um mesmo objetivo. O sonho é o desejo, e a meta é um estágio em direção a ele. Isso ajuda a ter várias vitórias ao longo do processo, dá mais satisfação e a sensação de estar indo para o caminho certo.

• Fazer anotações:
Anotar o que vai fazer num papel, uma agenda, um cartaz motivacional, no computador, ou qualquer lugar visível é um bom jeito de manter a motivação e o objetivo em mente.

• Analisar os prós e os contras:
Tudo tem lados bons e ruins, inclusive algo que almejamos muito. Por isso, é importante fazer uma lista de todos os prós e contras tanto dos objetivos, quanto do processo para alcança-lo. Desta forma, também é mais fácil visualizar como os sacrifícios valerão a pena.
 


Assine nossa Newsletter



























Foi um prazer viajar pela páginas, parabéns!
Eliana Barbon Sanchez

É com muita admiração e orgulho que expresso a minha sincera opinião pelo trabalho de GIGANTE que a REVISTA desempenha através de suas pautas, buscando sempre nos informar e, sobretudo, ENSINAR abordando assuntos nas mais variadas áreas, políticas, sociais, médicas e empresariais buscando sempre a VERDADE e a autenticidade com muita elegância e firmeza.
Posso imaginar o grande empenho na busca pelas informações em tantas áreas diversas, e isso EM TODOS ESSES ANOS, ATÉ O NÚMERO 100.
REALMENTE só uma equipe fabulosa como essa da REVISTA ABSOLUTA com sua presidente, a querida BETTY ABRAHÃO, amiga de tantos anos, superando com muita GRANDEZA momentos difíceis e nos dando tantos ensinamentos com sua inteligência, sabedoria e bondade. Uma ABSOLUTA COMPLETA e VERDADEIRA, e me sinto honrada por ter o privilégio de expressar a minha admiração pelo trabalho e sucesso da revista. ESPERO que esse número 100 possa se multiplicar muitas e muitas vezes. Infinitamente!
Renata Strazzacappa Barone