Absoluta

09/09/20 Home Office

6 dicas para cuidar e manter a vida útil dos aparelhos eletrônicos

Neste período de isolamento social gerado pela pandemia, notebooks e devices se tornaram ferramentas fundamentais para quem está trabalhando de casa. Mas para que não nos deixem na mão durante o home office é preciso ter cuidado redobrado com os aparelhos eletrônicos. Afinal, a perda do seu dispositivo, mesmo que por algumas horas, pode gerar atraso nas entregas de trabalho e uma instabilidade enorme na rotina profissional. 

Por isso, a BR Mobile dá dicas de como cuidar dos seus dispositivos durante este período:

1 - Tudo começa com a limpeza
O excesso de sujeira pode comprometer o funcionamento dos aparelhos. No caso dos notebooks, a refrigeração é comprometida por conta de poeira acumulada, fazendo com que tenha uma vida útil menor do que o esperado. Para evitar este problema, basta limpar as saídas de ar com cotonetes, na parte interna é recomendado usar um aspirador de pó portátil, com ele é possível tirar toda poeira do local.
Já os os dispositivos móveis, são mais fáceis de se higienizar. Passar um pano seco já ajuda na limpeza, mas quem preferir, pode usar algum produto para deixar ainda mais limpo. Não é viável usar produtos de limpeza, isso pode causar danos na tela de seu aparelho. O mais viável é usar álcool isopropílico.

2 - Objetos em cima dos aparelhos
Deixar objetos em cima do teclado pode danificar as teclas do seu notebook. Também não é aconselhável apoiar objetos sobre a tampa do aparelho, a pressão de objetos pesados proporcionam rachaduras na tela mesmo ele estando com a tampa fechada. Não é recomendado deixar notebook e smartphones no chão, pois animais de estimação ou mesmo crianças podem acidentalmente pisar neles.

3 - Uso de várias extensões
Evite usar diversas extensões ou adaptadores para ligar ou carregar seus aparelhos, isso ocasiona problemas nos carregadores e baterias. Em alguns casos também podem formar até mesmo incêndios se houver um curto circuito. Coloque em tomadas diferentes para não danificar seus dispositivos e gerar um acidente. Outra dica importante é carregar seu dispositivo longe dos móveis para evitar acidentes.

4 - Cuidado com o superaquecimento
Nos smartphones, algumas funções e aplicativos causam um superaquecimento no dispositivos podendo gerar queda no desempenho e em situações mais graves, queima de componentes e até mesmo a perda do aparelho. Para que isso não ocorra, feche aplicativos que não estiverem em uso, com isso o processador gera energia e mais quente ele irá ficar. A bateria é um dos principais causadores de aquecimento, neste caso é aconselhável procurar uma assistência técnica e fazer a troca da bateria.
Para evitar altas temperaturas no seu notebook, deixe livre a saídas de ar, também não apoie o seu computador em locais como cobertores, almofadas e travesseiros, pois isso obstrui a saída de ar e pode ser prejudicial para o dispositivo. O mais recomendado é utilizar o notebook sobre mesas e locais firmes.

5 - Fique atento aos carregadores
Carregadores com defeitos também são um dos causadores do aquecimento excessivo, verifique se os fios estão desencapados ou danificados, isso pode gerar um curto circuito, causando acidentes. Evite dobrar seu carregador, enrole ele com cuidado para não quebrar por dentro. Ter uma fonte reserva também ajuda da durabilidade.

6 - Cuidado na hora de desligar
Smartphones geralmente são mais fáceis de desligar, o único cuidado que é preciso se atentar, é de não tirar a bateria para realizar o desligamento, isso pode causar o danos à bateria e ao aparelho. Já os notebooks é preciso ter um cuidado um pouco maior. Verifique se desligou por completo, o correto é desligar pelo próprio sistema operacional e não pelo botão power, isso pode gerar problemas no HD. Só é viável fazer este procedimento quando travar e não houver jeito de desligar pelo sistema. Fechar a tampa do seu notebook para desligá-lo também não é recomendo.
 


Assine nossa Newsletter













Muito mais sucesso e sempre ! Beijão
Elaine Mello 

Importante veículo de comunicação. Parabéns a toda equipe!  
Helder Samara 

Entre em contato agora mesmo!


Desejo receber as novidades