14/05/19 Valinhos

Cidade é a 4ª mais segura da RMC e a 12ª do Estado

Dados do Instituto Sou da Paz, divulgados essa semana, apontam Valinhos como a 4ª cidade mais segura da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a 12ª do Estado de São Paulo entre os municípios acima de 50 mil habitantes. O ranking foi estabelecido através do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, com base em números da criminalidade de 2018.
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo, roubo de veículo e roubo de carga).
O índice foi criado pelo Instituto Sou da Paz para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no Estado de São Paulo, avaliando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.
Foram analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado e 86 DPs da capital com ao menos 50 mil habitantes. Valinhos registrou IECV Geral de 10,6 e é considerada uma das cidades mais seguras do Estado, com IECV bem abaixo da média estadual, que é de 18,7, também menor que a do interior do Estado, que foi de 18,0 e da grande São Paulo, 20,8.
Na RMC, o município de Hortolândia, com 200 mil habitantes, apresenta IECV Geral de 22,2, Campinas registra IEVC Geral de 23,3 e Monte Mor, de 27,6.
“Estamos bem posicionados no ranking estabelecido pelo Instituto Sou da Paz, temos uma taxa de crimes violentos bem abaixo do que é registrado em outras cidades da Região Metropolitana”, disse o prefeito Orestes Previtale, que credita esse bom desempenho na área da Segurança Pública ao bom trabalho desenvolvido pelas forças policiais na cidade, Guarda Civil Municipal (GCM), Policia Militar e Polícia Civil.
O prefeito também destaca como pontos importantes para o combate a criminalidade no município a criação da Base Avançada da Guarda Civil Municipal no bairro São Bento do Recreio, o bairro mais distante do centro da cidade, e as instalações da nova sede da GCM, junto ao antigo SESI 389 e, o apoio e trabalho conjunto realizado pelas forças policiais da cidade.

 


Assine nossa Newsletter
























Parabéns pela revista! Acabo de conhecer pela internet e gostei muito, belas imagens e textos interessantes. Sou escritora de literatura infanto juvenil e editora aqui na Áustria. Caso precisem de alguma informacao sobre Austria ou Alemanha, por favor me escrevam. Um cordial abraco
Tânia Maria
 

Gostaria de ter escrito o que Anna (Anna Maria Badaró) escreveu e ainda, que sou fã ardorosa dessas duas mulheres especiais, Betty e Isabelle. Profissionais admiráveis, “GENTE" como poucos o são ... 
Shirley Garcia