03/10/19 Fórum de Cidades Digitais da RMC

Evento reúne mais de 30 municípios em Vinhedo

Dados para tomada de decisão, secretarias integradas, plataformas online e serviços públicos mais eficientes. Cada vez mais os municípios estão buscando na tecnologia soluções para aprimorar a gestão pública. E na Região Metropolitana de Campinas, que detém 8% do PIB do Estado de São Paulo, não é diferente. Nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, prefeitos e gestores de mais de 30 municípios participaram em Vinhedo do Fórum de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vinhedo, para tratar de inovações nas Prefeituras.

O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, destacou o protagonismo do município na área e as ações em andamento que estão contribuindo para o planejamento das políticas públicas, entre elas o SIM Empresa Fácil, que possibilita a liberação de alvarás em 24 horas, e aplicativos que facilitam a comunicação com a população. “Temos um foco, que é evoluir de uma cidade digital para uma cidade inteligente. A tecnologia tem que encurtar a distância com o cidadão”, frisa. “O município que não se apropriar dessa tecnologia ficará para trás”, ressaltou.

São Caetano do Sul é outro município que investe na desburocratização dos processos. Conforme o secretário de Finanças, Jefferson Cirne da Costa, a aplicação de inteligência artificial, através do Projeto Ana, vem resultando em aumento de arrecadação e melhor resolutividade nas demandas solicitadas pela população sobre o IPTU. “Para nós tem sido um desafio muito interessante. A ideia era trazer uma melhoria no canal de comunicação e trazer dinheiro para o município”, comentou.

Meio Ambiente
Em Saltinho, um projeto piloto de biodigestão do esgoto começou a ser implantado no município de quase 8 mil habitantes, extinguindo o descarte irregular de esgoto em estradas e corpos d’água. “O objetivo é diminuir as doenças, que isso traz bastante problema, e preservar as águas, flora e fauna. É realmente uma inovação, algo que podemos trazer de bom também para os outros municípios”, observou a diretora de Meio Ambiente, Saneamento e Agricultura da Prefeitura de Saltinho, Ariella Montebello.

Projeto Inovador
Doze municípios receberam durante o Fórum de Cidades Digitais o título de Projeto Inovador 2019 (confira a relação abaixo), por iniciativas em andamento nas localidades. Segundo a gerente de projetos da RCD, Priscila Bortolozzo Lüdke, a seleção foi feita com base na publicação das próprias prefeituras. “Buscamos valorizar as experiências de sucesso, além de completar o objetivo do Fórum que é trazer conhecimento e promover a interação entre os gestores”.

Projeto Inovador – Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Campinas
Aguaí – Sistema Online de Protocolo para aprovação de projetos de edificações
Artur Nogueira – Tecnologia na Segurança Pública
Campinas – Sistema ‘Avaliação Online’
Hortolândia – Oficina de QRCODE
Jaguariúna – Centro de Operações e Inteligência -COI
Monte Mor – Videomonitoramento
Saltinho – Projeto Piloto de Biodigestão do Esgoto
São Caetano do Sul – Inteligência Artificial – Projeto Ana
Socorro – Internet na Zona Rural
Sumaré – Tablet na execução dos serviços da Guarda Municipal
Vargem Grande do Sul – Projeto Cidade Digital
Vinhedo – Nova Central SIM
O II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Campinas teve o patrocínio ouro da Softplan, InnovaCity e 1DOC; prata da Valid Soluções, AX4B e Fortlev; bronze da Exati Tecnologia, NETWARE e Bookplay , além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Vinhedo Plaza Hotel, Valinhos Plaza Hotel, Hotel Intercity Vinhedo e Canal Gerência Pública.

 


Assine nossa Newsletter





























A revista Absoluta é a primeira, única e sem concorrência no seu segmento, ganhando este espaço, numa construção de 18 anos, que coroa a sua expertise em conteúdo e formatação, dando-lhe uma condição de total respeitabilidade e confiança.Mas, o que mais cativa a nós, os seus leitores, é o extremo respeito e responsabilidade, quanto à forma de colocar todas as suas reportagens!
Exerce sua função de cidadania, na multiplicação de opiniões, conceitos e posturas de vanguarda e transcende as fronteiras da nossa querida Campinas, do nosso Estado e do Brasil!
Cada tiragem supera as nossas expectativas, quanto ao bom gosto estético, ético e moral. Inteligente, instigante e interessante!
Que Deus abençoe a todos e que possamos contar com a Absoluta sempre em nossas casas!
Murillo Antonio Moraes de Almeida -Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campinas

Isabelle: a Absoluta está linda, tanto na apresentação, como principalmente no conteúdo. PARABÉNS, Betty, PARABÉNS, Isabelle!!!!!!! Emocionante o trabalho da Vera Raposo do Amaral, na maneira de administrar o legado do nosso querido, admirável e saudoso Cássio. Meus amigos J. Pedro Martins, Ciça Toledo, M. Ines Fini, e os outros colaboradores, passando um recado à altura da Revista. Tudo o mais, é curtir a vida: viajar, deliciar com os pratos sugeridos...UAU !!! Adorei !!! -  
Anna Maria Badaró