19/03/19 Refluxo Gastroesofágico

Uma doença crônica que pode ser controlada

O refluxo gastroesofágico é uma doença muito comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Segundo o cirurgião geral Iuri Tamasauskas, “é o retorno de alimento, suco gástrico ou bile do estômago em direção ao esôfago. As causas para o surgimento são alterações anatômicas ou funcionais do estômago e…


11/03/19 Ponteira laser

Dispositivo pode causar lesões permanentes nos olhos

O uso indiscriminado de ponteira laser é uma questão de segurança e saúde pública no Brasil.  O relatório 2018 do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) revela 418 notificações de disparos contra aviões feitos com este tipo de dispositivo. A comparação entre os relatórios anuais mostra que…


08/03/19 Pedras nos rins

Casos têm mais incidência no verão

No verão, as pessoas transpiram mais e nem sempre ingerem líquido suficiente para hidratar o corpo. Esse fator somado ao consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, facilita o aparecimento dos cálculos renais ou, popularmente, conhecido como pedras nos rins. A Sociedade Brasileira de Nefrologia constatou que a incidência aumenta…


07/03/19 Inquietude

Já ouviu falar na Síndrome das Pernas Inquietas?

Existem muitas causas para a agitação ou tremores das pernas. A inquietude pode se desenvolver devido à uma doença do sistema nervoso central, problemas na glândula tireóide ou a ingestão excessiva de álcool ou café. Certos medicamentos também podem causar tremores das pernas e, por vezes, a causa pode ser identificada pelos…


07/03/19 Problemas renais

50% dos gatos idosos apresentam a doença

A doença renal crônica é, atualmente, o mal mais comum em felinos acima dos 12 anos de idade e a causa de morte de milhares de animais de estimação todos os anos. A boa notícia é que, embora ainda não exista uma cura para a doença, ela pode ser controlada…


28/02/19 Carnaval

Dentistas alertam sobre os cuidados com a doença do beijo

Você tem ideia da quantidade de vírus e bactérias que são transmitidos em um único beijo? Parece brincadeira, mas o assunto é sério: a mononucleose (doença do beijo) e o HPV, por exemplo, podem ser transmitidos pela saliva. O Carnaval é o período em que as pessoas ficam mais…


28/02/19 Carnaval

Atenção à combinação de álcool com calor

Com as altas temperaturas que acompanham os dias de folia muita gente fica com mais vontade de consumir bebidas alcoólicas. A combinação, no entanto, pode ocasionar consequências ao organismo e interromper a diversão. De acordo com a cardiologista infantil e médica do esporte Silvana Vertematti, a desidratação está entre os…


27/02/19 Atenção foliões

10 informações sobre a mistura de álcool e medicamentos que você precisa saber

É fato que o consumo de bebida alcoólica tende a aumentar durante a época do Carnaval. Diante disso, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) lança um alerta à população sobre os riscos à saúde que a perigosa combinação entre álcool e medicamentos pode acarretar. Fique…


26/02/19 Cuidado com os olhos

Glitter, maquiagem e sol podem prejudicar a visão

Carnaval é sinônimo de folia, época em que as pessoas se reúnem nas ruas de todo o país para dançar e se divertir. As pessoas montam fantasias criativas, usam maquiagem coloridas e abusam do glitter. Poucos se atentam para a aplicação, o uso e a procedência de alguns produtos fundamentais…


26/02/19 Compulsão alimentar

Porque descontamos nossas emoções na comida?

Raiva, tristeza, frustação e alegria são alguns dos sentimentos comuns no nosso dia a dia. O problema está justamente em como aliviamos essas sensações. Para se ter uma ideia, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram o Brasil em primeiro lugar quando o assunto é Transtorno da Compulsão alimentar…


Assine nossa Newsletter



























A revista está linda, como sempre.
Adelina Alcântara Machado

No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel