01/05/18 Ataque cardíaco

Infarto é a principal causa de morte entre as mulheres

Embora seja visto como uma doença masculina, o infarto vem crescendo entre as mulheres. Há cinco décadas, de cada 10 casos de infarto, um ocorria em mulher. Atualmente, a proporção já é de quase 50%. Segundos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço dos 360 mil óbitos registrados…


29/04/18 Suicídio de jovens no Brasil

Uma questão que deve ser tratada com cuidado!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de suicídio da população entre 15 e 29 anos aumentou quase 10% no Brasil, entre 2002 e 2014. O número equivale a 5,6 casos a cada 100 mil habitantes. Pesquisa inédita feita em 2017 pelo Ministério da Saúde revela que o…


27/04/18 Colírios para conjuntivite

Uso indevido pode causar doenças sérias

No outono, é normal que a temperatura vá diminuindo. Assim, há uma tendência de queda da umidade do ar e maior concentração de pessoas em ambientes fechados. Estes fenômenos, juntos, contribuem para a propagação de diversas doenças oculares, entre elas a conjuntivite – inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a…


27/04/18 Muito além das calorias

Reeducação alimentar propõe escolhas inteligentes

Quando pensamos em dieta, o que logo nos vem à cabeça é o sacrifício e a restrição de calorias. Mas, e se o processo de emagrecimento não precisar de tantos obstáculos? De acordo com a nutricionista Gabriella Gachet, as calorias são a energia desprendida dos alimentos ao digeri-los. "Essa energia…


26/04/18 Estresse pode levar à perda dos dentes

Aliado à má higienização bucal, problema pode desencadear doenças periodontais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. O estresse eleva a produção do hormônio cortisol que baixa a imunidade do organismo e, aliado à má higiene…


19/04/18 Doença silenciosa

Hipertensão também acomete jovens adultos

Pare por um minuto para pensar sobre os hábitos das pessoas próximas a você: elas têm uma alimentação equilibrada, fazem exercícios e vão ao médico com regularidade? A rotina corrida e estressante pode acabar motivando práticas menos saudáveis. Como consequência, doenças que antes eram raras em pessoas jovens se tornam…


13/04/18 Embutidos

Alternativas para substituí-los na alimentação

Os embutidos - salsichas, linguiças, presunto, mortadela, entre outros - foram criados como uma maneira de conservar as carnes por mais tempo, em uma época em que não haviam métodos de conservação, como a geladeira. Hoje, o processo ainda é muito parecido: as carnes são processadas e adicionadas de ingredientes…


29/03/18 5 motivos para beber água todos os dias

Consumo diário da bebida é importante para o nosso organismo

Pode parecer bobagem, mas muitos de nós não consumimos a quantidade de água diária indicada para o bom funcionamento do nosso organismo. “A água tem papel importantíssimo no nosso corpo, porém muitos não conseguem ingerir a quantidade mínima indicada, que é de 2 a 3 litros por dia. Essa falta…


28/03/18 Febre amarela

Ministério da Saúde atualiza casos no país

O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira, dia 28, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho de 2017 a 27 de março de 2018), foram confirmados 1.131 casos de febre amarela no país,…


23/03/18 Você já ouviu falar de otorragia?

Trauma craniano e o uso de hastes flexíveis estão entre causas mais frequentes

O ouvido é o órgão da audição e do equilíbrio e consiste dos ouvidos externo, médio e interno. Eles funcionam em conjunto, convertendo as ondas sonoras em impulsos nervosos que viajam até o cérebro, onde são percebidos como sons. A otorragia é um tipo de hemorragia interna exteriorizada…


Assine nossa Newsletter


























No momento em que Absoluta completa a 100ª edição, transmito minha mensagem de saudação e cumprimentos a Betty Abrahão e a sua dinâmica e qualificada  equipe, que souberam fazer da revista um instrumento agradável de informação, cultura e entretenimento. Um ponto de encontro no desencontro do dia-a-dia, pois como dizia Vinícius, “A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida”. Absoluta, no agitado dia-a-dia de nossos tempos, acabou se transformando em um interlocutor inteligente e sensível, trazendo à sociedade da região metropolitana de Campinas, tudo o que acontece de relevante nas multifacetadas áreas do conhecimento humano e da produção científica. Arte, cultura, lazer, política, moda, gastronomia, viagens, saúde, se conectam para fazer da revista um campo fértil de diversidade, como plural é, ou deve ser, a vida da gente.  Essa conexão tem, contudo uma marca que a distingue de todas as outras revistas e assinala a sua autenticidade como veículo de comunicação. O toque de humanismo e delicadeza que se sente no seu folhear, no perpassar de suas entrevistas e reportagens e especialmente no respeito à memória, quando Betty reproduz, de forma gratificante, parcela da obra de seu tio, o competente e saudoso jornalista, Jamil Abrahão, sob cujas penas e lentes se registraram pessoas e  momentos importantes da vida pública  e privada da terra de Carlos Gomes, Campos Sales e que também é orgulhosamente nossa.  No centésimo aniversário, e cem é um número de consagração, os nossos parabéns e os votos de que a revista continue tendo longa vida na contribuição inegável que traz às velhas e novas gerações com informações e valores.  E oxalá que o Absoluta de seu batismo continue significando, como tem significado na sua trajetória, plenitude, diversidade e grau máximo de intensidade, marca das salutares paixões de seus protagonistas, no caso, bem resolvidas em nosso benefício. Grande abraço
Jamil Miguel 

A Absoluta é uma revista com a qual aprendo muito! Adoro, sobretudo, as matérias de moda, que me auxiliam na produção de novos looks! Parabéns Betty e toda equipe! A Absoluta é absoluta em todos os sentidos!
Emmanuelle Alkmin, Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas

Mensagem