15/07/19 Saúde em dia

Metabolismo influencia no ganho de peso?

É comum que as questões de ganho e perda de peso sejam associadas ao ritmo do metabolismo e à genética. Mas será que isso realmente influencia o processo? De acordo com a endocrinologista Tenille Battistella Rodrigues, a interferência existe, mas não impede bons resultados na conquista de objetivos com a…


08/07/19 Alergias respiratórias

Você sabe o que fazer diante das crises mais comuns?

Quem tem rinite, sabe que não é preciso muito para sofrer com uma crise alérgica. Espirros, coriza, congestão nasal e irritação das mucosas são alguns dos sinais da doença. Há muitos tipos de alergia e muitas podem se manifestar em crianças e adultos durante todo o ano, inclusive quando o…


25/06/19 Erisipela

Como se prevenir da doença que pode levar à amputação de membros e até à morte

A erisipela, comum nesta época mais fria, começou a preocupar muita gente depois que alguns famosos divulgaram o problema na mídia. A infecção é causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes, do grupo A, e Haemophilus influenzae, do tipo B, que penetram no corpo por meio de ferimentos na pele motivado…


19/06/19 Psicossomatização

Efeitos psíquicos se refletem na parte fisiológica do organismo

Quem nunca sentiu uma dor específica ou um mal-estar e, ao ir ao médico e fazer os exames solicitados, descobriu que o problema tinha origem emocional? A relação entre doenças físicas e emocionais tem sido cada vez mais comum. Aquilo que antigamente ganhava o nome de “histeria”, nos dias atuais…


17/06/19 Queda de cabelo

Cinco doenças que podem causar o problema

Perder até 100 fios de cabelo, embora pareça um número elevado, é considerado normal entre os especialistas. Durante a vida é comum que as pessoas se deparem com doenças e distúrbios orgânicos, que fazem com que os cabelos caiam em grande quantidade durante um período de tempo e, em alguns…


12/06/19 Síndrome de Burnout

Saiba se está na hora de buscar ajuda

Em maio deste ano a Organização Mundial da Saúde mudou a classificação da Síndrome de Burnout, que também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional. A partir de agora o burnout passa a fazer parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS como um tipo de esgotamento físico e…


12/06/19 Número alarmante

Mortalidade por suicídio triplica em Campinas, revela pesquisa da Unicamp

As taxas de morte por suicídio em Campinas mais que triplicaram entre 1990 e 2017, passando de 1,7 para 5,6 pessoas a cada 100 mil habitantes. Enquanto em 2000 os suicídios respondiam por apenas 3,7% dos óbitos por causas externas, em 2017 eles corresponderam por 10,8% dessas mortes.  “A…


24/05/19 Xó preguiça

Baixas temperaturas aumentam gastos calóricos

Além de colaborar com o emagrecimento, a prática de exercícios físicos, principalmente nos dias mais frios, é uma aliada da diminuição dos sintomas de depressão. Temperaturas mais amenas são sempre associadas a vinhos, queijos, caldos e muita caloria. Geralmente, ficamos com preguiça de sair da cama, trabalhamos cheio de…


19/05/19 Colírio

O uso do medicamento deve ser levado a sério

É bastante comum o uso de colírios para aliviar desconfortos oculares, como ressecamento ou irritação, por exemplo. Entretanto, colírios não são iguais. A utilização do medicamento sem uma consulta médica pode não ser capaz de trazer alívio para o incômodo e nem mesmo curar adequadamente enfermidades nos olhos, que podem…


18/05/19 Longevidade

Ser feliz é essencial para o envelhecimento saudável

Um dos remédios fundamentais para uma longevidade saudável é a felicidade. De acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, elaborado em parceria com a ONU, o Brasil caiu 16 posições no ranking global da felicidade entre 2015 e 2019, ocupando a 32ª posição de 156 nações. Para a geriatra Ana…


Assine nossa Newsletter

























Muito orgulho participar de mais uma edição da Absoluta, com Betty Abrahão, Isabelle Sabbatini e um grande time de jornalistas e colunistas. Revista cada vez melhor!
José Pedro Martins, jornalista

Parabéns à equipe da revista Absoluta por promover a reflexão, a crítica e o debate através da difusão de informações, fatos e eventos que transformaram nossa História nos últimos 18 anos. Afinal uma nação é fruto do legado de suas lembranças que guiam a construção do que está por vir.
Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista e presidente do Instituto Penido Burnier