16/05/17 Vilão macio

Uso de travesseiro inadequado durante o sono pode ocasionar diversos problemas

O travesseiro foi criado para nos dar conforto durante o sono, mas pode acabar se transformando em vilão caso seu uso não seja adequado. Usá-lo de forma incorreta pode ocasionar diversas dores, como cefaleia, rigidez e torcicolo muscular. De acordo com o ortopedista Alexandre Paniago, este último problema é um dos mais comuns. “O desconforto é resultado de uma contratura muscular ou entorse dos músculos do pescoço, principalmente os da lateral, como o levantador da escápula”, explica.
Por outro lado, segundo o especialista, o uso adequado do objeto alinha a coluna cervical e o tronco, relaxando os músculos, além de auxiliar na melhora da circulação sanguínea e facilitar nos estímulos elétricos. O médico também orienta a usar o travesseiro por até 5 anos. “Porém, como a maioria é uma fonte de fungos, ácaros e bactérias, o recomendável é a troca a cada 2 anos”, ressalta.
Em uma pesquisa atual do Ministério do Trabalho, as dores musculares têm sido o motivo mais frequente de afastamento de empregados. "Por isso, é sempre importante ficar atento à forma de aparição, intensidade e manifestação do desconforto e aos modos de aliviá-los, e sempre que surgirem dúvidas a respeito, procurar um médico competente para diagnosticar o motivo e tratar adequadamente", finaliza

Travesseiros ideais:

Viscoelástico
Entre os consumidores, esse material é mais conhecido como "travesseiro da nasa". Ele é indicado para quem dorme de lado, tanto direito quanto esquerdo.

Látex natural
Geralmente é baixo ou médio para dar apoio para a cabeça. Adequado para quem prefere dormir de costas.

Algodão ou Látex
Independente do material, o mais apropriado para quem dorme de bruços é aquele com altura regulável. Para não forçar a musculatura, é recomendável mais outro travesseiro na altura do abdômen. 


Assine nossa Newsletter



"Maravilhosa cobertura da Feijoada da Hípica... Agradecemos muitoooo  - Vera Marcelino"
"É com muita admiração e orgulho que expresso a minha sincera opinião pelo trabalho de GIGANTE que a REVISTA desempenha através de suas pautas, buscando sempre nos informar e, sobretudo, ENSINAR abordando assuntos nas mais variadas áreas, políticas, sociais, médicas e empresariais buscando sempre a VERDADE e a autenticidade com muita elegância e firmeza. Posso imaginar o grande empenho na busca pelas informações em tantas áreas diversas, e isso EM TODOS ESSES ANOS, ATÉ O NÚMERO 100. REALMENTE só uma equipe fabulosa como essa da REVISTA ABSOLUTA com sua presidente, a querida BETTY ABRAHÃO, amiga de tantos anos, superando com muita GRANDEZA momentos difíceis e nos dando tantos ensinamentos com sua inteligência, sabedoria e bondade. Uma ABSOLUTA COMPLETA e VERDADEIRA, e me sinto honrada por ter o privilégio de expressar a minha admiração pelo trabalho e sucesso da revista. ESPERO que esse número 100 possa se multiplicar muitas e muitas vezes. Infinitamente! - Renata Strazzacappa Barone"