16/05/17 Vilão macio

Uso de travesseiro inadequado durante o sono pode ocasionar diversos problemas

O travesseiro foi criado para nos dar conforto durante o sono, mas pode acabar se transformando em vilão caso seu uso não seja adequado. Usá-lo de forma incorreta pode ocasionar diversas dores, como cefaleia, rigidez e torcicolo muscular. De acordo com o ortopedista Alexandre Paniago, este último problema é um dos mais comuns. “O desconforto é resultado de uma contratura muscular ou entorse dos músculos do pescoço, principalmente os da lateral, como o levantador da escápula”, explica.
Por outro lado, segundo o especialista, o uso adequado do objeto alinha a coluna cervical e o tronco, relaxando os músculos, além de auxiliar na melhora da circulação sanguínea e facilitar nos estímulos elétricos. O médico também orienta a usar o travesseiro por até 5 anos. “Porém, como a maioria é uma fonte de fungos, ácaros e bactérias, o recomendável é a troca a cada 2 anos”, ressalta.
Em uma pesquisa atual do Ministério do Trabalho, as dores musculares têm sido o motivo mais frequente de afastamento de empregados. "Por isso, é sempre importante ficar atento à forma de aparição, intensidade e manifestação do desconforto e aos modos de aliviá-los, e sempre que surgirem dúvidas a respeito, procurar um médico competente para diagnosticar o motivo e tratar adequadamente", finaliza

Travesseiros ideais:

Viscoelástico
Entre os consumidores, esse material é mais conhecido como "travesseiro da nasa". Ele é indicado para quem dorme de lado, tanto direito quanto esquerdo.

Látex natural
Geralmente é baixo ou médio para dar apoio para a cabeça. Adequado para quem prefere dormir de costas.

Algodão ou Látex
Independente do material, o mais apropriado para quem dorme de bruços é aquele com altura regulável. Para não forçar a musculatura, é recomendável mais outro travesseiro na altura do abdômen. 


Assine nossa Newsletter





















Registro com satisfação a possibilidade de poder me manifestar publicamente em prol de um trabalho que tem, ao longo de duas décadas, sido reconhecido e referendado por pessoas que, a exemplo da amiga Betty Abrão, faz a diferença em nossa Cidade. Em momento que vivemos crise de todos os lados muito me anima assistir e poder aplaudir aqueles que sempre estão criando e inovando em seu meio de trabalho. A Revista Absoluta é expressão muito além de um meio de comunicação- afinal, agrega pessoas, leva a melhor informação, desperta reflexão sobre temas importantes, critica e não perde a elegância e, acima de tudo, mantem o respeito e credibilidade de seus leitores. Parabéns a toda equipe que integra a Revista Absoluta!
Ligia Cristina de Araujo Bisogni, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

 

Parabéns Absoluta que reuniu três pessoas que eu admiro muito... Dr. Leôncio Queiroz Neto, meu oftalmologista há anos.... uma pessoa admirável e meu amores [Flavia e Wilson] na matéria sobre viagens ....sem falar na pagina Greenpeace! É isso aí vamos incentivar o ciclismo que faz muito bem a saúde, ao corpo e a mente... experiência própria.
Sandra M. Martins 

Nome


E-MAIL
Mensagem