05/02/18 Tríade da Mulher Atleta

Complicação é gerada por desequilíbrio energético no corpo

Você sabia que mulheres que praticam atividades físicas em excesso, sejam atletas profissionais ou amadoras, correm o risco de desenvolver uma complicação chamada Tríade da Mulher Atleta?
Isso acontece quando há um desequilíbrio entre o que se gasta nos exercícios e o que é consumido na alimentação, pois, se existe falta de energia para o funcionamento do corpo devido a quantidade insuficiente de comida ingerida, a mulher deixa de metabolizar e produzir hormônios essenciais para a manutenção da massa óssea. A principal consequência é o desenvolvimento da osteoporose, mesmo nas pessoas mais jovens.
Além disso, as fraturas por estresse passam a ser mais frequentes e a queda na performance esportiva é quase inevitável. “Quando a mulher come menos, faz dietas rigorosas e gasta mais energia em puxadas atividades físicas, acaba desencadeando o desequilíbrio no próprio corpo. Em algumas situações, o dano pode ser permanente”, explica Karina Hatano, médica do exercício e do esporte. Ela alerta para importantes sinais de que algo está errado, como perda de peso, atrasos da menstruação, queda no desempenho, maior cansaço no dia a dia, fraqueza muscular, fratura por estresse, desânimo e depressão.
O tratamento consiste em fornecer mais energia, ajustar a carga de treinamentos e indicar uma alimentação mais equilibrada. “Para evitar a Tríade da Mulher Atleta, é fundamental, ainda, nunca jejuar antes dos exercícios, ficar bem longe das chamadas dietas milagrosas de verão e sempre contar com acompanhamento médico”, avisa Karina.  


Assine nossa Newsletter


























Absoluta é revista que me encanta, me emociona e é única! Seu formato contemporâneo e marcante! Tradição aliada ao profissionalismo de Betty Abrahão com equipe de primeira, só poderia resultar em suce$$o!! Parabéns pela edição nº 100 
Bya Barros   

Parabéns à Revista Absoluta que está completando 18 áureos anos! Que venham muitos outros anos, e certamente virão! Com esta equipe que trabalha com excelência e paixão o resultado será sempre o sucesso!
A Absoluta sempre esteve ao meu lado nos momentos marcantes da minha vida e da minha carreira. Esteve comigo nos lançamentos dos meus quatro livros, fazendo uma brilhante cobertura. Mas o que mais me marcou ao longo destes anos, foi a homenagem que a Revista fez quando o meu pai, o jornalista esportivo Luciano do Valle, faleceu em abril deste ano. Senti-me acolhida e confortada com as belas palavras escritas e com a reverência ao meu grande pai! Valleu, Absoluta! 
Fernanda do Valle, escritora 

Mensagem