06/11/17 Efeito cumulativo

Danos sofridos pela pele queimada pioram com o passar do tempo

Se você sempre se esquece de passar filtro solar, é melhor criar o hábito logo. Isso porque, de acordo com a dermatologista Thais Pepe, os efeitos da radiação solar na pele são cumulativos, ou seja, as consequências podem surgir anos depois. Além disso, mesmo que não sejam visíveis, os prejuízos começam a aparecer logo que os raios entram em contato com a superfície desprotegida; e só pioram.
Segundo a profissional, nos primeiros 20 minutos, a pele já começa a sofrer oxidação por conta dos radicais livres. “Então, não adianta chegar à praia ou à piscina e esperar para passar o protetor solar nesse momento, porque há necessidade de, pelo menos, 20 a 30 minutos para que o produto comece a agir”, alerta.
Após três horas, o dano imediato da radiação persiste e se intensifica. “A célula começa a ficar mais machucada e seu material genético sofre”, afirma Thais. “Isso leva à expressão do P53, uma proteína que, em alta quantidade, é ruim, pois vai gerar deficiência de agentes antioxidantes, genes que vão levar à morte celular, resultando no envelhecimento”, completa. Além disso, a formação de dímeros cria alteração significativa e irreversível principalmente no melanócito, a célula protetora de cor, que vai continuar por até três horas (por isso a pele fica vermelha), tendo lesões posteriores e que podem inclusive levar a um processo de cancerização.
Assim, Thais ressalta que o filtro solar deve ser passado na pele do corpo todo sem qualquer vestimenta, trinta minutos antes da exposição solar, e reaplicado a cada duas horas em média, com uso de chapéu e óculos. “Além disso, aqueles que querem ir à praia devem respeitar os horários recomendados, que são: até 10h da manhã e depois das 4h da tarde”, finaliza.


Assine nossa Newsletter


























Foi muito emocionante o dia que Betty Abrahão me convidou para estrelar a capa da revista, e dentro toda a minha história. Chorei de emoção, fiquei fã de Isabelle Sabbatini, que captou com classe rapidamente e descreveu tudo de forma brilhante, comovendo a todos! Guardo ao lado de minha cama. Adorei!”
Bya Barros

 

Temos muito a comemorar este mês, a Revista Absoluta completa a maioridade, seus 18 anos. Chega nesta idade com um know how grandioso em comunicação, uma trajetória brilhante, uma revista visualmente atrativa e de muito bom gosto.
Foram 18 anos muito bem vividos e, em cada edição, conseguimos ver o crescimento desse canal de informações que nos traz variedades de assuntos, sempre muito bem selecionados e escritos por pessoas capazes de produzir literatura de qualidade e que transformam palavras em emoções, além de informações para todos os gostos, sobre eventos e celebridades de nossa cidade.
Fico muito satisfeito em ter acompanhado de perto este crescimento e gostaria também de parabenizar a presidente da revista Sra. Betty Abrahão, pelo desempenho sempre à frente da revista, pelo bom gosto e dinamismo. Só posso desejar que Deus abençoe a todos os que contribuem direta e indiretamente pelo sucesso dessa revista, e parabenizá-los pelo desempenho especial de cada um.
Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, pároco da Igreja Santa Rita de Cássia,

 

Mensagem