09/02/18 Atenção ao fio dental

Negligência no uso do produto pode causar sérios danos à saúde

É comum as pessoas escovarem os dentes após as principais refeições e “se esqueceram” de passar o fio dental. Contudo, o que muita gente não sabe é que o mau hábito de negligenciar o produto pode trazer muitos danos, tanto à saúde bucal quanto à do organismo de forma geral, podendo, inclusive, ser um fator de risco para o AVC cerebral e o infarto do miocárdio. 
“O ideal é utilizar o fio dental após as refeições e, principalmente, antes de dormir, pois as horas ininterruptas de boca fechada contribuem para a proliferação de bactérias. Se há restos de comida entre os dentes, a situação só piora, podendo ocasionar doenças da gengiva, como gengivite que, em seu estado mais avançado, é denominada doença periodontal”, afirma Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética.
O dentista explica que, como as doenças são inflamatórias e caracterizadas pelo sangramento da gengiva, há grande risco de bactérias caírem na corrente sanguínea e se alojarem em artérias cerebrais ou coronárias, ocasionando a interrupção ou mau funcionamento da nutrição para o cérebro e coração, respectivamente. Além destes problemas, é possível desenvolver uma complicação chamada endocardite bacteriana, doença coronária grave, ou até septicemia, levando o paciente à morte.
Os problemas, apesar de graves, têm tratamento e, principalmente, prevenção. Uma boa higiene bucal aliada a visitas periódicas ao dentista – de seis em seis meses – asseguram a saúde oral e, consequentemente, de todo o corpo. “Reforçando que, antes de escovar os dentes, é necessário o uso do fio dental, que deve ser passado em todos os sulcos gengivais. Para cada um, deve ser utilizada uma parte nova do fio”, finaliza Paulo. 


Assine nossa Newsletter



























Parabéns, Absoluta, por fazer parte da história de Campinas e pela seriedade e dedicação em que nos mostra e apoia o melhor da nossa cidade. Sempre com muito trabalho e carinho pelo que faz.
Assim, sentimos orgulho em compartilhar este momento grandioso de um centenário. Em especial, um parabéns à Betty Abrahão.
Jurandir Meirelles

 

Maravilhosa cobertura da Feijoada da Hípica.
Vera Marcelino