12/09/18 Retenção de líquido

Dicas de como evitar e tratar o desconfortável inchaço

Retenção de líquido é o nome usado popularmente para descrever um inchaço no corpo ou em partes específicas dele. É muito comum senti-lo nas pernas, abdômen, braços, pés e tornozelos, podendo causar dor, pele ressecada, irritabilidade, desconforto intestinal e dificuldade na digestão. A nutricionista Gabriela Ghedini explica que o problema também pode aumentar significativamente o peso na balança, aumentando a pesagem real entre um e três quilos.

Principais causas

Mais comum entre as mulheres devido às variações e instabilidade hormonal, a retenção de líquido é causada, principalmente, pela ingestão de alimentos industrializados, enlatados, de “saquinho” e ricos em sódio. “Na lista, vale acrescentar também os embutidos, como salame, salsicha, peito de peru e presunto”, afirma Gabriela. “E os temperos industrializados como caldo de galinha ou carne, além dos carboidratos simples, como pão branco, massas e farinha”, completa.

Como tratar

Para reduzir o inchaço, a nutricionista indica o consumo dos chás verde, branco e o de hibisco. “Também é essencial manter a hidratação adequada durante o dia, de dois a três litros, a ponto da urina sair transparente”, revela. Outra dica é usar especiarias e alimentos com efeito termogênico e diurético, tais como canela, gengibre e café. “Vale associar ervas e substâncias fitoterápicas como o cactínea e a cavalinha”, aconselha.

“Muitos estranham a orientação de ingerir mais água quando se retém muito líquido”, relata a profissional. “Pode parecer contraditório, mas permanecer hidratado é essencial para ajudar o corpo a liberar fluidos e se detoxificar de qualquer alimento que esteja causando o inchaço”, conclui.
 


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