12/09/18 Retenção de líquido

Dicas de como evitar e tratar o desconfortável inchaço

Retenção de líquido é o nome usado popularmente para descrever um inchaço no corpo ou em partes específicas dele. É muito comum senti-lo nas pernas, abdômen, braços, pés e tornozelos, podendo causar dor, pele ressecada, irritabilidade, desconforto intestinal e dificuldade na digestão. A nutricionista Gabriela Ghedini explica que o problema também pode aumentar significativamente o peso na balança, aumentando a pesagem real entre um e três quilos.

Principais causas

Mais comum entre as mulheres devido às variações e instabilidade hormonal, a retenção de líquido é causada, principalmente, pela ingestão de alimentos industrializados, enlatados, de “saquinho” e ricos em sódio. “Na lista, vale acrescentar também os embutidos, como salame, salsicha, peito de peru e presunto”, afirma Gabriela. “E os temperos industrializados como caldo de galinha ou carne, além dos carboidratos simples, como pão branco, massas e farinha”, completa.

Como tratar

Para reduzir o inchaço, a nutricionista indica o consumo dos chás verde, branco e o de hibisco. “Também é essencial manter a hidratação adequada durante o dia, de dois a três litros, a ponto da urina sair transparente”, revela. Outra dica é usar especiarias e alimentos com efeito termogênico e diurético, tais como canela, gengibre e café. “Vale associar ervas e substâncias fitoterápicas como o cactínea e a cavalinha”, aconselha.

“Muitos estranham a orientação de ingerir mais água quando se retém muito líquido”, relata a profissional. “Pode parecer contraditório, mas permanecer hidratado é essencial para ajudar o corpo a liberar fluidos e se detoxificar de qualquer alimento que esteja causando o inchaço”, conclui.
 


Assine nossa Newsletter



























A revista absoluta esta de parabéns pelos 20 anos! Trazendo informações para agradar todo tipo de publico, a cada edição as matérias são mais interessantes e completas. A equipe toda esta de parabéns: textos bem escritos, conteúdo interessante, e a impressão impecável. Sucesso a todos!
Diego Revollo, arquiteto

 

Tenho o privilégio de haver acompanhado a trajetória da Absoluta, desde o seu embrião. Nesta caminhada, sempre houve muita determinação, luta para o cumprimento das metas estabelecidas e o desejo sempre constante de fazer o melhor e de surpreender. Neste momento especial, gostaria de evidenciar duas guerreiras incondicionais, assessoradas por uma equipe enxuta e competente. A primeira, a presidente Betty que nunca desistiu de enfrentar todas as barreiras para que a Absoluta atingisse o patamar a que chegou. A outra, Isabelle, companheira incansável e de sempre, com o seu linguajar de primeira linha, leve, envolvente e sincero. Revista Absoluta, formatação ideal, excelente conteúdo, matérias diversificadas, primando pelo bom gosto e qualidade gráfica. Nesta caminhada, inúmeras conquistas que sucessivamente vão se agigantando. Parabéns pelo sucesso! 
Maria Angélica Pyles

Mensagem