28/03/18 Febre amarela

Ministério da Saúde atualiza casos no país

O Ministério da Saúde atualizou nesta quarta-feira, dia 28, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho de 2017 a 27 de março de 2018), foram confirmados 1.131 casos de febre amarela no país, sendo que 338 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 4.414 casos suspeitos, sendo 2.368 já descartados e 915 ainda em investigação, neste período.
Embora os casos do atual período tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 35,8 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Isso explica a incidência da doença neste período ser menor que no período passado.
Todo o território brasileiro será área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A medida será feita de forma gradual, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A ampliação é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população, em caso de um aumento na área de circulação do vírus.
Atualmente, alguns estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não fazem parte das áreas de recomendação de vacina. Com a ampliação, devem ser vacinadas 77,5 milhões de pessoas em todo o país. O quantitativo corresponde à estimativa atual de pessoas não vacinadas nessas novas áreas.


Assine nossa Newsletter
























Parabéns Absoluta!!! A revista Absoluta veio há 18 anos, e veio para ficar. Suas matérias são especialíssimas e acrescentam sempre algo a mais em nossa vida.
A cada mês, uma surpresa e uma surpresa melhor. Gosto, em particular de ver as fotos do arquivo do saudoso amigo Jamil Abrahão, que nos fazem lembrar a fase áurea de nossa sociedade.
Minhas queridas Betty, Isabelle e Gabriella herdaram os dons preciosos da grande dama de nossa sociedade, a amada Esmeralda, mãe e avó delas, pertencente à tradicional família Abrahão Aburad, para levar a frente esta magnifica ‘ABSOLUTA’”.
José Herculano Vicente

 

Bom dia a todos! É uma grande satisfação receber a edição da Absoluta! Obrigada e um grande abraço. 
Lucia Kuhl