28/09/18 Câncer de pulmão

Doença é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de pulmão é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo. Um relatório divulgado recentemente relata que o câncer irá tirar as vidas de 9,6 milhões de pessoas em 2018, representando uma em cada oito mortes entre homens e uma em cada 11 mortes entre mulheres. O câncer de pulmão também está entre as maiores causas de casos novos da doença: 2,1 milhões de casos novos de cada tipo devem ser diagnosticados somente neste ano.
O oncologista Pedro Nazareth Aguiar Junior conta que a principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo que aumenta em até 40 vezes a chance de desenvolver a doença. Segundo ele, os sintomas são inespecíficos, sendo sintomas relacionados ao próprio aparelho respiratório como tosse, falta de ar, dor ao respirar e presença de sangue no escarro. “Como os sintomas geralmente se apresentam quando a doença já está em uma fase avançada, o paciente deve procurar o especialista visando a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”.
Pedro reforça ainda que, para prevenir, é importante combater o tabagismo e, para o diagnóstico precoce, é importante procurar um especialista e realizar tomografia computadorizada do tórax de baixa dose nos casos indicados, ou seja, idade maior ou igual a 50 anos e histórico de tabagismo de pelo menos 20 maços por ano.
O especialista explica ainda que, atualmente, existem novos tratamentos para o câncer de pulmão como a imunoterapia que apresenta eficácia elevada e menos efeitos colaterais comparada à quimioterapia padrão. Contudo, o melhor remédio para qualquer tipo de câncer ainda é o combate aos fatores de risco e exames de rastreamento para diagnóstico precoce da doença.
 


Assine nossa Newsletter



























A Revista Absoluta comemorou 20 anos de circulação, trazendo notícias sobre a sociedade, eventos e informações importantes sobre cuidados com a saúde e com a família, prestando um serviço importante para a população. Com muita honra e prazer pude participar dessa história, contribuindo com artigos sobre cuidados com crianças e adolescentes e família. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa linda história e que tenham muitos mais anos propiciando essa alegria de podermos ler essa revista de grande qualidade.
Iuri Victor Capelatto, psicólogo e psicoterapeuta

 

Queria parabenizar vocês por chegarem quase na edição 100 da Absoluta e por terem feito mais uma vez um excelente trabalho. Gostei muito da revista que está linda, luxuosa e gostosa de ler! Gostaria de agradecer pela parceria e mandar um beijo para você Isabelle e Betty, que já estou com saudades. Gostaria que se pudessem encaminhassem mais uma revista dessa edição para casa para eu levar para os EUA. Gosto que eles acompanhem o que fazemos aqui. 
Karin Herrmann